sábado, 14 de fevereiro de 2009

AGE OF AQUARIUS NOW ?


When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars
This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!Aquarius!

Música "Age of Aquarius" do musical "Hair"- 1960


Uma das imagens utópicas do século XX que permanecem presentes no imaginário desse novo milênio é o mito da era de aquário. Alguns astrólogos fixaram seu inicio em 4 de fevereiro de 1962, outros em 20 de novembro de 2001, alguns acreditam que vivemos em um longo período de transição da era de peixes, identificada com o cristianismo, que só terminará em 2620. Nesse 14 de fevereiro, entretanto, segundo alguns outros, uma vez que a Lua em Libra entra na sétima casa de relacionamentos, Júpiter e Marte estão alinhados em Aquário na décima segunda casa, estaremos entrando na Era de Aquário NOW.
Controvérsias a parte, o fato é que o mito personifica a ansiedade por uma renovação universal, pelo marco zero de uma nova época que nos permita transcender as inquietações, ansiedades, medos, ameaças, incertezas e impasses do tempo presente. Trata-se de um modo de coletivamente domesticarmos e domarmos o fluxo caótico do tempo e teleologicamente construirmos a vida segundo nossas mais nobres idealizações.
O mito de aquário, particularmente, parece apontar para uma versão esotérica do Iluminismo já que o signo é associado a conhecimento, intuição e progresso. Assim, insinua uma espécie de releitura ou “correção” dos rumos da civilização ocidental a partir de um aperfeiçoamento técnico, cientifico, intelectual e ao mesmo tempo intuitivo sem precedentes.
Não sou capaz de apreender satisfatoriamente todas as implicações deste mito otimista sobre o futuro e potencialidades humanas. Afinal, a vida é sempre complexa e cheia de contradições e não vislumbro nenhum outro caminho além da experiência mágica da auto descoberta e complexidade cada vez maior da consciência individual. Mas tal imagem é totalmente compatível com o mito de aquário...

Nenhum comentário: