sexta-feira, 9 de maio de 2008

CETICISMO

Não quero o engano
De um dia de sol
Espalhado pelas ruínas
Que o tempo faz.

Quero apenas a liberdade
De um céu aberto
Em chuva e vento.

Sei que,
Em alguma parte,
Uma bonita manhã
Explode
Em melancólica certeza
Das dificuldades
Da imprecisão do ar,
Do agarrar de acontecimentos
Que me escapam no infinito
Do tempo que alimenta
O pouco de cada hora.

A felicidade
É o instante claro
De um relâmpago
E o mundo
Um devaneio cinzento
De quase existência...

BUSCA

Procuro desesperadamente
Prender a eternidade
Em um único momento
De vida,
Trancar futuros
Em líricos passados
No impreciso devir
Do presente.

Procuro calar ansiedades
Sonhando a existência
Em instintos e sombras de vento
E liberdade.

O existir é o tudo caótico
Que se revela
No alem de mim
Como labirinto.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

LITERATURA INGLESA XXVIII



William Butler Yeats ( 1865-1939) é um dos autores mais profundamente influentes e significativos da literatura britânica e especialmente irlandesa. Dramaturgo, poeta e mistico, exerceu o autor um papel importante no renascimento da literatura e cultura na Irlanda. Contribuiu, assim, para valorização e o resgate da cultura celta através de sua profunda veia romantica e, ao mesmo tempo, mesmo que de forma contraditória, modernista.
Cabe registrar que Yeats foi tambem um homem público, senador irlandês, e prêmio nobel de literatura. Quanto ao seu envolvimento com o misticismo, cabe acrescentar que Em 1885 originou com alguns amigos a Dublin Hermetic Order (Ordem Hermética de Dublin). Esta sociedade realizou a sua primeira reunião a 16 de Junho, com Yeats a presidi-la. Presidiu, no mesmo ano, a Loja Teosófica de Dublin. Em 1900 torna-se dirigente da Hermetic Order of the Golden Dawn (Ordem Hermética do Alvorecer Dourado), da qual fazia parte desde 1890 e que contou com a participação de Alister Crowey. Depois do seu casamento mostrou também interesse por uma forma de escrita automática, que desenvolveu com a sua mulher, o que nos leva a uma associação, mesmo que informal e indireta, com o imaginário surrealista. Não devem ser desprezadas também sua influência pelo hinduismo. Em poucas palavras, embora seja um autor classicista, ele foi também um autêntico modernista, o que nos leva a questionar os lugares comuns e rótulos da história da literatura tradicional. Falar sobre tão gigantesca figura literária é, na verdade um desafio infinito...
Considero de peculiar interesse para avaliação da obra do autor, sua última e inacabada peça teatral, The Death of Cuchulain ( A morte de Cuchulain), inspirada no folclore celta e na qual ainda trabalhava em seu leito de morte. A citada peça foi publicada conjuntamente com seus últimos poemas em 1940.Deixo aqui um de seus mais belos e significativos versos:
As Vozes Eternas
(1899)

Oh, doces e perenes Vozes, permaneçam;
Vão até aos guardiões das hostes celestiais
E os ordene que vaguem obedecendo à Tua vontade,
Chamas sob chamas, até o Tempo deixar de existir;
Não tem você ouvido que nossos corações estão cansados,
Que você tem chamado por eles nos pássaros,
no vento sobre as colinas,
Em balançantes galhos nas árvores,
nas marés pela beira-mar?
Oh, doces e perenes Vozes,
permaneçam.

POEMA CELTA

Grito um sonho e passados
No dizer em lira da vida.
Mas vejo apenas limites
E dias
No construir de acasos
E brindar de destinos embriagados.
Descubro-me
Em segredos de noites e ventos
Brincando em cada ato
De imaginários rumos
Em degredos de céu noturno.

Sou em mim mesmo
Um quase outro
No infinito do desejo
Do amanhã que explode
Em múltiplas e infinitas vontades
De guerras e tempestades.

terça-feira, 6 de maio de 2008

CRÔNICA RELÂMPAGO XXVI


Condicionamos nossa biografia a realização de determinadas metas de existência que variam de acordo com os desafios que o destino nos impõe em diferentes momentos ou ciclos que nos substancializam a existência.
Nem sempre alcançamos nossos pretendidos objetivos. Em maior ou menor medida, nossa biografia é um arranjo imperfeito de um misto de acaso e vontade com o qual nos conformamos ao longo de nossa trajetória pessoal.
Um breve olhar retrospectivo é suficiente para nos darmos conta da quantidade de opções e situações que se perderam no limbo das possibilidades não realizadas. Entretanto, tudo aquilo que deixamos de ser e de viver por conta dos caprichos ou circunstâncias de valor não raramente duvidosos, perpetua-se dentro do que nos tornamos.
Justamente por isso é comum que com o acumulo das décadas que façamos auto questionamentos sobre inúmeras coisas que deixamos de viver ou fazer, caminhos que não seguimos, experiências que foram descartadas ou perdidas e potencialidades reprimidas em função de escolhas de momento. Tudo isso parece canalizar a inevitável insatisfação que define nosso sentir- em – si mesmo a imagem ou campo de experiências que somos como indivíduos.
Admitindo ou não, a condição humana nos impõe uma incompletude ontológica inalienável que nos faz na rigidez de qualquer prisão identidaria e social, surpreendentemente fluidos e provisórios. Lidar com isso é um dos mais decisivos desafios da vida.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

OS LIMITES DA SOCIEDADE E OS DIREITOS DO INDIVIDUO

“Os seres Humanos devem uns aos outros ajuda para distinguir o melhor do pior, e encorajamento para escolher o primeiro e evitar o ultimo.
Eles devem estar para sempre estimulando um aos outros para um mesmo exercício cada vez maior de suas mais elevadas faculdades, e uma direção cada vez maior de seus sentimentos e metas em direção ao sábio ao invés do tolo, elevando ao invés de degradar, objetos e contemplações.
Mas nem uma pessoa, nem qualquer numero de pessoas, tem permissão de dizer a outro ser humano de idade madura, que ele não deve fazer com sua vida para seu próprio benefício aquilo que escolhe fazer com ela.
Ela é a pessoa mais interessada em seu próprio bem estar: o interesse que qualquer outra pessoa, exceto em casos de forte relação pessoal, possa ter nele, é superficial, comparado com aquele próprio que tem; o interesse que a sociedade tem nele individualmente ( exceto em relação a sua conduta com os outros) é fracional, e completamente indireto: com respeito a seus próprios sentimentos e circunstâncias, o homem ou mulher mais comum possui meios de conhecimento que imensuravelmente excedem aqueles que possam ser possuídos por qualquer outra pessoa.”

John Stuard Mill. On Liberty/ Ensaios sobre a Liberdade. Tradução: Rita de Cássia Gondim Neiva. SP: Editora Escala, s/d, p.109.

Este primeiro fim de semana de maio foi consagrado em várias cidades da Europa e da América a manifestações globais a favor da descriminalização da maconha, tradição iniciada faz alguns anos em New York. Longe de uma apologia inócua e infantil ao uso de drogas ilícitas, tal iniciativa, obscuramente reprimida pela miopia das autoridades institucionais locais, entre as quais o caso grego tornou-se um exemplo emblemático, constituíram um esforço simbólico no sentido da redefinição do espaço público e do lugar do individuo na sociedade através de uma nova concepção de privacidade.
O que esta em jogo, no final das contas, é nossa preciosa liberdade individual e a garantia da diversidade ou pluralidade de opções contemporâneas frente ao unilateralísmo de estruturas jurídicas e institucionais fundamentadas na inércia de um arcaico “bem comum” construído pelos “nacionalismos republicanos” e identidades coletivas caducas fundadas, em ultima instância, sob idealizações de um modelo familiar partriacal ou tradicional. Tais referências já não são hoje compatíveis com as culturas da contemporaneidade e as novas realidades societárias que elas ensejam em um mundo cada vez mais marcado pelo hibridismo cultural e pela imprecisão identidária. Podemos viver com o risco de sermos nós mesmos no alem das tutelas coletivas, aprender com nossas incertezas na aventura do futuro. Isso nos difere dos opositores a comentada iniciativa ...
Não é exagero dizer que a luta pela descriminalização da maconha aproxima-se da luta pela descriminalização do aborto ou pelo reconhecimento legal da união homossexual como expressão radical e contemporânea da liberdade individual frente à opacidade autoritária e massificada de uma imagem defasada de sociedade e identidade coletiva que hoje em dia desafia cada vez mais a dinâmica da vida e existência contemporânea.
Não se trata, portanto, em um ou outro caso, de uma manifestação particularista de gays, lésbicas, promíscuos e maconheiros contra os pseudo-sagrados valores da sociedade judaico/cristã estabelecida, mas de uma afirmação do livre direito de cada individuo decidir por si mesmo suas opções e destinos no além das imposições coletivas.
Em poucas palavras, frente ao individuo, a sociedade também tem seus limites; e conviverá com crimes e aberrações infinitas na medida em que nega a pertinência do caminho próprio de cada um e, diga-se de passagem, a decorrente responsabilidade e desafios inerentes ao exercício da subjetividade .
Mesmo sendo atualmente muito conservador em minha vida privada, não posso ficar indiferente a esse grito de liberdade que a marcha pela maconha representa em sociedades que projetam sua própria sombra em seus clássicos estereótipos dos “excluídos culturais” ou pseudo-marginais, do que assumir seus próprios limites e abrir-se a discussões e duvidas tão elementares sobre os rumo das coisas de todos os dias.


DEVANEIO

Deixo certezas antigas
Sob a mesa de jantar
Para pensar em jardins profundos

Abandonado a mim mesmo
Aprendo a duvidar de tudo
Até explodir o mundo
Em pluralidade,
Diversidade
E espanto.

Algum não lugar
Engole-me o corpo
Em goles de alma
E metamorfoses

sábado, 3 de maio de 2008

LITERATURA INGLESA XXVII


Embora tenha se consagrado como autor de romances de aventura, Joseph Conrad, ou Jozef Teodor Korzeniowski (1857-1924) foi também autor de peças teatrais e ensiaos.Sua obra mais conhecida é Lord Jim, romance de aventura originalmente publicada em capítulos por volta de 1900.
A matéria prima para esta, assim como para outras de suas obras, pode ser encontrada na própria biografia do autor que foi, antes de tudo um aventureiro, um homem do mar. Nascido em Padolia, uma pequena província da Ucrânia, aos 17 anos, já órfão e exilado no norte da Rússia por conta das atividades político patrióticas do falecido pai, ingressa como aprendiz da marinha mercante em uma viagem para Marselha. Após inúmeras incursões marítimas, já com o titulo de capitão, naturaliza-se em 1886 cidadão britânico.
Não deixa de ser surpreendente que tenha feito nome como escritor dado que de inicio pouco domínio apresentava da língua inglesa, o que pode ter condicionado a singularidade de sua técnica narrativa que, tanto quanto o seu ceticismo com relação a natureza humana, influenciou autores como Henry James e Scott Fitzgerald.
Se na ultima década do séc. XIX o romance de aventura estimulava o imaginário vitoriano, profundamente marcado pelo impacto da diversidade e pluralidade cultural proporcionada pela experiência imperial britânica, tal contextualização não é suficiente para torná-lo datado ou ultrapassado.
De outras formas ainda hoje somos tocados pelo imaginário de viagens e aventuras. O diferente, o inteiramente outro, ainda exerce em nosso imaginário um papel importante que não saberia precisar aqui. Talvez, seja inerente a condição humana a busca do alem do imediatamente vivido, vislumbrar a pluralidade e diversidade que tornam o mundo possível e quase inapreensível. Talvez, ainda, seja um deslocamento da rigidez de nossas próprias identidades e realidades o que buscamos...
A apresentação que Conrad faz do seu Lord Jim, logo nas primeiras paginas do aqui já citado romance. é peculiarmente interessante para tentar dizer o fascínio que a personagem ainda pode exercer sobre nós:


"... Para os brancos dos portos e para os capitães de navios, ele era Jim e nada mais. Tinha outro nome, está visto, mas não queria ouvi-lo nunca pronunciar. Seu incógnito não visava a esconder uma personalidade, mas um fato. Quando o fato transparecia através do incógnito, Jim deixava subitamente o porto em que estava empregado e alcançava um outro, em geral mais afastado para o Oriente. Preferia os portos de mar, porque era um marinheiro exilado do mar, e porque possuía a teoria da Abordagem, que não pode servir outro oficio senão ao do vendedor marítimo. Em boa ordem, partia em retirada para o sol levante e, como por acaso, mas inexoravelmente, o fato o perseguia. Assim, tinham-no visto sucessivamente, no decorrer de anos, em Bombaim, Calcutá, Penang, Batávia, e, em cada um desses portos, ele era simplesmente Jim, o vendedor marítimo. Mais tarde, quando seu agudo sentimento do Intolerável o escorraçou para sempre dos portos e da sociedade dos brancos, até a floresta virgem, os malaios da aldeia que escolhera em jângal para ai esconder sua deplorável sensibilidade acrescentaram uma palavra ao monossílabo de seu incógnito. Eles o chamaram Tuan Jim- Lord Jim, como se diria entre nós."
( Joseph Conrad. Lord Jim. RJ: Editora Glogo S/A,, 1987, p. 10. 11)

LABIRINTOS URBANOS


Nas vias abertas
em negro de asfalto,
entre indiferentes colunas
de prédios e silêncios,
descobri a cidade
em preto e branco
no chuvoso dia
sem data de um outono.
Em tudo que me dizia
O espaço
Sentia apenas o afago
De algum desejo impreciso,
De algum medo sereno
Ou busca escondida...
No urbano labirinto
A guardava surpresas e acasos;
O milagre de um rosto
Novo e antigo
Perdido na multidão que ignoro.

ESPACE AND LIFE

A vida dos espaços físicos
Pressupõe ritmos e respirações
Próprias,
Silêncios e movimentos inauditos
Por onde
Nossas almas vagam
No sem lugar
De pensamentos perdidos.
Todo lugar
É para nós
O mínimo buscar
De um infinito.