quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

PÓS HUMANISMO

Coabitamos uma época
Dentro desta cidade
Imaginando entre nós
um mesmo sentimento de humanidade.

Mas somos tantos e tão diversos
Que pouco sabemos uns dos outros
Caminhando desfeitos em multidão.

Não somos irmãos
E nem mesmo exploramos
Os contornos do nosso próprio rosto.


Entre nós impera a solidão universal

ALÉM DO MUNDO-VERDADE

A grande ironia da contemporaneidade é que a realidade aprendeu  a rir de si mesma.  A ilusão aprendeu a verdade e nos surpreendemos perdidos em simulacros Agora aparência é profundidade. Ela é tudo que há de concreto diante da falência do mundo-verdade.

Só nos resta  a imaginação do lúdico, os paradoxos do jogo do significados e seus paradoxos.


segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

SIMULTANEIDADE E IMANÊNCIA

Me contento com prazeres pequenos e banais, com a experiência estética do efêmero. Exploro os mínimos detalhes do cotidiano, todas as possibilidades das coisas insignificantes.  A alegria é sutil em sua inconstância e não passa de um ponto de vista sem qualquer perspectiva. O eu nunca está no pleno comando da consciência e se forja nos usos e abusos compulsivos e aleatórios da experiência.

Procuro realizar a audácia do banal reconhecendo o outro que se insinua em meus atos como uma sombra, como desejo ou apetite que inspira cada gesto. Viver torna-se, então, vir a ser através dos objetos. Eu mesmo me faço objeto  do devir, do acontecer de tudo que me envolve como acontecimento. É como se todas as coisas juntas transcendessem suas peculiaridades, formando um abstrato campo de experiências sincrônicas.


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A LIBERDADE DAS PALAVRAS

A impecável defesa de uma tese qualquer recheada de referencias, comentários eruditos e citações diversas, estrutura enunciados pré definidos pela prisão de um discurso impessoal, de uma disciplina. Desde o inicio  ela define o que pode ser dito, faz-se limite entre o verdadeiro e o falso, entre o sustentável e o absurdo de uma narrativa.


Tudo que vai além disso é literatura. Não a literatura livresca e normatizada dos romances. Mas a literatura que inventa o estrangeiro, o continente selvagem da linguagem, onde o dizer não corresponde a qualquer coisa. A incerteza do significado, o paradoxo, é onde a linguagem ainda pode ser experimentada em liberdade.

O SER DA LINGUAGEM

O dizer nunca esgota a folha em branco,
Não se conforma a letra
Que não ultrapassa a margem da folha
Ou vence de vez o silêncio das vozes escritas.

O Ser da linguagem está na brancura
Da pagina solta,
Frequenta a utopia de uma gramática aberta.
Procura sempre o outro do texto
Que morre como livro.




sexta-feira, 24 de novembro de 2017

SOBRE FALAR E ESCREVER

Há algo de teatral no ato de falar e escrever. Comunicar-se é mais um exercício de expressão do que propriamente um intercâmbio entre o “eu” e o “tu”. È um ato solitário de linguagem onde nos relacionamos mais com os enunciados de um dado discurso que apresentamos do que propriamente com o receptor.


Nesta perspectiva, comunicar-se é solitário e pode ser considerado a variante, mesmo contraditória, do monologo. Afinal, a leitura e a escuta muito frequentemente apenas precariamente ecoam o objeto.  O diálogo é um luxo entre os seres humanos. 

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

SOBRE O VAZIO DA IDENTIDADE



Procedemos diariamente à encenação de nós mesmos como um rito de identidade (s). Mas são os outros quem nos define a persona, a trama e o próprio destino. Se a vida social é um teatro, um simulacro, nele não temos direito se quer a definição de nós mesmos.  Mas se fosse possível tal prerrogativa, seriamos capazes de nos  auto impor algum rosto que não fosse o simples esboço de nossas imprecisões?  


segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O JOGO DOS OPOSTOS DE NOSSA CONSCIÊNCIA DO MUNDO

Duas tendências opostas nos condicionam a existência: por um lado a vocação para nos conformar ao mundo como exterioridade, como norma coletiva. Em contrapartida, sofremos a tendência para experimenta-lo como um outro de si mesmo, enquanto interioridade subjetivada. Nosso bem estar depende de um equilíbrio entre estas duas tendências do movimento introjetivo da consciência das coisas.

O conformismo é a submissão natural ao bom uso do impessoal da linguagem como forma de inscrição no jogo social, o cultivo da individualidade é, de modo complementar, a codificação aleatória e subjetiva de todo material e experiência simbólica, a vocação para estabelecer arranjos próprios dentro do horizonte de uma perspectiva ou visão de mundo. Uma tendência tende a conformar-se a outra através do perigoso caminho do cultivo da verdade. Mas a única verdade que nos é realmente possível é o devir, a perenidade de todas as coisas. É neste ponto que as duas tendências devem coincidir.



SUBJETIVAÇÃO

Sou filho dos meus gritos
E sobra dos meus silêncios.
Metade de mim é imperfeita,
Outra metade é desejo.
Sou por inteiro
Feito de inacabamentos.
Parte de mim já se foi,
Outra nunca acontecerá.
Existo de modo impreciso
Entre a vontade e a representação
De um eu sempre em construção.