quarta-feira, 19 de agosto de 2009

MITO E INDIVIDUALIDADE EM C G JUNG


No prólogo à suas memórias C G Jung nos oferece preciosos indícios de sua singular concepção da individualidade humana. Para ele a autoconstrução de cada individuo pressupõe uma “projeção mitológica”, a imaginação como senha do principio de toda realidade cognoscível . O significado da vida revela-se, assim, como uma experiência de fantasia e, por isso mesmo religiosa de um modo que contradiz e transcende toda religiosidade tradicional... o individuo como arquétipo é a essência da experiência mitológica...

“ Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou. Tudo o que nele repousa aspira a tornar-se acontecimento, e acontecimento, e a personalidade, por seu lado, que evoluir a partir de suas condições inconscientes e experimentar-se como totalidade. A fim de descrever esse desenvolvimento, tal como se processou em mim, não posso servi-me da linguagem cientifica; não posso me experimentar como um problema cientifico.


O que se é, mediante uma intuição interior e o que o homem parece ser sub specie aeternitatis só pode ser expresso através de um mito. Este último é mais individual e exprime a vida mais exatamente do que o faz a ciência, que trabalha como noções médias, genéricas demais para poder dar uma idéia justa da riqueza múltipla e subjetiva de uma vida individual.


Assim, pois, comecei agora, aos oitenta e três anos, a contar o mito da minha vida. No entanto, posso fazer apenas constatações imediatas. Contar histórias. Mas o problema não é saber se são verdadeiras ou não. O problema é somente este: é a minha aventura a minha verdade?”

( C.G.JUNG. Memórias, Sonhos e Reflexões/tradução de Dora Ferreira da Silva. ERJ: Editora Nova Fronteira 20° ed, s/d.)

Nenhum comentário: