terça-feira, 24 de abril de 2018

FRAGMENTO , TOTALIDADE, DIVERSIDADE, DEVIR....


As variantes do meu próprio rosto dizem a multiplicidade de discursos que estruturam minha consciência das coisas. Trata-se de uma totalidade informe de  representações e significados. É quase uma miragem onde o eu se torna uma função abstrata do corpo, um artifício da consciência inserida no mundo, nesta complexidade de fenômenos diversos  que só podem existir enquanto experiência e imanência. Mas há sempre algo que escapa a percepção, que se afirma como um fora de nós que, entretanto, nos contém.

A finitude não se traduz apenas no perene de nosso acontecer em mundo, mas também na incapacidade de apreender a multiplicidade em toda sua radicalidade enquanto acontecimento de todas as coisas. Sabemos sempre menos do que “aquilo-que-é” em  nossas fórmulas analíticas. Nos ocupamos dos detalhes, pois somos nós mesmos detalhes na paisagem/totalidade informe e multifacetada.  A simultaneidade e o aleatório das diversas estratégias de combinação dos fatos e coisas apresenta-se para nós como algo misterioso, pois dispensa toda orientação teleológica, toda ilusão de significado.

O múltiplo é movimento e devir...

O LADO DE FORA DO PENSAMENTO


Dentro de todo discurso existe um fora do enunciado que transborda os signos. É a experiência do sentido como uma metafísica do dito que simula o sensível no abstrato da convicção. O pensamento é fisiologia, uma maquinação biológica, um modo de acontecer dos nossos corpos que a própria natureza não explica.

Toda narrativa é um ato de vida, uma estratégia de subjetivação que nos mobiliza de forma múltipla. O cérebro inventa o simulacro do pensamento. Ele é o próprio lado de fora do pensamento.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

COMPLEXOS, SIMULACROS E CONVICÇÕES



Os complexos afetivos possuem um grau de autonomia relativo em relação ao ego, que inscreve-se em um complexo egóico, enquanto centro da consciência. Podemos defini-los, em termos bem gerais, como um conjunto de imagens e ideias significativas ou com grande carga afetiva estruturados em torno de um arquetípico. Podemos aplicar a teoria dos complexos não apenas a dinâmica da personalidade individual ( como uma totalidade múltipla e dinâmica), como também a grupos de indivíduos que aderem a esta ou aquela profissão de fé religiosa ou ideológica. 

A vida psicológica é um encadeamento de incidentes desconectados que são arranjados teleologicamente pela ação dos complexos. Jung desenvolveu a teoria dos complexos a partir de seus estudos experimentais com associação de palavras realizados na primeira década do século XX.

Apropriando-me muito livremente de sua teoria diria que é o encadeamento e estruturação de nossa economia afetiva, através de um fluxo de imagens, conceitos e fantasias, que definem nossas opiniões mais corriqueiras e experiências, inclusive nossos arquivos minemônicos. Por isso, de modo geral, é muito difícil separar nossas opiniões dos afetos. Opiniões são agenciamentos e não escolhas racionais, a experiência arquetípicos definem a existência como simulacro através da autonomia dos complexos.



quinta-feira, 19 de abril de 2018

EXISTÊNCIA E DEVIR

Criamos inventando fugas
Ou estratégias de evasão.
Nossa consciência é essencialmente descontente,
Transitória, sensual e inquieta.
Pode-se mesmo dizer: inadaptável.
Busca sempre o inédito,
O impossível,
Contra o imediatamente dado.

Criar é afirmar a impermanência das coisas,
Fazer fluir a existência,
Como exercício constante de deslocamentos.


COISAS ENTRE COISAS ATRAVÉS DAS COISAS

Há algo de desconcertante em experimentar a existência como um acontecimento sem substância, como um acontecer de coisas múltiplas sobre as quais não possuímos qualquer controle. Somos também um corpo/coisa composto por múltiplos acontecimentos inseridos na paisagem múltipla do mundo. A realidade é território e movimento, é um encadeamento de coisas/acontecimentos.


Não se trata, portanto, de saber quem ou o que somos, mas de saber o que nos acontece entre tantos acontecimentos coisas.

terça-feira, 17 de abril de 2018

COORDENADAS ABSTRATAS


Procuro adivinhar a longitude e a latitude de um pensamento, sabe-lo em movimento, como um corpo abstrato e concreto em constante mutação, multiplicação, inventando afetos durante seus abstratos deslocamentos; sua forma e formação, florescem na paisagem da consciência. Definem um ponto/coordenada onde significante e significado conectados desenham uma conjuntura, um enunciado impessoal e abstrato onde, por mais intimo que me pareça, não guarda qualquer traço de subjetivade ou relação com a concretude das cosias.


OS ABISMOS DA COMPREENSÃO


É possível tocar com os olhos,
Ver com os pensamentos,
E compreender com a imaginação.

Eis aqui  a mais profunda forma de entendimento:
O mergulho na sombra dos conceitos
Até que o conhecimento embriague o corpo
E desenhe palavras transparentes
Fazendo do lado de fora do mundo
Nossa mais íntima confissão.


segunda-feira, 16 de abril de 2018

A PRECARIEDADE DO ENTENDIMENTO


O exterior é o ver.
O interior é o visto.
Entre os dois
Existi um sentir 
Que dentro de nós
Escreve a imagem.

Mas tudo que podemos
É reduzi-la a signos,
Rabiscar o ilegível
Através de frágeis enunciados
que não compõem um olhar
ou inventam um quadro.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

DEVIR E SIMULACRO


A circulação vertiginosa de signos que se replicam, que se modificam e multiplicam até o limite da saturação, estabelece esta grande rede de significações verbais e não verbais em  que se transformou a sociedade. A vida é cada vez mais o seu  duplo virtual, seu simulacro.

Somos objeto de nossos enunciados, de nossas fantasias e imagens de mundo. Somos um eu que já não é mais cogito, pois o devir rasga o ser por dentro. Tudo é movimento cego em um espaço que é o próprio tempo.

Escrevemos a vida como cartografia, como rizomática fantasia coletiva que através de nossos corpos inventa a imanência.


HETEROPIA



O pensar espacializado,
Materializado no corpo
Como movimento e fuga,
Desvela a geografia de nossa existência.

A vida é paisagem e cartografia
Que exploramos em espaços/pedaços de tempo.