terça-feira, 19 de dezembro de 2017

NOTA SOBRE JUNG E A MODERNIDADE

Ao pensar todo o desenvolvimento da cultura ocidental a partir de sua configuração pelo mito cristão, Jung estabeleceu uma leitura original da modernidade. Para ele o tema central da época moderna era o deslocamento do homem, enquanto imagem arquetipa, para o centro da consciência. Assim, o homem sentiu sua autoconsciência e seu envolvimento com o mundo material como uma experiência mais forte do que sua dependência de uma divindade onipotente. Tal processo encontra-se representado pelo drama alquímico que, de muitas maneiras, abriu o caminho para  conversão do homem a demiurgo de seu próprio mundo social através de uma natureza sacralizada e, ao mesmo tempo, passível de sua intervenção. Confrontado com seu próprio deus,  o homem surpreende-se capaz de intervir na criação substituindo este mesmo deus transformando a natureza. Emerge, assim, gradativamente o Homo Faber como imagem de um domínio da natureza e antropomorfização do mundo.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

DELINQUÊNCIA LINGUISTICA

Onde quer que estejam meus trapos verbais
Serei sempre este miserável
Que polui a face da escrita.

Sempre este provocador,
Destilando ódio e humor
Contra as cenas cotidianas
Das palavras abertas da ordem.

Aos amantes do bom dizer
E de boas  ideias de mundo,
Ofereço meu mais franco desprezo
Pelas regras  gramaticais,
Pela ordem de todos os discursos.

Não me engana qualquer disciplina,
Nenhum conceito  ou  verdade.
A linguagem selvagem, fechada sobre si mesma
Contra a normativa do sentido,
É minha trincheira de significação.

POR UMA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA?


Em seu Ensaio sobre o Homem, ao definir o Homem  como animal symbolicum, Ernest Cassirer lança as bases de uma antropologia filosófica fundado na individualidade humana como lugar de criação do próprio homem em sua universalidade. É como indivíduo que o ser humano configura sua própria experiência como espécie e, consequentemente, também com a constante incerteza sobre seu próprio futuro através do devir do tempo.

A linguagem, a técnica/instrumentos e as artes plásticas, inscrevem materialmente os símbolos nas praticas culturais. Isto é, a produção de artefatos cria a realidade através do qual o homem se inventa ou revela como animal symbolicum.

O imperativo da obra, do ato de criação produz seu criador. É expressão de uma rede de relações complexas entre o eu e o mundo, que conduz do signo ao símbolo, da natureza ao humano, do sensível ao abstrato.

O homem, esta questão demasiadamente tardia, como nos faz pensar Foucault em As Palavras e as Coisas, é um devir, uma sombra projetada pela imaginação, pela cultura como artificio da consciência através de suas formas simbólicas.


sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

FUGA

O dispositivo panóptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente […] A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente protegia. A visibilidade é uma armadilha” – Foucault, Vigiar e Punir

A indeterminação e o devir é tudo que saberão de mim.
Guardo o isolamento  como premissa do meu nomadismo,
das minhas rotas de fuga...
Dialogo com o aleatório e o inesperado
em um processo constante de desconstrução
de mim mesmo.
Nem mesmo sou idêntico a um eu 
nas tantas variantes de um rosto
que me assombra no espelho.

ETERNO RETORNO

Tenho vontade de voltar no tempo
E repetir tudo aquilo que fiz de mim mesmo.
Reescrever com as mesmas linhas tortas
Antigos erros,
Reviver acertos e vitórias
Na mais imperfeita imperfeição de ser.

Assim, seria feliz, sempre de novo,
Na perene eternidade do mesmo
Em gratuito e franco existir.
Sem propósitos e sem soluções
Seria inteiramente eu

Na profundidade rasa do meu querer. 

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

TEATRO SIMBÓLICO

Sou responsável pelo bem estar de um gato.
Isso é tudo que penso quando volto para casa,
Depois do trabalho, engasgado com o dia
E sujo de cotidiano.

Tenho um compromisso com a existência do meu gato.
Por isso não posso desistir deste existir artificial
E do fardo da civilização.

Preciso garantir a alegria do meu gato.
Este é todo o proposito que move agora
Meu mundo.
Tudo que faço é pelo meu gato....


PALAVRAS


segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

PALAVRA


LINGUAGEM E SINGULARIDADE

O indivíduo se define como tal através de sua interação com outros indivíduos, da co-habitação em uma realidade social onde as trocas humanas acontecem mediante a replicação de signos e símbolos que personificam experiências concretas.

É através das praticas discursivas que se estabelece nosso sentimento de realidade e a própria existência enquanto construção social e cotidiana. Como seres singulares somos quase apêndices desta experiência coletiva que nos envolve, que nos subordina a relacionamentos.

A inserção de um indivíduo no ambiente cultural formatado pelas praticas discursivas pode se dá de forma passiva, quando o indivíduo limita-se a reprodução mimética e normativa no uso dos signos e símbolos, ou ativa, quando o indivíduo é capaz de ressignificar estes mesmos signos e símbolos em suas práticas discursivas.

A literatura, e especialmente a poesia, formatam tais práticas não pragmáticas de forma privilegiada. Mas esta singularização do dizer é corrente em nosso cotidiano mais elementar. Cada um elabora espontaneamente um modo próprio de se expressar e selecionar temas e questões que passam a mediar sua relação com o mundo e com os outros.

Quando o individuo se dedica a desenvolver ou levar as ultimas consequências seu mais intimo discurso de mundo ele se torna psicologicamente mais ciente de sua singularidade, menos dado a reprodução acrítica do dizer de todo mundo. A linguagem se torna para ele uma força viva.