quarta-feira, 21 de julho de 2010

Monty Python SPAM legendas em portugues

NOTA SOBRE A INDIVIDUALIDADE E COLETIVIDADE


Quanto mais exploramos a obscura equação que nos  torna 
portadores de nossa própria singularidade, mais somos desafiados 
a lidar com o mundo como realidade vivida exteriormente e 
oposta/complementar a nossa espontânea imaginação de todas as 
coisas coletivamente vividas...
Tal antagonismo sustente a individuação da consciência  como um 
questionamento de nossas  irrefletidas mimeses...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

NOTAS SOBRE O COTIDIANO E O VAZIO DOS DIAS



A realidade é uma coletânea de absurdos onde aprendemos a fantasia como regra cotidiana...
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A náusea sartreana, o vazio consumido em cada dia de rotina, nos conduz ao absurdo de nossa singularidade ambígua entre os outros...
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Viver é um principio que se impõe através do esforço de cada dia...
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Acreditar em qualquer coisa além do mais profundo sentimento de si mesmo é um modo de se desfazer na concretude do  mundo...
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A realidade é a arbitrariedade compartilhada do absurdo...
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Nada busco ou espero do labirinto de cada dia...
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Danificada, a existência se acomoda a coletiva ilusão de si mesma...   

domingo, 18 de julho de 2010

NIETZSCHE E A DOENÇA DA SOCIEDADE



 289-Importância da doença
“O homem que jaz doente na cama descobre por vezes que geralmente esta doente de seu emprego, de seu negócio ou de sua sociedade e que por meio deles perdeu todo conhecimento racional de si próprio: tira essa sabedoria do ócio, a que sua doença o obriga.”
F.  Nietzsche. Humano, demasiadamente humano.tradução de Antônio Carlos Braga; SP: Editora Escala ( coleção Grandes Obras do Pensamento Universal- 42)    

Toda doença é um insólito deslocamento involuntário do mundo vivido, um modo de REdescobrir a si mesmo nas inércias de personas no mais profundo acontecer do corpo e descoberta das gramáticas de si mesmo...
Em poucas palavras, estar doente é um modo de REINVENTAR a si mesmo, contra os lugares comuns do cotidiano socialmente inventado e  estabelecido pelo inferno de todos os outros organizados em sociedade ...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

DIA DE INVERNO



Provisoriamente
Escrevo-me nas horas
Reinventando os limites
De um pacato céu de inverno.

Todos os tempos
Dissipam-se na paisagem
Fechada e cinzenta
Onde olhos despejam
Antigos afetos e frios
De esperanças sem tempo...

terça-feira, 13 de julho de 2010

AFORISMAS SOBRE O NÃO SIGNIFICADO DA VIDA



A vida é um labirinto de experiências sem direção ou sentido na intensidade do mais vivido imanente instante de cada dia...
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Vivemos do mínimo dado de ilusões da máxima experiência de existência em acontecer físico/psicológico...
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Viver é sonhar acordado a realidade como um ato de pensamento...
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Não existe satisfatória resposta ao porque da existência...
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A morte ér a estética da vida...
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Quanto mais tempo existimos em mundo, menos ele faz sentido em codificações biológicas...
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Eu não acredito em eternidades... ENFRENTO SEM RUMO MEU MEDO E DIÁRIO ACONTECER  DA MORTE...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O CORPO COMO PRINCIPIO


Em cada vazio
De instante e ato
Busco-me
No aleatório acontecer
De mero cotidiano,
Povoando  com sabores
O acaso de cada momento.
Mas pouco sei
De mim mesmo
No acontecer das coisas
Inventando sonhos
No se fazer do corpo
No qual existo em tempo,
Espaço, desejo
Enterrado nas múltiplas fantasias
De mim mesmo e dos outros...

domingo, 11 de julho de 2010

house para historiadores



Em seu clássico ensaio “SINAIS: RAÍZES DE UM PARADIGMA INDICIÁRIO”, o historiador Carlo Ginszburg, a partir da trípice analogia entre a critica de arte desenvolvida por Morelli, a psicanálise  freudiana e a técnica investigativa utilizada pela personagem de Sherlock Holmes, traça um original esboço do novo paradigma que, segundo ele,  afirmou-se no século XIX, mais precisamente na década de 1870-80.
Trata-se do método indiciário inspirado pelo modelo cognitivo fornecido pela semiótica medica, mas cujas raízes são demasiadamente arcaicas e remetem aquele que, segundo o autor,  talvez seja o mais antigo gesto da história intelectual do gênero humano: “o caçador agachado na lama, que escruta as pistas da presa”.
Em suas próprias palavras,
 “Por milênios o homem foi caçador. Durante inúmeras perseguições, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisíveis pelas pegadas na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de pêlos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barba. Aprendeu a fazer operações mentais complexas com rapidez fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira de ciladas.
Gerações e gerações de caçadores enriqueceram e transmitiram esse patrimônio cognitivo. Na falta de uma documentação verbal para se pôr ao lado das pinturas rupestres e dos artefatos, podemos recorrer às narrativas de fábulas, que do saber daqueles remotos caçadores transmite-nos às vezes um eco, mesmo que tardio e deformado.”
( Carlo Ginszburg. Sinais: Raízes de um paradigma Indiciário in Mitos, Emblemas e Sinais. SP: Companhia das Letras, p. 151)
Esta verdadeira gramática dos pormenores construída por gerações e gerações de caçadores, encontra-se  difundida em todo o mundo como uma forma milenar de conhecimento que, parafraseando o autor, une estreitamente o animal homem às outras espécies animais.
Seguindo os passos de Ginsburg, ouso afirmar que na época moderna tal modalidade de conhecimento ganhou um novo alento e significado com a decadência do pensamento sistêmico a partir do sec. XVIII, na medida em que se tornou possível, no plano do saber erudito, formular juízos sobre o homem e a sociedade a partir de sintomas e indícios.
Cabe  observar que o paradigma indiciário ou semiótico, tal como afirma  nosso autor, “penetrou nos mais variados âmbitos cognoscitivos, modelando profundamente as ciências humanas”, tanto quanto foi amplamente utilizado ao longo do séc. XIX para elaboração de “formas de controle social sempre mais sutis e minuciosas”.
 Em ambos os casos trata-se de uma redefinição do status do conhecimento na época moderna a partir do desenvolvimento de novas formas de saber “tendencialmente mudas”, no sentido de que suas regras não se prestam a formalização ou a transmissão de procedimentos pré determinados,  já que utiliza em sua essência o imponderável da intuição.
Se o historiador encontra-se familiarizado com tal paradigma indiciário através da chamada micro- história, o grande publico não raramente depara-se com ele através da ficção, seja personificada pelo clássico universo de historias de detetive, que nos remete mais do que qualquer outro aos casos  e aventuras do oitocentista  Sherlock Holmes, criado por  Sir  Arthur Conan Doyle,  ou, mais recentemente,  através de  séries de TV como CSI ou House MD.
O médico Gregory House, uma espécie de Sherlock Holmes da medicina, representa, ao meu ver, a mais complexa tradução do arquétipo do homem de ciências orientado por uma racionalidade indiciária. Sua vida resume-se ao seu oficio, ao ethos definido pela cotidiana instrumentalização do seu saber, que é também uma codificação da realidade e do mundo.
 A suposta falta de ética de House, sua aversão a autoridade e aos protocolos sociais, bem como sua inadequação á convencional persona do medico, são estratégias de distinção e  individuação em uma sociedade de massas, onde os vestígios individuais tendem a ser  empalidecidos ou apagados pelo existir coletivo, onde o micro universo do efêmero e do particular é mais revelador sobre a realidade do humano do que os discursos  e conceitos articulados pelos lugares comuns do trato social, dos diagnósticos convencionais da medicina mais ortodoxa, opções morais, valores ou sistemas de pensamento.

sábado, 10 de julho de 2010

ESCAPISMO E IMAGINAÇÃO


Escapo
Ao futuro e ao passado
Nas urgências do mero presente
Escrevendo o momento
No definitivo acontecer das coisas
Em mera existência...
Pouco me importa o amanhã,
O vazio lugar dos desejos
Que desenham o mais profundo
Do mundo
Como imaginação redentora...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

free and up


Não pertenço
A parte alguma
Do mundo.
Sou o livre acontecer
De mim mesmo
Na aleatória sucessão
Dos rostos
Que o tempo desenha ao acaso
No vazio de seus propósitos
Contra e através
Da pluralidade de meus eus...
O fato,
É que lugar algum me contem  no mundo
E só me esclareço no caos do  inatingível infinito....