terça-feira, 24 de maio de 2011

A ERA DOS INDIVIDUOS



“Mas nem uma pessoa, nem qualquer número de pessoas, tem permissão de dizer a outro ser humano de idade madura, que ele não deve fazer com sua vida para seu próprio benefício aquilo que escolhe fazer com ela.”

John Stuart Mill in ENSAIO SOBRE A LIBERDADE 

A mais crucial questão da contemporaneidade é a afirmação dos direitos individuais contra os arbítrios coletivos inspirados por princípios ou valores pretensamente universais ou de natureza “coletivista”.
Parto da premissa que em um cenário cultural definido pelo multiculturalismo e por uma pluralidade cada vez maior das escolhas e possibilidades de estratégias de construções biográficas, já não é mais aceitável que o individuo deva dar explicações “ a sociedade” sobre suas ações desde que estas não inviabilizem a fluidez latente  do jogo das sociabilidades que caracterizam o convívio humano.   
As “sociedades” pós industriais do sec. XXI alcançaram um estágio inédito civilizacional onde pela primeira vez tornou-se possível que a sociedade adéqüe-se ao individuo em vez do individuo adequar-se a “sociedade”... Nos encaminhamos cada vez mais para a transfiguração de todos os valores.     

Um comentário:

Koka Guerim disse...

O Zé Ramalho compôs com sabedoria: "Vocês que fazem parte desta massa, que passa dos projetos do futuro. É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber... E ver que toda esta engrenagem já sente a ferrugem lhe comer... Povo marcado, povo feliz... Vida de gado". Não nesta ordem, mas dei uma cantarolada por aqui, enquanto lembrava da música... Será que o indivíduo existe?