domingo, 22 de maio de 2011

A GUITARRA COMO MITO NA CULTURA SOCIAL DO ROCK AND ROLL: APONTAMENTOS

UM DOS GRANDES ESTERIOTIPOS DO ROCK É SUA ASSOCIAÇÃO COM A GUITARRA COMO UM EMBLEMA. TAL REPRESENTAÇÃO É UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL, UMA INVENÇÃO, PELO MENOS É O QUE SUPONHO PENSAM, PRINCIPALMENTE,  OS BAIXISTAS, QUE VALE A PENA INVESTIGAR.... 

Embora as primeiras guitarras elétricas tenham surgido nos USA nos anos 30 do último século, foi apenas nos anos 50, com a invenção  da guitarra de corpo solido e dos captadores, cujo grande marco foi  a comercialização em massa da Fender telecaster e  stratocater, que  se estabeleu um novo padrão para o instrumento que propiciou sua popularização.
Sem tal inovação técnica  Jimmy Hendrix ou Eric Clapton não teriam sido possíveis  como fundadores de uma nova codificação da cultura musical  do século XX que teria a guitarra como símbolo e expressão mais radical.

Neste contexto, pode-se dizer quer o CREAN foi a primeira banda a refletir esta nova tendência de afirmação da virtuosidade técnica em detrimento  dos conceitos e idéias personificados pela persona de uma banda ou seu caráter lúdico de mero enterterimento, significativamente, quase ao mesmo tempo que o lançamento do álbum  Are You Experienced? por Hendrix e uma banda significativamente bastante inorgânica.
 
Importante considerar também, que em fins dos anos 60 e inicio dos anos 70 o rock consolidou-se como uma sólida e lucrativa industria induzindo a uma maior profissionalização dos músicos e das rotinas de uma banda de rock em um contexto em que as questões políticas e ideológicas que marcaram o estilo principalmente na segunda metade dos anos 60 do sec. XX diluíam-se significativamente.  O próprio “poder jovem” e a estética psicodélica convertiam-se em uma linguagem de época ostentada em comerciais de TV e até personagens de desenhos animados como o até hoje famoso scobydoo. 

O fato é que a linguagem da guitarra elétrica, seus solos e outros recursos sonoros, ou nova "subjetividade estética", mesmo sem expressar toda riqueza da cultura musical e novo jeito de se fazer e viver musica introduzida pelo rock and roll, acabou se afirmando como seu mais perfeito símbolo. As razões disso não são tão obvias...

Nenhum comentário: