Este Blog é destinado ao exercicio ludico de construção da minima moralia da individualidade humana; é expressão da individuação como meta e finalidade ontológica que se faz no dialogo entre o complexo outro que é o mundo e a multiplicidade de eus que nos define no micro cosmos de cada individualidade. Em poucas palavras, ele é um esforço de consciência e alma em movimento...entre o virtual, o real, o simbolo e o sonho.
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
ROSTO
O que melhor define o corpo
É o rosto.
A paisagem da carne viva
No gosto das coisas,
no sentimento do outro
Que é o mundo
que através do olhar
Nos faz tudo
Entre ver e ser visto
Mediante o sentimento
E sentido da paisagem,
Como se fosse um quadro de carne.
É o rosto.
A paisagem da carne viva
No gosto das coisas,
no sentimento do outro
Que é o mundo
que através do olhar
Nos faz tudo
Entre ver e ser visto
Mediante o sentimento
E sentido da paisagem,
Como se fosse um quadro de carne.
sexta-feira, 10 de novembro de 2017
RETÓRICA
Entre quem escuta
e quem fala existe a regra,
O pré-dito no
silêncio que antecede a fala.
Existe mais do
que nós ...
O SENTIDO,
O vazio, o
acaso
E a memória.
Mas o corpo não
existe.
Ele simplesmente é,
Contra o ilegível
Que dorme
dentro
De qualquer
palavra.
CÉU AZUL
Este céu azul
não é o mesmo
Da minha infância.
Mas ainda me serve
Como matéria de sonhos
E a evasão
Que me reinventa criança
Contra todas as certezas do mundo.
não é o mesmo
Da minha infância.
Mas ainda me serve
Como matéria de sonhos
E a evasão
Que me reinventa criança
Contra todas as certezas do mundo.
O CORPO NA ALMA
O corpo preso à
alma das coisas
Inventa a
realidade compartilhada
Na prisão da
verdade.
Nada é absoluto
quando o absoluto
É relativo à
carne que pensa,
Que sente e
sofre significados
Gritando o
absurdo de tudo.
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
ARQUEOLOGIA DO SABER
Minha essência é ausência,
Uma falta de ser,
Que me define como um fantasma
Dentro de um espelho.
Digo apenas o que pode ser dito
E penso apenas o que pode ser pensado
A margem do ser da linguagem.
Sou o original e a cópia
De um discurso fechado.
Para mim quem é por que
Na arqueologia de Foucault
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
MATURIDADE INTELECTUAL
As molduras do
meus pensamentos estão gastas. Nem mesmo sei dizer se ainda penso, no sentido
de qualquer reflexão nômade, ou se apenas insisto em repetir velhas receitas
pseudo acadêmicas que já não me definem, que não dão mais conta de minhas tantas
inquietações.
Hoje sofro o
peso do tanto que ignorei, do pouco que considerei, e lamento a impertinente
tendência a me considerar alto suficiente, senhor dos meus próprios enunciados,
quando apenas me fartava de cultura livresca e requentada.
O tempo passa indiferente
aos quadros de pensamentos que decoram
nossas praticas cotidianas. Não é por acaso que a grande maioria não se ocupa
dos jogos do pensamento, não os pendura nas paredes da alma.
A verdade não
nos leva a nada além do inútil vicio da verdade. Mas aquilo que nos faz livres
são as dúvidas e inquietações que não se intimidam com a autoridade de qualquer
livro, que ignoram as molduras do pensamento, mas buscam a sua essência na
folha em branco.
segunda-feira, 6 de novembro de 2017
VIDA E EXPERIENCIA DO REAL
O vivido é o ponto de chegada da experiência
e não o seu ponto de partida. Pois aquilo que é vivenciado só ganha forma e
significado na medida em que é representado. Antes disso o vivido é puro e cego
reflexo do exterior, mero automatismo.
O vivido é um campo complexo da consciência
do real que não remete propriamente a ação e a sua experiência, mas aquilo que
lhe atribuímos posteriormente como significado. Posso simplesmente atravessar
uma rua visando chegar a algum lugar. Isso é diferente de atravessar
determinada rua, em determinado dia e ocasião. A valoração da experiência é o que
lhe define como tal no jogo simbólico da representação dos nossos próprios atos.
O QUE É UM ACONTECIMENTO?
Um acontecimento não se reduz a sua materialização como evento concreto. Pode-se dizer que é um processo em grande parte virtual. Mesmo que não definido por qualquer causalidade, mas pela simultaneidade de determinados eventos.
Como, afinal, poderia uma coisa acontecer fora da simultaneidade de tantos outros acontecimentos? A multiplicidade é sua característica mais elementar. Por isso pouco entendemos um acontecimento, pois geralmente não estabelecemos sua rede de relações, não percebemos que um acontecimento só é pleno na medida em que estabelece uma descontinuidade dentro de uma cadeia de eventos, criando uma situação inédita. Assim, um fato não é necessariamente um acontecimento, mas a continuidade de uma cadeia de eventos.
Um acontecimento não tem sujeito, é devir que liga um passado e um presente saltando para o futuro. Ele é uma singularidade que personifica o desdobramento da própria vida como movimento que nos ultrapassa, como algo que não se curva a nossa previsibilidade e muito menos a nossas apostas e certezas teleológicas. Fatos criam continuidades, acontecimentos inventam o inédito através da acausalidade.
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