segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

POR UMA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA?


Em seu Ensaio sobre o Homem, ao definir o Homem  como animal symbolicum, Ernest Cassirer lança as bases de uma antropologia filosófica fundado na individualidade humana como lugar de criação do próprio homem em sua universalidade. É como indivíduo que o ser humano configura sua própria experiência como espécie e, consequentemente, também com a constante incerteza sobre seu próprio futuro através do devir do tempo.

A linguagem, a técnica/instrumentos e as artes plásticas, inscrevem materialmente os símbolos nas praticas culturais. Isto é, a produção de artefatos cria a realidade através do qual o homem se inventa ou revela como animal symbolicum.

O imperativo da obra, do ato de criação produz seu criador. É expressão de uma rede de relações complexas entre o eu e o mundo, que conduz do signo ao símbolo, da natureza ao humano, do sensível ao abstrato.

O homem, esta questão demasiadamente tardia, como nos faz pensar Foucault em As Palavras e as Coisas, é um devir, uma sombra projetada pela imaginação, pela cultura como artificio da consciência através de suas formas simbólicas.


Nenhum comentário: