O Primado da Percepção e Suas
Consequências Filosóficas é o texto de uma exposição realizada por Maurice
Merleau Ponty perante a Sociedade Francesa de Filosofia em 23 de novembro de
1946 e comentada, entre outros, por Hyppolite.
O texto inicia-se com o seguinte
enunciado sobre a percepção como modalidade original da consciência:
“ O estudo da percepção feito
sem preconceitos pelos psicólogos acabou
por revelar que o mundo percebido não é uma soma de objetos, no sentido em que
as ciências dão a esta palavra; que nossa relação com ele não é a de um
pensador com um objeto de pensamento e
que, enfim, a unidade da coisa percebida, a respeito da qual muitas
consciências concordam, não é
assimilável à de um teorema que muitos pensadores reconhecem, nem à existência percebida à
existência real.”
(Maurice Merleau Ponty. O Primado
da Percepção e suas Consequências Filosóficas. Campinas,SP: Papirus, 1990,
p.41.)
A partir de uma ponderação
fenomenológica da psicologia
experimental de sua época, especialmente informada pela Escola da Gestalttheorie,
Merleau Ponty propõe uma critica ao cientificismo e a filosofia
racionalista afirmando a importância do corpo na definição de nosso horizonte perceptivo. Ele transcende os limites do idealismo subjetivista e do positivismo objetivista
ou, simplesmente, da realidade formal. Afirma, assim, o primado da experiência
sobre a construção de conceitos , contrariando nossa tendência ao verbalismo abstrato e unilateralmente
racionalista.
Indo além da reflexão proposta pelo autor, acrescento que o "eu" esta longe de ser o centro da consciência. è o próprio corpo que desempenha tal papel através das percepções e a produção de uma imagética do real. Além deste seu condicionamento da percepção a fabulação de toda a experiência, cabe também considerar que o "eu" esta subordinado a grandezas impessoais de natureza e autônomas (arquétipicos) cuja manifestação escapa inteiramente ao seu controle e o condiciona.
Embora a noção de inconsciente e de psique objetiva legada pela chamada psicologia profunda seja inteiramente estranha a fenomenologia, alguns pontos de contato podem ser surpreendentemente estabelecidos. Como pretendo demonstrar em outra ocasião.