quarta-feira, 11 de junho de 2008

FINITUDE

Entre o passado
E o futuro
Dormem noites
E adiamentos.

Amanhãs
Quase nunca chegam
Negando as cruas utopias
Dos nossos caros desejos.

Caprichoso é o vento
Do destino
A passear sem rumo
Entre os acasos
De céu e terra.

Linhagem alguma é livre
Dos segredos da deusa
Fortuna.

Tudo aquilo que existe
Guarda o selo de um fim.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

CRÔNICA RELAMPAGO XXIX


Uma manhã qualquer surpreende-me na gratuita perplexidade de estar vivo. Uma manhã limpa, inédita, com gosto e cheiro de gratuita novidade. Talvez o dia, entretanto, seja igual a qualquer outro, um mero recorte cronológico para o exercício de rotinas e personas. Como de costume, ao final de tudo, me deitarei vestido de noite sobre vazios e sombras na expectativa desbotada do amanhecer seguinte. Não importa... Basta-me agora comer a manhã com os olhos e buscar um abraço em suas paisagens cobertas de orvalho.
Alguns momentos da existência, afinal, não precisam ter realidade. É suficiente que existam etereos e incertos dentro da gente, que nos façam não pensar em nada, na embriagante sensação mágica da perenidade de um simples instante de devaneio, pensamentos e saudades sem nome.

domingo, 8 de junho de 2008

ROCK AND ROLL, UMA HISTóRIA SOCIAL BY PAUL FRIEDLANDER



ROCK AND ROLL, UMA HISTÓRIA SOCIAL de Paul Friedlander, é definitivamente uma referência impar para os interessados na história e significado cultural do Rock no século XX e, de muitas formas, enquanto fenômeno sociológico e comportamental ainda contemporâneo. Professor da Universidade de Oregon de História do Rock e membro da Associação Internacional para o estudo da musica popular, o autor nos oferece um quadro realmente completo da evolução e impacto sócio cultural desta significativa vertente da musica popular contemporânea mediante uma cuidadosa analise de seus diversos estilos e variações simbólicas/identidárias.
Cabe frisar que Friedlander adota como referência o conceito de pop rock no estudo do tema. Opção terminológica que justifica da seguinte maneira:


“ Cada livro sobre rock vem com sua própria definição do termo. Alguns autores utilizam “rock and roll” para denotar a musica dos anos 50 e “rock” para representar todos os estilos subseqüentes. Nós utilizamos uma abordagem ligeiramente diferente. A musica compreendida neste livro é o “pop/rock”. Isto reflete uma natureza dupla: raízes musicais e líricas derivadas da era clássica do rock (rock) e seu status como uma mercadoria produzida sobre pressão para se ajustar a industria do disco (pop).
Os numerosos estilos criados durante os primeiros trinta anos do pop/rock receberam nomes específicos segundo suas raízes, características musicais, conteúdo das letras e a relação com o meio político e cultural que os circundavam. Assim, a musica de Chuck Berry, Elvis e outros artistas dos primórdios denomina-se de “rock clássico”, enquanto seus descendentes da Bay Área do final dos anos 60 são chamados de artistas de rock de “San Francisco”.


(Paul Friedlander. Rock and Roll: Uma História Social. Tradução de A. Costa. 4º ed, RJ: Record, 2006, p.12)


Um aspecto interessante de sua pesquisa é a proposta de uma experiência mais profunda deste gênero musical a partir de um método que, indo além da vivência direta e espontaria do ouvinte/ consumidor conduz a uma perspectiva analítica e a um nível diferente de audição. Nas palavras do autor:

“... Outro tratamento que se pode dar a esta musica é seguir uma abordagem conhecida como “analítica”. Para isto é necessário ouvir uma peça musical com o objetivo de coletar uma grande gama de informações sobre ela. O ouvinte, então, passa a ter condições de realizar julgamentos próprios sobre a natureza da musica, sua qualidade em relação a outras musicas e seu contexto social. Usando o exemplo anterior, o ouvinte pode imaginar por que esta versão de Respect é tão poderosa, escutando para ver quais instrumentos estão sendo tocados e que marcações são enfatizadas. Ele também pode refletir sobre a experiência gospel de Aretha para explicar a potência da sua voz. E pode pesquisar a história pessoal da artista ou seu atual estilo de vida para descobrir um fato-como um marido desrespeitoso- que explique a urgente necessidade de respeito que o artista pode estar sentindo.
Descobrir, organizar e raciocinar sobre o significado de uma extensa gama de informações relevantes enriquece nosso entendimento da obra musical.”


(Paul Friedlander. Rock and Roll: Uma História Social. Tradução de A. Costa. 4º ed, RJ: Record, 2006, p.13)


Tudo isso nos conduz aquilo que o autor chama de “janela do Rock”, em outras palavras, um modo de entender musica a partir da perspectiva analítica aqui sumariamente apresentada.
Em linhas gerais, portanto, o “usuário de rock” encontra nesta singular obra sugestões úteis para um aprofundamento de sua experiência sonora/existencial. Isto é, transcendendo o nível direto e emocional orientado pela mera intuição, o ouvinte e “participante” da magia do rock pode construir uma compreensão maior de suas opções mediante a reunião de um numero significativo de informações sobre uma determinada banda ou cantor a ponto de melhor avaliar sua simpatia e envolvimento pessoal com determinado estilo ou banda.
Se o rock and roll é mais do que um gênero musical e uma industria, se constitui um verdadeiro ethos social, a pesquisa de Friedlander certamente muito nos acrescenta a compreensão de sua contemporaneidade, significado cultural e vivências anônimas.

FÉ E FALÁCIA



Levo o passado
Nos olhos
Buscando desesperadamente
Apenas futuros.
Sei que é preciso
Saber caminhos
Mais do que
A própria vida,
Esquecer a fome
De céu e infinitos,
Seguir adiante
Nos atos
Como se cada dia
De fato me levasse
A algum lugar mágico
Dentro do tempo.

sábado, 7 de junho de 2008

MONTY PYTHON’S FLYING CIRCUS



Basta rever alguns episódios da série Flying Circus exibida pela BBC em fins dos anos 60 e inicio dos anos 70 para saber o quanto o a obra de Graham Chapman, John Cleese, Terry Guilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palim, permanece atual e provocante. Afinal, o que faz o humor do Monty Python ser profundamente singular e fascinante é o dizer através de muito sarcasmo uma realidade elementar e banal cuja validade se aplica a qualquer época ou período da História humana: a sociedade e a vida não passam no fundo de um grande e inútil circo.
Esta talvez seja a essência da “filosofia do Riso” inventada por estes mestres britânicos da comédia que como ninguém mais conseguiu transformar o horror cotidiano de nossos desertos vividos em fino humor.
Clássicos como The Spanish inquisition e The Ministry of Silly Walks são profundamente contemporâneos, revelam o quanto o velho circo voador, com o fascínio e estranheza de um disco voador, ainda pode assaltar nossos horizontes lembrando-nos do ridículo e absurdo que adornam a elementar inutilidade da vida e de nossas tão valiosas e despropositadas ambições cotidianos.
Acreditar em alguma coisa? Bom, apenas que a única saída diante de tudo é rir, enquanto isso ainda for possível... Es o sentido da vida...

INCERTO TEMPO INTIMO

Tenho saudades
De mim mesmo
E dos meus passados perdidos.
Todo tempo presente
É insuficiente
Para o exercício perfeito da vida.
Apenas
Entre passados e futuros
Posso dizer-me nos dias,
No jogo de perdas,
Ganhos e vazios
Que chamamos existência.
Na micro física da imanência
Vislumbro o materialismo
Da mais concreta eternidade
Saboreando silêncios e hiatos
No intimo e vivido
Sabor e saber dos meus tempos.

A ETERNIDADE DA FINITUDE



Não sou do tipo que acredita em metafísicas, no engodo da eternidade das almas. Para mim, a única eternidade possível é a dos ecos dos nossos atos no tempo.
A realização do eterno é, assim, portanto, paradoxalmente uma construção e uma conquista edificada por tudo aquilo que materializamos no mais concreto do tempo.
Escrever livros, compor musicas ou versos, ter filhos, construir um grande império financeiro ou uma pequena casa... não há limites para possibilidades de perpetuação de cada individualidade humana através da realização de uma marca única no infinito universo de experiências de sua existência concreta.
Talvez isso seja no fundo um desafio, pois somos educados para a obscuridade de cumprir mecânicas rotinas na performance das personas quase impessoais que vestimos para adaptação ao existir social.
Infelizmente, grande parte da nossa curta existência é dedicada ao esforço ingrato de imediata sobrevivência ... Mas na soma dos anos revela-se um padrão singular de experiências e realizações que nos diz quem somos e fomos e o tamanho do eco dos nossos atos.
Bom, tudo isso me passou a pouco pela cabeça através da releitura gratuita de um pequeno poema de D H Lawrense...


THINGS MEN HAVE MADE


Things men have made with wakened hands, and put soft life
Into
Are awake throught years with transferred touch, and go on
Glowing
For long years.
And for this reason, some old things are lovery
Warm still with the life of forgotten men who made them.


COISAS QUE OS HOMENS MOLDARAM


As coisas que os homens fazem com as suas mãos despertas,
Passando-lhes uma tenra vida,
Ficam despertas através dos tempos, com aquele contato transmitido,
E continuam a fulgir
Por longos anos.
E é por isso que algumas coisas antigas são tão belas-
Cálidas ainda da vida dos homens esquecidos que as fizeram.
( tradução de Aila de Oliveira Gomes)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

FACT

Todo fato
É um hiato
Entre a verdade
E a vontade,
Uma quase certeza
Ou absurdo raso
De intuições e acasos.

Todo fato
É uma leitura
Algo obscura
Do ato do pensamento.

O mundo não diz
Realidades
Nos porões do verbo

It’s done...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

BIO-POLITICAS, CONTEMPORÂNEIDADE E FANTASMAGONIAS


Um dos mais decisivos aspectos da contemporaneidade é aquilo que, muito impropriamente, podemos chamar de suas fantasmagorias, o universo de medos e incertezas coletivas que aos poucos vão condicionando ou inibindo a ação e opções dos indivíduos. Um dos seus exemplos é o medo, real e imaginário, de um terrorismo global, tanto quanto, em outra dimensão e recuando um pouco até os anos 80 do último século, o profundo impacto comportamental representado pelo medo da AIDS, então recém descoberta, bem como o anti tabagismo contemporâneo, a obsessão por uma vida saudável como estratégia de saúde e prolongamento da própria existência muito significativamente ancorada, quase sempre, em um delirante determinismo e utopismo genético.
Creio que tais fantasmagonias devem ser lidas em profunda associação com o conceito de Michel Foucault de bio-poder. Vale esclarecer que tal conceito foi originalmente utilizado por ele na analise do complexo conjunto de poderes e saberes configurados pela medicina no Ocidente e que, a partir do séc. XVIII e XIX, inspiraram políticas, técnicas e práticas de regulamentação e disciplinação da vida de indivíduos e populações cuja analise é vital para uma real compreensão da dinâmica do estado e cultura moderna e “pós-moderna” ou “contemporânea”.
Deixando falar o próprio Foucault:

“ Concretamente, este poder sobre a vida desenvolveu-se a partir do século XVII, em duas formas principais; que não são antitéticas e constituem, ao contrário, dois pólos de desenvolvimento interligados por todo um feixe intermediário de relações. Um dos pólos, o primeiro a ser formado, ao que parece, centrou-se no corpo como máquina: no seu adestramento, na ampliação de suas aptidões, na exortação de suas forças, no crescimento paralelo de sua utilidade e docilidade, na sua integração em sistemas de controle eficazes e econômicos- tudo isto assegurado por procedimentos de poder que caracterizam disciplinas : anátomo-politica do corpo humano. O segundo, que se formou um pouco mais tarde, por volta da metade do século XVIII, centrou-se no corpo-espécie, no corpo transpassado pela mecânica do ser vivo e como suporte de processos biológicos: a proliferação, os nascimentos e mortalidade, o nível de saúde, a duração da vida, a longevitude, com todas as condições que podem fazê-los variar; tais processos são assumidos mediante toda uma série de intervenções e controles reguladores: uma bio-politica da população. As disciplinas do corpo e as regulações da população constituem os dois pólos em torno dos quais se desenvolveu a organização do poder sobre a vida. A instalação- durante a época clássica, desta grande tecnologia de duas faces- anatômica e biológica, individualizante e especificante, voltada para os desempenhos do corpo e encarando os processos da vida- caracteriza um poder cuja função mais elevada já não é mais matar, mas investir sobre a vida, de cima para baixo.
A velha potência da morte em que se simbolizava o poder soberano é agora, cuidadosamente, recoberta pela administração dos corpos e pela gestão calculista da vida. Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas- escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevitude, saúde pública, habitação e migração; explosão, portanto de técnicas diversas e numerosas para obterem a sujeição dos corpos e o controle das populações.”

(Michel Foucault. História da Sexualidade I : A vontade de saber/ tradução de Maria Theresa da Costa Albuquerque e J A Ghilhon de Albuquerque. RJ: Graal, 1977, p.131)


Considerando as profundas mudanças ou revoluções comportamentais do século XX, especialmente a impulsionada por dois de seus mais expressivos e significativos momentos culturais: os anos 20 e 60, (que diga-se de passagem, ainda carecem de analise em termos de significações e desmembramentos),cabe dizer que, sob muitos aspectos, os novecentos, propiciaram uma afirmação do indivíduo sobre as dinâmicas de controle social então consolidadas pelas racionalidades modernas . Mas é justamente este significativo avanço que é hoje em dia ameaçado pelas novas linguagens e estratégias bio-politicas que nascem com nosso novo milênio... Este, porém é um assunto para futuras e hipotéticas postagens...

MORNING GLORY

Que diferença existe
Entre tudo
Que me escapa,
Que me lança
Ao obscuro turvo
De vontades,
Até o limite de não saber
Lugar algum
E muito menos
Sensatamente de mim?

Depois e longe
Igualmente existem
No vazio tempo
Do sem rosto
De um presente
em Futuros ausentes.