terça-feira, 4 de dezembro de 2007

PREGUIÇA

Preguiças em festa
Inventam uma paz gratuita
De vazio pensar e inércias,
Adivinham sonos
No fundo claro da tarde,
Procuram
Os pequenos torpores
Dos cansaços anônimos
De dias inacabados.
Busco
Sem querer
Pura e simplesmente
A própria melancolia
Do azul do céu...

FORTUNA

Na fumaça de um cigarro
Imagino a vida
Como um lance de dados
Sobre a superfície do tempo.

Os deuses
Em sua distante eternidade
Sussurram levemente:
Game on
E brindam ao suspense
Da sorte
De uma existência
Finita em desertos de mundo.

NOTURNO

Luzes sonolentas
Iluminam calçadas
Tristes de chuva
Diante da indiferença
De carcumidas
E melancólicas fachadas;
Quase rostos de prédios perdidos...

No corpo de portas fechadas
Brilha tatuado um OPEN fosforecente
Convidando ao mais que profundo
Da trama noturna
Enquanto reviro
Em um canto de acaso
Os restos do dia
E as sobras dos atos
Buscando um pedaço sujo de futuro.

ON LIBERTY: Stuart Mill e a defesa da Liberdade


John Stuart Mill ( 1806-1873) é, sem dúvida, o mais expressivo expoente do liberalismo inglês durante a era vitoriana dada a repercussão de suas CONSIDERAÇÕES SOBRE O GOVERNO REPRESENTATIVO ( 1861). Mas é em sua obra anterior o ENSAIO SOBRE A LIBERDADE ( 1859) que encontramos a matriz de sua maturidade intelectual e, segundo penso, onde a contemporaneidade de seu pensamento se faz mais evidente para um leitor de inicio de milênio.
On Liberty é acima de tudo uma defesa da liberdade do indivíduo e de sua autonomia frente a potencialmente tirana “ditadura da maioria” personificada pelo Estado, o conformismo moral e religioso.
Cabe esclarecer que Mill foi um crítico da democracia de massas. Ao contrário da tendência a uniformidade da vontade comum, valorizou a diferença, a pluralidade e o conflito no jogo social, dado que a unidade de opinião, se não utópica, não é desejável ou dá conta da complexidade de nossa experiência de vida.
A diversidade é a essência da liberdade e a autonomia do indivíduo constitui uma esfera de não interferência para o Estado e a Sociedade. Esta premissa filosófica constitui uma verdadeira trincheira contra os perigos representados por todas as formas de tirania e totalitarismo e fundamentalismos que obscureceram a cultura e a política do século XX e ainda não parecem até o momento fora do incerto horizonte do século XXI.

“... À parte dos dogmas peculiares de pensadores individuais, há também no mundo como um todo uma crescente inclinação a exagerar indevidamente os poderes da sociedade sobre o indivíduo, tanto pela força de opinião quanto até mesmo pela força da legislação; e como a tendência de todas as mudanças acontecendo no mundo é de reforçar a sociedade e diminuir o indivíduo, esta invasão não é um dos males que tendem a desaparecer espontaneamente, mas, ao contrário, crescer cada vez mais terrível. A disposição da humanidade seja como governantes ou cidadãos, de impor suas próprias opiniões aos outros, é tão energicamente apoiada por alguns dos melhores e por alguns dos piores sentimentos inerentes à natureza humana, que quase nunca tal disposição é mantida sob controle por qualquer coisa que não seja desejo de poder; e como o poder não está diminuindo, mas crescendo, a menos que uma forte barreira de convicção moral possa surgir contra a desordem, devemos esperar, nas atuais circunstâncias do mundo, vê-lo aumentar.”


John Stuart Mill. Ensaio sobre a Liberdade./ tradução: Rita de Cássia Gondim Neiva.SP: Editora Escala, s.d, p. 32 et seq.)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

literatura inglesa xv


No cenário da poesia de língua inglesa, o nome do norte americano William Carlos Willians ( 1883-1963) ocupa um lugar de considerável destaque. Podemos considerá-lo o mais moderno de todos os poetas, pois ele foi inequivocamente o poeta do imediato e das sensações; da intimidade do real, traduzindo em poesia as inquietações e buscas que marcaram tão radicalmente a primeira metade do séc XX e seu microcosmos cotidiano.
Williams inventa uma nova fala em incomparável engenhosidade pragmática, uma fala que expressa profundamente a própria linguagem da América, a palavra em sua imediaticidade imanente .
Nas palavras do critico literário John Malcolm Brinnin

“Há aspectos característicos da fala americana em muitos níveis-regional, social, ocupacional, cultural; a ênfase fonética que os americanos dão a milhares de frases usadas em suas permutas diárias; expressões taquigráficas que significam um estado de espírito ou uma atitude- e que são nitidamente deferentes tanto das usadas pelos britânicos quanto das empregadas geralmente em literatura ou jornalismo. O poeta que pode ouvir essas expressões fuseladas, que pode captar a relação entre um pensamento e a mímica das palavras que o transmitem, deveria encontrar uma forma de usá-las. Quando Williams não tenta fazer de um método espontâneo uma fórmula limitadora, sua explicação da maneira pela qual trabalha é sucinta e esclarecedora: ‘... em alguns dos meus trabalhos tudo quanto tenho a fazer é transcrever a linguagem, quando ainda quente, falada com sentimento. Porque quando ela vem saturada de emoção, tende a ser rítmica, autêntica, inerente ao lugar em que está sendo usada. A batida ritma da linguagem saturada.’”

( John Malcolm Brinnin. William Carlos Williams/ tradução de Nair Lacerda. SP: Livraria Martins ( Coleção Escritores Norte Americanos); s/d.; p.62)

Mas qualquer coisa dita sobre a peculiaridade de sua poesia não esta a altura da experiência direta da singularidade de seus versos:

O GRANDE NÚMERO

Entre a chuva
E as luzes
Vi o número 5
Em ouro
Sobre um carro de incêndio
Vermelho
Correndo
Tenso
Desatento
Aos sinos de alarma
Aos uivos das sereias
Às rodas retumbantes
Através da cidade escura.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O IMAGINÁRIO CONTEMPORÂNEO E O REAL COMO DESAFIO

O roteiro teórico que define o imaginário contemporâneo é, em certa medida, o da peregrinação pelos subsolos de um querer absoluto e sem objetos que nos encanta a percepção na ausência de um quadro completo ou inteligível da realidade. A confusão daquilo que nos faz pensar, o imbróglio do acontecer de tudo, já não nos permite grandes sínteses conceituais.
Uma consciência unitária, uma totalidade sistêmica ou um mundo meramente ordenado e explicável, tornou-se hoje em dia, mais do que nunca, um mero vislumbre delirante de um estado de coisas utopicamente ingênuo frente a complexidade vertiginosa de um real que se esfumaça e se faz cada vez mais construção e fantasia coletiva.

cultura pós moderna e contemporaneidade


Publicado originalmente na Inglaterra em 1989, CULTURA POS MODERNA: INTRODUÇÃO AS TEORIAS DO CONTEMPORÂNEO de Steven Connor, permanece ainda hoje como uma referência significativa para os debates em torno do tempo presente inaugurados pelas formulações e polêmicas envolvendo a pauta de discussões aglutinadas em torno da Pós Modernidade.
O autor realiza um exaustivo balanço da condição pós moderna em variados campos: filosofia, literatura, cinema, TV, política cultural, cultura popular, vida acadêmica, etc. em um esforço para a compreensão dos desafios e possibilidades representados pela cultura contemporânea. Realiza ainda um balanço critico dos principais autores que entre os anos 70 e 90 envolveram-se no debate sobre a Pos Modernidade.
Cannor nos convida a uma avaliação crítica da cultura pós moderna em seu conjunto, de suas diversas linguagens, vislumbrando a possibilidade de uma ética político cultural que, indo além do pós moderno, seja capaz de dar conta da pluralidade global que cada vez mais define o tempo presente. Para o autor o que está em jogo é a necessidade, diante do abandono das meta narrativas universalistas e totalitárias, de estabelecer um quadro comum de concordâncias. Pessoalmente não sei até que ponto este consenso mínimo seria possível em um mundo cada vez mais definido pela afirmação ilimitada da diversidade, pela fragmentação cultural, mesmo que como seu contra ponto ganhem força os fundamentalismos e particularimos identidários.
Mas deixando o autor falar:

“ O esvaziamento do horizonte do valor universal leva no final quer a um acolhimento irracionalista da agnóstica da oposição- em termos mais simples, à adoção por falta de alternativas do princípio universal de que a força é o direito-; quer à complacência ingênua do pragmatismo, em que se supõe que jamais podemos fundamentar as nossas atividades em princípios éticos que tenham mais força do que simplesmente dizer “ este é o tipo de coisas que fazemos, porque é adequado para n´s” ( No final, na verdade, a opção pragmática sempre vai se transformar na agnóstica , por que só vai funcionar satisfatoriamente até que alguém se recuse a concordar com você ou a permitir que você discorde dele.) A análise e a política culturais pós modernas por certo marcam um estágio importante e, com efeito, provavelmente epocal, no desenvolvimento da consciência ética, no reconhecimento da irredutível diversidade de vozes e interesses. No entanto, como esse estudo tem tentado mostrar, essa análise cultural sempre corre o risco de se tornar cúmplice das formas cada vez mais globalizadas que buscam submeter, explorar e administrar- e, portanto, restringir violentamente- essa diversidade. A tarefa de uma pós modernidade teórica do futuro tem de ser ( sem dissipar suas energias em fantasias de marginalidade potentemente derrotada, nem estreitar-se num profissionalismo autopromotor e nem agir como legitimação cultural dos efeitos alienantes da “sociedade da informação” do capitalismo avançado) forjar formas novas e mais inclusivas de coletividade ética. Haverá quem veja isso como apenas mais uma recaída desfibrada no universalismo, mas não se trata disso: trata-se de um chamado para a criação de um quadro comum de concordância, único fator capaz de garantir a continuidade de uma diversidade global de vozes.”

(Steven Connor. Cultura Pós Moderna: Introdução as Teorias do Contemporâneo/ Tradução: Adali Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. SP: Edições Loyola, 4º ed., 2000; p. 198)

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

INTERPRETAÇÃO POETICA ONIRICA

Sonho a paisagem
De um quadro
Onde em um plano
Sobre outro
As cores devoram formas
Desafiando estéticas
No império das sensações
Que explodem
No mágico desregramento
Da percepção.
O que de fato sei nisso?
Abstração lírica
Ou delírio?

terça-feira, 27 de novembro de 2007

ARTE E CONHECIMENTO

O imaginário estabelecido pelos mitos religiosos e seculares que definem o imaginário ocidental nos proporcionam a cândida ilusão de que há sentido em tudo, de que tudo é passível de interpretação e significado, quando na verdade o mundo é apenas a consciência que temos dele.
Nosso tempo presente define-se sob o signo do não sentido, por uma incômoda imagem de um mundo que se torna cada vez menor, menos cogniscível, pela aventura da palavra e a magia de qualquer definição de verdade.O negativo, o virtual e o silêncio formam a trindade paradigmática de uma nova modalidade irracional de percepção do real onde aprendemos ou re aprendemos o conhecimento como o mais desafiador exercício artístico.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

CRÔNICA RELÂMPAGO XIV

Raramente nos damos conta do passar dos anos em nossas vidas, refletimos sobre as transformações e marcos biográficos que nos organizam as fases e ritmos da existência. Viver é um espontâneo e aleatório movimento de coisas, um fluir de mim mesmo no tempo e no espaço que molda o corpo e a alma no acumulo de pessoas e fatos...
Confesso que às vezes minha própria existência afigura-se como um gigantesco acontecimento sobre o qual não possuo qualquer domínio e impera o caprichoso acaso como arquiteto dos meus incertos caminhos. Reconheço-me mais nas pessoas que freqüentaram-me ao longo dos anos do que propriamente em meu próprio rosto.