quarta-feira, 4 de maio de 2011

PAUL McCARTNEY: ENTRE MUSICA E LITERATURA

Um dos mais fascinantes livros que li nos últimos tempos foi definitivamente PAUL McCARTNEY: POEMAS E LETRAS 1965-1999, editado por Adrian Michtell. Esta obra  parece-me confirmar a profunda relação que se estabeleu entre musica popular, literatura e poesia ao longo do séc. XX.
De modo geral, o rock and roll estabeleceu um novo lugar de cultura e imagem de mundo que paulativamente modificou significamente nosso modo de sentir e expressar sentimentos, emoções e ideias...
Mas sem querer ir muito longe no assunto e simplesmente focando na obra em questão, cabe acrescentar que seu titulo original é uma perfeita tradução do universo poetico de McCartney: BLACKBIRD  SINGING, obvia referência a uma de suas composições de maior sucesso.
Em seu prefácio  podemos ler a seguinte e elucidativo comentário :

“Quando eu era adolescente, por alguma razão sentia um desejo irresistível de ter um poema publicado na revista da escola. Escrevia alguma coisa profunda e significativa- que era prontamente rejeitada- e suponho que desde então venho tentando obter minha desforra.
Anos mais tarde, depois de ter escrito muitas letras de canções com – e sem- John Lennon, escrevi um poema ao saber da morte de meu querido amigo Ivan Vaughan. Pareceu-me que um poema, mais do que uma canção, talvez pudesse expressar melhor o que eu sentia. Esse poema, “Ivan” levou a outros, muitos dos quais estão incluídos aqui.
Fui convencido por Adrian Mitchell de que o livro deveria  também incluir algumas letras de musica, e incluí, tanto assim que eu agora concordo com sua opinião de que ambas as formas de escrita têm igual capacidade de conduzir grande profundidade de sentimentos. Espero que vc Leitor, sinta o mesmo."

PAUL MCCartney.
  
O uso da linguagem para construção de imagens poeticas que aprisionem nossos sentimentos  cotidianos, que ressaí na simplicidade complexa dos versos de  McCartney, revela uma caracteristica elementar da estetica contemporânea: sua tendência para explorar  a simplicidade do imediato  desvelando a complexidade que habita a mera superfície das coisas vividas...   

Nenhum comentário: