Devora-me a urgência
Dos compromissos diários...
Enquanto imaginações
Freqüentam o sol poente.
Bastaria -me agora
A paz de um jardim inglês
Em manhã de branda chuva
E serena esperança.
Não quero mais que a calma
Do silêncio que me fala
No passar e passear do vento
Encantando ruas, luas
E sonhos....
Este Blog é destinado ao exercicio ludico de construção da minima moralia da individualidade humana; é expressão da individuação como meta e finalidade ontológica que se faz no dialogo entre o complexo outro que é o mundo e a multiplicidade de eus que nos define no micro cosmos de cada individualidade. Em poucas palavras, ele é um esforço de consciência e alma em movimento...entre o virtual, o real, o simbolo e o sonho.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
A INTIMIDADE DE UMA PRÉ-MANHÃ...
Deito sobre o silêncio
Que antecede o amanhecer
Sem expectativas
Para o dia que se anuncia.
Apenas me contemplo,
Em segredo de mim mesmo,
Disperso na paisagem
Do acontecer humano.
Deixo-me abandonado
Aos fatos,
Calado e abstrato,
No lugar nenhum
De reflexões e pensamentos
Íntimos...
Que antecede o amanhecer
Sem expectativas
Para o dia que se anuncia.
Apenas me contemplo,
Em segredo de mim mesmo,
Disperso na paisagem
Do acontecer humano.
Deixo-me abandonado
Aos fatos,
Calado e abstrato,
No lugar nenhum
De reflexões e pensamentos
Íntimos...
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
SOBRE O INDETERMINADO DO TEMPO PRESENTE
O tempo presente é, em indeterminados sentidos e sentimentos, algo que não cabe em qualquer conceito possível, um aprendizado da indeterminação do real. Talvez, o melhor modo de dizê-lo é a afirmação de que, em relação a ele, não cabem definições, apenas descrições do imediato e instantâneo ato de viver em palavras e imagens em dialéticas confusões...
O contemporâneo pressupõe uma identidade tão profunda entre pensamento e vida que a esvazia de todo sentido abstrato ou metafísico...
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
KISS
Olho nos olhos
Da noite
Procurando no escuro
O brilho de um rosto
Que se perdeu em meu disperso olhar.
Talvez eu nunca o reencontre.
Talvez ele nem tenha de fato
Existido...
Mas guardo nítido seu gosto
E a vontade de me fazer parte
De sua paisagem
Através do mundo contido
Na aventura de um beijo....
UM FRAGMENTO DE LUDWIG WITGENSTEIN...
“ A arbitrariedade das expressões lingüísticas.Seria possível dizer: uma criança tem naturalmente de aprender a falar uma língua particular mas não tem de aprender a pensar, isto é, ela pensaria espontaneamente, mesmo sem aprender nenhuma língua?
Mas, a meu ver, se ela pensar, então ela forma para si figurações e, em certo sentido, estas são arbitrárias, isto é, na medida em que outras figurações poderiam ter desempenhado o mesmo papel. Por outro lado, a linguagem sem duvida surgiu naturalmente, ou seja, é de presumir que tenha havido um primeiro homem que, pela primeira vez, exprimiu em pensamento definido em palavras faladas. E, além disso, toda essa questão tem caráter arbitrário, porque uma criança, ao aprender uma língua, só a aprende ao começar a pensar por meio dessa língua. Começa repentinamente; quero dizer: não há nenhuma etapa preliminar na qual uma criança já usa uma língua, usa-a, por assim dizer, para a comunicação, mas ainda não pensa por meio dela.
O processo de pensamento do homem comum trabalha certamente com uma m,istura de símbolos, dos quais os símbolos propriamente lingüísticos constituem talvez apenas uma pequena parte.”
( Ludwig Witgenstein. Observações Filosóficas. Selecionadas entre seus escritos póstumos por: Rush Rhees. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. SP: Edições Loyola, 2005, p.39 )
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
SOBRE A FILOSOFIA DE WITGENSTEIN II
A filosofia do segundo Wittgenstein pressupõe uma definição “complexa”... Segundo o próprio autor ela personifica a luta contra o enfeitiçamento de nosso entendimento pelos meios de nossa linguagem. Não possui, assim, uma função positiva, ou seja, a elaboração de uma concepção própria da existência ou do universo. Também não aspira a uma teoria da lógica ou da linguagem.
A filosofia, tão somente, coloca as coisas tal como são, não explica ou conclui nada. Assim, desempenha tão somente uma função terapêutica, ou seja, a de livrar os filósofos de seus problemas mediante a tomada de consciência dos seus preconceitos gramaticais.
Trata-se aqui, ao mesmo tempo, de uma retomada da filosofia critica de inspiração kantiana e de uma ruptura com o que convencionalmente se entendeu ao longo de toda tradição filosófica ocidental por filosofia...
Através da percepção de “ jogos de linguagem” Witgenstein tornou possível uma superação do método filosófico clássico assentado em definições, hipóteses, teorias e provas.
De certa maneira, sua filosofia é um sintoma da exaustão da tradição filosófica que se identifica, direta ou indiretamente com a tradição da modernidade e suas meta narrativas. A filosofia proposta pelo segundo Wittgenstein mais se aproxima da expressão artística e da experiência imediata da biográfica e socialmente vivida do que da racionalidade moderna configurada pelo modelo cognitivo das ciências naturais...
SOBRE A FILOSOFIA DE WITIGENSTEIN I
O pensamento de Wittgenstein constitui um dos mais representativos exemplos da nova concepção de filosofia emergente a partir da primeira metade do século XX inspirada pelo pragmatismo.
O desenvolvimento de suas reflexões compreendem duas fases distintas: a primeira representada pelo seu Tractatus Lógico- Philosophicus, originalmente publicado em 1921, e a segunda representada por suas Philosophical Investigations, publicada postumamente em 1953.
Em ambas as fases a preocupação central do autor é a compreensão das estruturas e limites do pensamento através da critica filosófica da linguagem. Mas enquanto o Tractatus nos oferece numa filosofia sistemática da linguagem fundada na análise logica do discurso factual, as Investigações, ao contrário, abandonam a posição segundo a qual a filosofia é uma investigação de um sistema objetivo, passando a compreende-la como uma luta contra a fascinação que certas formas de expressão exercem sobre nós. Assim, as palavras só tem significações na corrente diária do pensamento e da vida através das práticas dos jogos de linguagem.
Nas Investigações, portanto,Wittgenstein ocupa-se dos fundamentos do conhecimento factual de um ponto de vista epistemológico/ ontológico em detrimento do ponto de vista lógico/formal adotado no Tractatus.
Através dos jogos de linguagem o significado torna-se indeterminado, transcende a simples análise da expressão lingüística, diluindo-se nos múltiplos contextos de uso da prática concreta e social da linguagem, suas regras de uso cotidiano.
HUMAN CONDITION
Existimos
No pensar das palavras,
Submersos na diversidade
De imagens que traduzem
Em significados
O ilegível do mundo.
Buscamos atônicos
Migalhas de verdade,
Qualquer mínima certeza,
Ou inequívoco sentimento
De nos mesmos
Na fluida experiência
De todas as coisas
Em atos e pensamentos...
Mas nada
É suficientemente real...
domingo, 13 de setembro de 2009
SHAKESPEARE BY F.E. HALLIDAY
A bibliografia sobre Shakespeare é praticamente infinita, sendo impossível a um não especialista construir um satisfatório panorama dos temas e questões que envolvem o estudo de sua obra e biografia.
Aqueles que como eu fascinam-se com seu teatro e buscam mergulhar em seu universo como humildes diletantes, podem contar apenas com a sorte de esbarrar em algum titulo confiável que lhe sirva de guia em tão difícil empreitada.
Pessoalmente acredito que o volume da coleção “Vidas Literárias” sobre o velho bardo, de autoria de F. E. Halliday, é uma das mais competentes introduções ao complexo universo shakespereareano.
A principal característica deste ensaio biográfico é a sobriedade e rigor da narrativa que equilibra com maestria a experiência do mito, da obra e do homem nos oferecendo um convincente retrato do biografado. Neste sentido, certa passagem do aqui comentado ensaio me é particularmente significativa:
“Embora Shakespeare seja tão fugidio, porque tão multiforme, sempre mudando de um personagem para outro, seu espírito permeia as peças, e nós a lemos não só por sua poesia ou pelos personagens que nelas encontramos, mas pelo homem que ele foi. É isso, mais do que qualquer outra coisa, que as torna tão consoladoras. Nós as lemos por sua amável sabedoria, sua avassaladora e meridiana iluminação da vida, sua alegria e seu espírito, sua sanidade essencial: porque ele era o homem idealmente normal, cujas abrangentes faculdades estavam sempre perfeitamente afinadas e sintonizadas. Lemos Shakespeare porque ele é o homem que todos nós gostaríamos de ter como amigo.”
( F.E. Halliday. Shakespeare/tradução de Bárbara Heliodora. RJ: Jorge Zahar Editor, 1990, p. 120 )THE BACK TO THE FUTURE
Sou compelido a voltar,
Retornar as origens
Em buscas de significações
Perdidas
Que de algum modo
Conduzam meu eu
Á profundeza
De algum distante futuro...
Sou compelido a buscar
Entre meus tantos passados
Um traço de perspectiva
E destino
Em labirinto
Que me guarde ou aguarde
Além de mim mesmo
Em escuro canto e encanto
De mera existência...
Retornar as origens
Em buscas de significações
Perdidas
Que de algum modo
Conduzam meu eu
Á profundeza
De algum distante futuro...
Sou compelido a buscar
Entre meus tantos passados
Um traço de perspectiva
E destino
Em labirinto
Que me guarde ou aguarde
Além de mim mesmo
Em escuro canto e encanto
De mera existência...
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