quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

JAMES HILMAN E O BINARIO ANIMA/ANIMUS


Dentre os inúmeros conceitos que ilustram o dinamismo do inconsciente na perspectiva da psicologia analítica, o binário Anima/Animus pode ser considerado um dos mais complexos .
Anima é normalmente traduzida como o aspecto contra sexual inconsciente da psique masculina, enquanto animus é empregado de modo similar para definir o aspectro contrasexual inconsciente da psique feminina.
James Hilman, entretanto, de modo heterodoxo, estabelece a premissa de que estar envolvido com anima implica simultaneamente estar envolvido com Animus. Anima e Animus tornam-se assim arquétipos presentes indiscriminadamente na psique masculina e feminina, personificando o animus o plano lógico e discriminatório da consciência enquanto anima a própria imaginação criadora e a subjetividade.
Como esclarece o autor:


“ Imaginar em pares e casais é pensar mitologicamente. O pensamento mítico conecta os pares em tandens, em vez de separa-los em opostos, que é o modo da filosofia. Opostos prestam-se a pouquíssimos tipos de descrição: contraditórios, contrários, complementares, negações- formal e lógica. Tandens, por sua vez, como irmãos, inimigos, negociantes ou amantes apresentam infinita variedade de estilos. Tandens favorecem o intercurso- em inúmeras posições. A oposição é apenas um dos vários modos de estar num tendem.
A noção de sizilia demanda que uma exaustiva exploração de anima examine o animus na mesma medida. Para fazer justiça à isto aconteceu todas as nossas observações nasceram de uma posição contrastante, e cada uma dessas outras posições pode ser encarada representando o outro, o animus, em uma de suas perspectivas. Isto, de certa maneira, justifica uma velha discussão de Neuman de que o desenvolvimento da consciência egoica no homem e na mulher são da mesma forma essencialmente um processo ( ou protesto) masculino, emergente de um inconsciente feminino. Aqui esta a sizilia mais uma vez. Eles brincam um com o outro, constelados por padrões específicos, ou mitologemas. Alguns nós já vimos: (...) onde a controvérsia entre unidade e pluralidade transforma a anima num rabo de pavão polioftálmico e multicolorido, e o animus num ciclope monoteísta; (...) onde uma noção de integração de anima concebe-a como um dragão obscuro e encara o animus como um espadachim sempre alerta.”


(James Hilmam. Anima: Anatomia de uma Noção Personificada. SP: Cultrix/ Tradução de Lucia Rosenberg e Gustavo Barcellos, p. 187)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

ANIMA E O INCONSCIENTE

Enquanto componente da psique, Anima é uma personificação arquetipica do feminino. Dada as configurações culturais patriarcais que definem o imaginário ocidental, costumamos erotiza-la, associa-la ao reino de Afrodite. Jung chegou a atribuir-lhe a função de ligação entre o mundo da consciência e do inconsciente através da função sentimento ( valorativa).
Como relacionamento, portanto, Anima corresponde a uma configuração intermediária entre o pessoal e o coletivo que encontra-se fora do horizonte das situações humanas concretas, das vivências intersubjetivas de toda espécie.
Ela não configura, em outras palavras, relacionamentos reais, pois a sua esfera é a da fantasia, apesar da vivência venesuana que geralmente temos dela.
Anima funciona na verdade como o elo com “ o outro mundo”, com a pluralidade dos arquétipos, o obscuro reino do desconhecido psíquico. Ela é a própria personificação do feminino que em suas inesgotáveis imagens e vivências instiga a consciência ao envolver-se com o inconsciente ou com a autonomia dos complexos psíquicos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A INDIVIDUAÇÃO COMO TRANSCENDÊNCIA DO PESSOAL: apontamentos


O sentimento de vir a ser ( individuação) que define a propria condição humana e sua obvia enfase na experiência do indivíduo, nos leva a pensar o cultivo de Anima como um árduo e amargo processo de fantasiar e compreender o valor de certos conteúdos e atitudes psíquicas de natureza arquetipica.
O ocorrer deste processo, que é o fim e o meio da dinâmica analítica, pressupõe uma gradativa redefinição da vida pessoal e emprica no confronto com o impessoal de sua própria significação irracional ou arquetipica. Isto é, pressupõe uma progressiva despotencialização das imagens e representações que nos são caras no apresentar-se de nossa persona, o que é o mesmo que dizer que retiramos as projeções que fazemos sobre o mundo empiricamente vivido em favor de uma consciência mais ampla e menos pessoal dele.
O sentimento de vir a ser que se faz na complexa economia simbólica do próprio acontecer da psique individual, normalmente, é apenas plenamente vivenciado na segunda metade da vida, quando o declínio físico e a perspectiva da morte não raramenten inspiram questionamentos biograficos, exigem uma reorientação da própria vida.
Quando o circulo de uma biografia humana aproxima-se do fechamento, o confronto entre o ego e o não ego conduz a fantasias de transcendência e a possibilidade do individuo dispir-se do seu próprio rosto para contemplar-se em imagens de pensamento. . .

DIA DE CHUVA

Uma garoa
Acalma a tarde
No sem tempo
De um devaneio.

A alma vestida
De cinza
Deita sobre as horas.

O momento
Esquece o medir do relógio
E desaba sobre mim
Sem respostas.

Entre raios e trovões
De sentimentos e escolhas
Um segundo se apavora.

Celebramos a natureza
No corpo d’ alma
E no avesso do rosto
Em triunfal fantasia.

HAPPY

Há dias
Em que o mundo
Se faz em cores vivas,
Dignas de um porta retrato.

Tudo parece certo
E o futuro mostra-se
Aberto
Em rumos e possibilidades
De lírico infinito.

Não importam as felicidades
Esquecidas pelos anos.

Tudo se torna o aqui
E agora da vida
No absoluto
Do momento bruto.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A MIDSUMMER NIGHT'S DREAM

Celebramos a natureza
No corpo d’ alma
E no avesso do rosto
Em triunfal fantasia.

A realidade e a magia
Encantam o destino
No sonho vivo
De uma noite de verão.

Em noturnas florestas
Afloram sentimentos
E a primavera
Parece certa e transparente
No sabio imperativo
De um luar.

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO


Shakespeare escreveu a lírica comédia Sonho de uma Noite de Verão por volta de 1595-96, sendo sua primeira edição datada de 1600.
Trata-se de uma das obras mais populares do velho bardo e, talvez, a mais curta dentre todas.
Reza a tradição que ela foi composta para as comemorações de um casamento de nobres ingleses onde teria estado presente a própria Rainha Elisabeth. Não há, entretanto, qualquer consenso quanto a identidade do destinto casal. O que podemos afirmar é que, dada as circunstâncias de sua gêneses, nada mais natural que o tema desta saborosa peça, hibrido de romance, magia e descomprometido humor popular, seja os caminhos e descaminhos do amor, sua celebração.
O real e o imaginário confundem-se na noturna paisagem de uma floresta encantada onde nobres se perdem para encontrarem-se sob a inspiração da magia e do amor.
Creio que uma fala da primeira cena do quinto ato, atribuida a Teseu, seja adequada pala ilustrar o Sonho que a quatro séculos encanta imaginações:

“Bem mais que verdadeiro; eu nunca fui
De crer em fadas ou em fantasias.
Loucos e amantes tem mentes que fervem
Com ideias tão fantásticas, que abrangem
Mais que a razão é capaz de aprender.
O poeta, o lunatico e o amante
São todos feitos de imaginação;
Um vê mais demos do que há no inferno:
É o louco; o amante, alucinado,
Pensa em encontrar Helena em uma egipcia ;
O olho do poeta, revirando,
Olha da terra ao céu, do céu a terra,
E enquanto o seu imaginar concebe
Formas desconhecidas, sua pena
Dá-lhes corpo e, ao ar inconsistente,
Dá local de morada e até um nome.
Tal é a força da imaginação.”
(William Shakespeare. Sonhos de uma Noite de Verão e Noite de Reis. Tradução e introdução de Barbara Heliodora. RJ: Nova Fronteira, 1991, p.119)

domingo, 20 de janeiro de 2008

DEVANEIO INFANTIL

Uma infância me aguarda
Nas portas dos fundos
Do futuro.
Nenhum passado a define,
Apenas o fantasma
De um céu azul perdido
Na face antiga
Da imaginação do mundo;
Magico absurdo
Do meu viver
Em todas as coisas
Acima e abaixo de mim.
Reminiscências de criança
Me dizem o futuro
E esperanças
De algum dia sofrer
A plenitude de apenas ser.

POEMA URBANO

Já não celebramos
A lua ou a bela trova,
Se quer buscamos
O mistério da palavra
No dizer de emoções.

Somos filhos da chuva,
Do raio e do vento
No urbano movimento
De rostos ocos.
Cultivamos
Errantes pensamentos
Em ébrias madrugadas
Mastigando a sorte
A cada manhã sem face.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

LITERATURA INGLESA XIX


Ian Feming (1908-1964) é normalmente considerado um autor menor no cenário da literatura inglesa, apesar do sucesso de suas novelas de espionagem centradas na personagem do espião britânico James Bond.

Fleming começou a escrever apenas aos quarenta anos. Embora suas obras sejam destinadas a um público de massas, ostenta uma sutil erudição e uma elegância estilística que certamente contribuíram para converter seu personagem em um dos grandes mitos gerados pelo imaginário do séc. XX. Evidentemente, embora as adaptações cinematográficas não façam jus a sua obra, certamente tambem contribuíram para sua mitificação.

O fato é que suas novelas de espionagem podem ser consideradas a melhor romantização de um dos mais sombrios períodos da História da Humanidade; a chamada guerra fria que dividiu ideologicamente o mundo em dois blocos antagônicos sob o constante fantasma de um apocalipse nuclear.

Para finalizar, parece-me interessante uma analise comparativa realizada por Anthony Burgess, entre James Bond e Sherlock Holmes:

“( Bond)...não é tão universal quanto Sherlock Holmes: é durão, engenhoso, e não lhe faltam contradições. E é um homem mais inteiro que Sherlock Holmes: adora as mulheres, enquanto que Holmes admirava apenas uma e nem mesmo teve a chance de dizer-lhe. Holmes, apesar de aparentemente ser um asceta, usa cocaína, enquanto que Bond é viciado apenas nos cigarros Morland Specials, com três anéis dourados. Holmes é um decadente dedicado a lógica rigorosa a serviço da lei, o que é uma grande contradição. Em Bond, há uma forte veia de puritanismo e uma capacidade de autodesprezo que nega a amoralidade de sua vocação assassina e suas compensações sensuais. São semelhantes principalmente porque não são ingleses típicos. Holmes foi a criação de um irlandês educado por jesuítas que estudou medicina em Edimburgo. Seu raciocínio é mais continental do que britânico. Bond é meio escocês e meio suíço-francês, é um elemento que explica tanto o traço puritano quanto o dom granítico de resistência, enquanto que outro o torna fluente em francês e alemão, à vontade para andar de esquis, e um amante do vinho e da boa comida.”
(Anthony Burgess, Prefácio in Ian Fleming: tradução de Thomaz Souto Correa. Porto Alegre: L & PM, 199, p. 7 et seq.)