terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

OZZY E AS ORIGENS DO HEAVY METAL


Em sua biografia, Ozzy Osbourne, uma das lendas vivas do heavy metal, faz um comentário bastante interessante sobre o gênero musical que lhe consagrou:

“ Hoje você ouve pessoas dizendo que inventamos o heavy metal com a musica “Black Sabbath”. Mas eu nunca dei bola para o termo “heavy metal” Para mim, não diz nada musicalmente, principalmente agora que temos o metal dos anos 70, o dos anos 80, dos anos 90 e o metal do novo milênio- todos completamente diferentes, apesar de falarem como se fosse tudo a mesma coisa. Na verdade, a primeira vez que ouvi as palavras “heavy” e “metal” juntas foi na letra de “Born to Be Wild”. A imprensa adotou o termo depois disso. Nos certamente não o inventamos. Até onde me lembro, éramos apenas uma banda de blues que tinha decidido escrever musicas de medo. Mas, ai, bem depois de termos parado de escrever musicas de medo, as pessoas ainda diziam:”Oh, eles são uma banda de heavy metal, então devem cantar coisas sobre Satã e o fim do mundo”. Por isso não gosto do termo.”

Não me lembro onde tocamos “Black Sabbath” pela primeira vez, mas posso garantir que me lembro da reação da platéia: todas as garotas saíram correndo do show gritando.

-Ei, o objetivo de se estar numa banda não é transar, em vez de fazer as garotas fugirem de medo?- reclamei para os outros, depois.

-Elas vão se acostumar- disse Geeze.”

(Ozzy Osbourne. Eu sou Ozzy/ tradução de Marcelo Barbão-SP: Saraiva, 2010,p. 94 )

Em linhas gerais, cabe ponderar que Ozzy refere-se aqui de modo negativo aos imperativos do rotulo e ao peso dos estereótipos que engendra e não propriamente ao “heavy metal” enquanto estilo musical.

Seja como for, a pluralidade de gêneros e sub-gêneros musicais abrigados sob o rótulo é realmente significativa. Talvez ao ponto de nos levar a questionar sobre o que define, afinal, o “heavy metal”. Se é que ele é passível de uma conceitualização muito rígida.

Poder-se-ia tomá-lo como um modo bastante especifico de se fazer musica undergraund inaugurado nos anos 70 por bandas como Black Sabbath, Deep Purple e posteriormente lapidado ou reinventado por bandas como Iron Maidem e Judas Priest nos anos 80.

Ozzy não esta errado ao dizer que o Sabbath não inventou o heavy metal. Eles inventaram o estilo, não o rótulo, que em si mesmo diz muito pouco.

Embora tudo isso possa parecer um pouco obvio para os fãs de heavy metal, não raramente damos tanta importância ao estereótipo “heavy metal” que perdemos um pouco o foco ao abordá-lo como fenômeno social e musical pouco sujeito a regras e definições muito fechadas.





Nenhum comentário: