segunda-feira, 12 de junho de 2017

JAQUES DERRIDA E A PRESENÇA DO PRESENTE

Em uma entrevista intitulada “Outrem é secreto porque é outro”, concedida a Antoine Spire, publicada em  2000 por  Le Monde de L’ education e reunida a coletânea Papel Maquina, Jaques Derrida fala sobre a influencia de Hussel em seu pensamento e nos oferece uma reflexão bastante interessante sobre o tempo:

“ Os grandes textos de Husserl sobre o tempo atribuem uma forma absolutamente privilegiada  ao que se chama de ‘presente vivo’. Este é o sentido, o bom senso mesmo no que aparentemente tem de mais irrefutável : a forma original da experiência é a apresentação do presente; não deixamos nunca o presente, que nunca se deixa,  que nunca deixa nada de vivo. A ciência fenomenológica absoluta,  a autoridade inegável do agora no presente vivo, é justamente aquilo que tematizaram, com estilos e segundo estratégias diferentes, todos os grandes questionamentos  deste tempo, particularmente o de Heidegger ou o de Lévinas.
Num gesto diferente, com outra visada, o que procurei elaborar como nome de rastro {trace}( a saber, uma experiência da diferença temporal de um passado sem presente passado ou de um por-vir que não seja um futuro presente)é também uma desconstrução sem crítica, da evidência absoluta e simples do presente vivo, da consciência como presente vivo, da forma originária (Urform) do tempo que se chama de presente vivo ( lebendige Gegenwart) ou de tudo que pressupõe a presença do presente.”

Jaques Derrida. Papel Maquina. SP: Estação Liberdade, 2004, p. 338-339

O primado de um tempo do agora que é pura imanência e devir é o que nos define a vida. Não o passado e o futuro como momentos distintos de um tempo virtual  multifacetado e aberto as urgências do presente. Este agora, entretanto, não é dado, não é o imediato em seu estado bruto, mas é uma imersão da consciência em seu próprio acontecer. Assim, o presente vivo, me servindo   desta intuição de Derrida,  se inventa nesta tensão entre passado e futuro  na consciência do agora.

A leitura que Derrida faz da  herança  de Husserl é bastante peculiar. Não me ocuparei dela aqui. Mas é provocante a sua proposta de uma “presença do presente” de inspiração fenomenológica. Afinal, o que é vivo através do presente? Quais os limites do próprio presente?   


A CRISE DA IMAGINAÇÃO

Há hoje em dia um estreitamento do espaço do pensável é uma atrofia do dizivel. Pode-se mesmo diagnosticar uma crise da imaginação.

Somos incapazes de restituir o sentido de nossas representações coletivas e meta narrativas. Ao mesmo tempo, entretanto, aqueles enunciados que buscam uma transmutação de valores, não dão conta da consideração cuidadosa do imediato, do efêmero cotidiano em devir, matriz de qualquer ressemantizacao possível do existir.

Para a maioria, a ideia de uma subjetividade desarticulada, de uma filosofia da vertigem, é inadmissível, pois ainda se iludem com o controle e domesticação de nossa economia simbólica, ainda se prendem a norma como princípio do significado. Felizmente, apesar de tudo, ainda escutamos os ecos desconstrucionista do dadaismo através das últimas décadas....

quarta-feira, 7 de junho de 2017

POEMA ANTI PARNASIANO

Jamais faria um soneto parnasiano para dizer minha vida,
A arte pela arte não diz a poesia,
Não sabe a vida convulsa da palavra embriagada
Que se recusa como retorica.

Palavras explodem o sentido
E acordam imagens que ofuscam o sol
E inauguram o onírico e a escuridão.


A poesia é o dizer do indizível.

PANACÉIA VIRTUAL

 Na atual sociedade de consumo somos induzidos a  buscar uma felicidade quase publicitaria definida pelos mimos das novas tecnologias digitais. Tudo se converte em acontecer simbólico, imagético, através da tele-vida oferecida pelos  celulares, jogos eletrônicos e  outros paraísos artificias que nos transportam ao acontecer virtual ao qual fomos iniciados pela tela do computador. Mas já não se trata mais de estar conectado, mas de viver a conectividade como um modo de existência , como uma extensão  de nosso acontecer no mundo. É cada vez mais difícil pensar, sentir e se expressar longe de uma tela.

Pode ser que logo chegue um tempo em que o próprio conceito de humano nos pareça demasiadamente antiguado para a persona virtual  que cada vez mais nos serve de duplo e tranborda. 

Pode ser que a simulação substitua um dia o mundo tal como conhecemos impondo o virtual como um novo e complementar referencial de realidade. 


SOBRE A VIRTUALIZAÇÃO DA ESCRITA


A virtualização da escrita é, em grande medida, uma luta contra o papel, contra  a concretude das coisas e sua materialidade. A palavra já não busca dizer a realidade.  Ela é inesgotável a qualquer discurso ou enunciado possível.  Deste modo,  sua existência é praticamente uma abstração.  A escrita virtual assume sua condição de discurso, de codificação de mundo que se fecha sobre si mesma através da trama do sentido.

Em outro plano, a virtualização da escrita implica na sua  dessacralização como representação de autoridade e verdade legitimada por uma série de instâncias sociais que permitiam sua seleta publicidade. O virtual democratiza a persona autoral e torna universal sua visibilidade. Pois desloca o escrito do suporte material do livro. Suporte este consagrado ao monopólio de uma elite letrada  articulada em ordens de discursos diversos  e institucionalizados em disciplinas técnicas  que formatam a  abstrata entidade que é a literatura ficcional  ou não.


A escrita virtual é acessível a qualquer um, bem como sua publicidade através do cyber espaço. Ela não possui numen, não expressa nenhum poder. É basicamente um ato de individuação, de construção de um avatar linguístico que resgata o lúdico de escrever, de inventar-se através de enunciados livres do peso de qualquer verdade oficial. Volta-se, ao contrário, contra todas as verdades sagradas.
O texto torna-se a própria assinatura, uma forma única de dizer , de dar vida a um avatar.

OS LIMITES DO LIVRO

O saber circular e pedagógico personificado pelo  livro é cada vez menos sedutor . Os discursos já o transcendem  como  meio ou artifício em tempos de digitalização da própria percepção. Pois o livro não comporta a fragmentação, a simultaneidade caleidoscópica do virtual como nova plataforma de construção e circulação do conhecimento de forma anti sistemática e constantemente aberta. Na medida em que reinventamos o olhar através da tela os enunciados não cabem na monotonia e concretude do impresso.


FRAGMENTO E ENUNCIADO

O jogo de sentido entre a dispersão avulsa e a totalidade dos meus enunciados tem por resultado um dizer aberto. Nada é sistemático ou conclusivo. Afundo convulso no superficial do significado.  Pensar é como colecionar cacos de espelho. Não passa de um jogo e, como tal, possui um componente lúdico.


O dizer das coisas não é um dizer de um eu que pensa, muito menos uma busca pelo desvelamento de qualquer verdade, mas um acontecer de discursos que guardam em si mesmos seu próprio sentido. Aforismos são mais interessantes do que tratados pois proporciona ao dizer uma pluralidade de temas e enunciados que não se esgotam em qualquer arbitrária convenção discursiva.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

DESVIOS EXISTENCIAIS

A vida seguia seu curso
E o mundo sua sina.
Éramos órfãos de muitos futuros
Enquanto cultivávamos o passado
Nas estufas vazias do tempo presente.
Nada dizia venturas,
Viagens ou casa nova.
Éramos os restos de nossos projetos,

Os desviantes de alguma utopia.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

A DECADÊNCIA DA HISTÓRIA

Tendemos a tomar o imediato do agora como um momento crucial e emblemático. Projetamos nele nossas ansiedades e o tomamos sempre como marco de rupturas e transformações. Afinal, diferente do passado e do futuro, o tempo presente é caracterizado pela ação, pelo acontecimento bruto e concreto. É onde as coisas efetivamente acontecem, tanto para o bem quanto para o mal.

Mas não necessariamente o presente é sinônimo de transformação. Sua dinâmica pode guardar inercias, continuidades e muito pouco potencial transformador. Nossa época não necessariamente  é o momento máximo e privilegiado de um suposto “processo histórico” onde nos encontramos constantemente as margens de um futuro condicionado a realização e emancipação da humanidade, tal como proposto pelo pensamento pós hegeliano, especialmente em sua vertente marxiana.

É, ao contrário, atualmente muito difícil vislumbrar um propósito racional ou teleologicamente orientado em  nosso convulso acontecer coletivo;muito menos vislumbrar um  progressivo desenvolvimento linear, positivo, da cultura humana. Em que pese o fascínio despertado pelos avanços tecnológicos e tensões  geo politicas,que em muito definem o jogo de xadrez mundial,não estamos avançado para nenhum ponto ideal do acontecer da humanidade. Pelo contrário, toda a historia humana nunca inspirou tamanho desencanto e ceticismo.....

segunda-feira, 29 de maio de 2017

SOBRE ENUNCIADOS E COISAS

O  dito e o feito foram desfeitos.
Por uma absoluta falta de sentido,
Não cabem mais na ordem de qualquer discurso.
O ato e o fato, justificado e claro,
Teleologicamente orientado,
Agora inspira desconfianças.
As opiniões andam a deriva
No revolto oceano das reflexões pós modernas.

Até mesmo o decomposto sujeito deste enunciado
Não se sustenta em um parágrafos.
Inventou-se um novo tipo de silêncio
Onde o não dito é a premissa do revelado.

Todas as narrativas e justificativas tem cheiro de metafísica.