Defendo a tese de que o rock and roll, enquanto sub cultura urbana, característica que lhe aproxima e afasta do jazz, considerando o papel sócio cultural deste ultimo nos anos 20 e 30 nos USA, contou para sua construção enquanto cultura social, definitivamente com as possibilidades e recursos estabelecidos por certas inovações tecnológicas que transformaram significativamente o imaginário e hábitos culturais no contexto da sociedade massificada do pós guerra.
Penso particularmente mais na difusão da cultura televisiva do que propriamente na radio difusão que fora essencial ao rock dos anos 50, mas limitada para as codificações do cenário social e industrial do rock, principalmente, a partir dos anos 70.
Uma singular passagem de AS ORIGENS DA PÓS MODERNIDADE de Perry Anderson parece corroborar minha tese:
“Comercializada a partir dos anos 50, a televisão só adquiriu importância maior nos anos 60. Mas enquanto a imagem era só em preto e branco, o veículo manteve uma marca de inferioridade apesar de suas outras vantagens, como se fosse ainda uma enteada atrasada do cinema. O verdadeiro momento de sua ascendência só veio com a chegada da televisão em cores, que se generalizou no Ocidente no inicio dos anos 70, desencadeando uma crise na industria cinematográfica, que ainda sofre os efeitos nas bilheterias. Se há um isolado divisor de águas tecnológico do pós moderno, ei-lo. Se compararmos o cenário que criou àquele do inicio do século, a diferença pode ser captada de forma bem simples. Outrora, em jubilo ou alarmado, o modernismo era tomado por imagens de máquinas; agora, o pós modernismo é dominado por máquinas de imagens. Em si mesmos, o parelho de televisão e o terminal de computador com que eventualmente se fundirá são objetos peculiarmente vazios-zonas nulas dos interiores domésticos ou burocráticos que não apenas são incapazes como “condutores de energia psíquica” como tendem a neutraliza-la. Jamenson constatou isso com uma força que lhe é característica: “essas novas máquinas podem se distinguir dos velhos ícones futuristas de duas formas interligadas: todas são fontes de reprodução e não de ‘produção’ e já não são sólidos esculturais no espaço. O gabinete de um computador dificilmente incorpora ou manifesta suas energias específicas da mesma maneira que a forma de uma asa ou de uma chaminé”
Por outro lado, embora tenham imagens resistentes, as máquinas despejam uma torrente de imagens com cujo volume nenhuma arte pode competir. O ambiente técnico decisivo do pós moderno é constituído por essas “cataratas de tagarelice visual”.
Perry Anderson. As Origens da Pós- Modernidade. Tradução: Marcus Penchel, RJ: Zahar, 1999, pg. 104/105
Diferente do autor, que nenhuma virtude percebe nas novas codificações do real inauguradas pela cultura televisiva e, posteriormente, pelo computador, creio que as novas codificações do real introduzidas por tal cultura foram fundamentais para transformar nossa imagem de mundo, complexibiliza-las de um modo inédito. A proliferação de imagens, o imediatismo de sua experiência direta, transformou e transforma ainda hoje sensibilidades... Ver os Beatles ou os Stones na TV foi ao longo dos anos 60, ou Led Zeppellin e Black Sabath nos anos 70, só para dizer alguns exemplos, uma “novidade” na época sem qualquer procedente. Questão que espero posteriormente aprofundar.