quinta-feira, 5 de junho de 2008

BIO-POLITICAS, CONTEMPORÂNEIDADE E FANTASMAGONIAS


Um dos mais decisivos aspectos da contemporaneidade é aquilo que, muito impropriamente, podemos chamar de suas fantasmagorias, o universo de medos e incertezas coletivas que aos poucos vão condicionando ou inibindo a ação e opções dos indivíduos. Um dos seus exemplos é o medo, real e imaginário, de um terrorismo global, tanto quanto, em outra dimensão e recuando um pouco até os anos 80 do último século, o profundo impacto comportamental representado pelo medo da AIDS, então recém descoberta, bem como o anti tabagismo contemporâneo, a obsessão por uma vida saudável como estratégia de saúde e prolongamento da própria existência muito significativamente ancorada, quase sempre, em um delirante determinismo e utopismo genético.
Creio que tais fantasmagonias devem ser lidas em profunda associação com o conceito de Michel Foucault de bio-poder. Vale esclarecer que tal conceito foi originalmente utilizado por ele na analise do complexo conjunto de poderes e saberes configurados pela medicina no Ocidente e que, a partir do séc. XVIII e XIX, inspiraram políticas, técnicas e práticas de regulamentação e disciplinação da vida de indivíduos e populações cuja analise é vital para uma real compreensão da dinâmica do estado e cultura moderna e “pós-moderna” ou “contemporânea”.
Deixando falar o próprio Foucault:

“ Concretamente, este poder sobre a vida desenvolveu-se a partir do século XVII, em duas formas principais; que não são antitéticas e constituem, ao contrário, dois pólos de desenvolvimento interligados por todo um feixe intermediário de relações. Um dos pólos, o primeiro a ser formado, ao que parece, centrou-se no corpo como máquina: no seu adestramento, na ampliação de suas aptidões, na exortação de suas forças, no crescimento paralelo de sua utilidade e docilidade, na sua integração em sistemas de controle eficazes e econômicos- tudo isto assegurado por procedimentos de poder que caracterizam disciplinas : anátomo-politica do corpo humano. O segundo, que se formou um pouco mais tarde, por volta da metade do século XVIII, centrou-se no corpo-espécie, no corpo transpassado pela mecânica do ser vivo e como suporte de processos biológicos: a proliferação, os nascimentos e mortalidade, o nível de saúde, a duração da vida, a longevitude, com todas as condições que podem fazê-los variar; tais processos são assumidos mediante toda uma série de intervenções e controles reguladores: uma bio-politica da população. As disciplinas do corpo e as regulações da população constituem os dois pólos em torno dos quais se desenvolveu a organização do poder sobre a vida. A instalação- durante a época clássica, desta grande tecnologia de duas faces- anatômica e biológica, individualizante e especificante, voltada para os desempenhos do corpo e encarando os processos da vida- caracteriza um poder cuja função mais elevada já não é mais matar, mas investir sobre a vida, de cima para baixo.
A velha potência da morte em que se simbolizava o poder soberano é agora, cuidadosamente, recoberta pela administração dos corpos e pela gestão calculista da vida. Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas- escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevitude, saúde pública, habitação e migração; explosão, portanto de técnicas diversas e numerosas para obterem a sujeição dos corpos e o controle das populações.”

(Michel Foucault. História da Sexualidade I : A vontade de saber/ tradução de Maria Theresa da Costa Albuquerque e J A Ghilhon de Albuquerque. RJ: Graal, 1977, p.131)


Considerando as profundas mudanças ou revoluções comportamentais do século XX, especialmente a impulsionada por dois de seus mais expressivos e significativos momentos culturais: os anos 20 e 60, (que diga-se de passagem, ainda carecem de analise em termos de significações e desmembramentos),cabe dizer que, sob muitos aspectos, os novecentos, propiciaram uma afirmação do indivíduo sobre as dinâmicas de controle social então consolidadas pelas racionalidades modernas . Mas é justamente este significativo avanço que é hoje em dia ameaçado pelas novas linguagens e estratégias bio-politicas que nascem com nosso novo milênio... Este, porém é um assunto para futuras e hipotéticas postagens...

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