sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

MEUS TANTOS EUS

Afogaria o tempo
se pudesse
e misturaria todos
os meus eus
em um único rosto,
para respirar o fundamental
de todas as virtuais versões
de mim mesmo
ao longo da existência.
Pois sei que sou múltiplo
e indiferente a minha própria
pluralidade.
Ignoro as multidões
que me definem internamente.

Pouco me  conheço.

DESAPARECIDO

Existo em tempo e espaço,
em carne e osso,
indiferente a abstração da humanidade.
Meu futuro é incerto,
meu caminho raso.
Não me procurem em meus passos,
pois não estou em parte alguma,
desapareci em mim mesmo.


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

DEVIR E REALIDADE


Não ama a verdade
Quem cultiva certezas
E cristaliza o mundo
Em realidades.
Tudo é devir,
Quase existência,
Movimento da vontade
Em ascendência,
Em busca do simples sentimento
De que tudo é perecível,
Provisório e incerto
Quando tratamos do humano.
Perceber das coisas vividas
E sentidas

É  um ato de plena incerteza....

LEMBRE-SE SEMPRE QUE A HUMANIDADE NÃO É LÁ GRANDE COISA

Tenho desejos simples e banais como todo mundo... Mas isso não é tudo.

Somos seres relacionais. A própria identidade pessoal é uma rede de relacionamentos entre imagens que nos configuram o real e tornam possível uma auto imagem que, por mais intima que nos pareça, não passa de uma construção social.
Mas o modo como tecemos significados é uma equação singular que nos faz únicos.

Não que isso signifique muita coisa diante das infinitas possibilidades do se fazer indivíduo.

Estou aqui a devagar sobre minha própria condição humana no singular e, admito, não encontro qualquer resposta satisfatória para o dizer de minha finitude.

As vezes penso que sou apenas um insignificante acidente no universo. Algo sem qualquer consequência e destinado a simplesmente desaparecer com a mesma banalidade com que me tornei possível um dia.
Penso em todos os não nascidos. Das possibilidades perdidas de pessoas que nunca aconteceram e que, no entanto, não fazem a mínima diferença, não são “uma ausência”. O mundo não mudaria se eles tivessem sido possíveis.

Não pretendo chegar a lugar algum com esta prosa solta e rala de sentido.

A questão aqui é elementar: a existência humana não é uma questão de valor.  É apenas um acontecer sem qualquer sentido e, qualquer leitura que fizermos disso, deve  fugir a vaidade natural de nos colocarmos como algo valioso na face da terra.
A humanidade não é grande coisa. Aceite isso e seja aquilo que te cabe ser.


sábado, 2 de janeiro de 2016

UM ENCONTRO COM A VIDA


Somos todos solitários
E embriagados
Pelos fatos imediatos
De nosso interagir coletivo.
Somos vazios em nossos egos inflados
Na reprodução do grito social
E domesticado de vidas desencontradas
No cotidiano da multidão silenciosa.

Mas queremos apenas respirar a vida
Na mais perfeita singularidade dos atos.
Queremos ser livres,
Delirantes em desejo errante,
Quando não somos mais do que o vazio,
O coletivo,
Que nos escraviza a sociabilidade dos fatos.

Somos todos culpados
Pelo saudável crime de nós mesmos.
Mas nossos rostos só existem no espelho.

Pois então que seja!
Há mais infinitos em meus olhos
Que em um céu azul e claro
Que define o  sentimento diurno de um novo dia.
Vamos ser pragmáticos:
Tudo que nos falta ainda
É um encontro com a vida,
Com a poesia de cada um
Através dos outros.

Somos todos solidários....

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

DIANTE DO VELHO ANO NOVO

Contemplo meu tempo
E suas ruínas
Buscando um tesouro,
Uma felicidade,
Entre os escombros
Dos meus antigos dias.

Talvez o passado
Me responda ao futuro.

Quem sabe eu não veja
O essencial das coisas....
Quem pode dizer qualquer ventura
Com uma boa dose de certeza?
Quem pode inventar uma nova quimera?

Os anos passam e eu me encolho.
Espero pouco,
Quase nada.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

INDIVIDUALIDADE E SIGNIFICAÇÃO DO MUNDO

Individuar-se é essencialmente opor-se a coletividade e considera-la de um ponto de vista singular na medida em que nos tornamos cada vez mais conscientes da vida social. Na pratica isto significa o desenvolvimento de uma capacidade de abstração frente o existir ordinário que tem por consequência uma estetização da vida.

A individualidade é a obra de arte da consciência diferenciada, um processo que não tem propriamente uma meta, pois se estabelece como devir. Viver como os outros não vivem só é possível na medida em que  recodificamos o mundo a partir de exigências que não são ditadas pela coletividade, mas profundamente construídas a partir de nossas tendências e aspirações mais subjetivas.

Artistas e pensadores tendem a individuar-se justamente  porque fazem da realidade a matéria prima de uma releitura do real que não seria possível a qualquer outro individuo e que os torna inaptos a viver como todo mundo. Pois eles tem algo de peculiar a dizer sobre sua condição humana  enquanto os demais são apenas capazes de personificar e viver de acordo com o ethos social de sua época e sociedade.

È quando nos sentimos subtraídos dos outros, incapazes de viver como todo mundo e desafiados por um profundo sentimento de vazio e insignificância que nos lançamos a construção daquilo que nos é intimamente decisivo em termos psicológicos e ontológicos.

Nos tornamos,m assim, nossa própria ficção, nossa intima matéria prima e de muitas maneiras buscamos dar voz aquelas fantasias mais profundas que nos sustentam a vida.
Poucos são capazes de tal façanha.





terça-feira, 29 de dezembro de 2015

DO IDEALISMO HEGELIANO AO FIM DE TODAS AS CERTEZAS: BREVE DEBOCHE PSEUDO FILOSÓFICO


O sistema idealista hegeliano assinala o fim da filosofia dos conceitos e da metas narrativas filosóficas. O titulo preliminar de sua Fenomenologia do Espírito era muito sugestivamente “ Ciência da experiência da consciência”, o  buscava descreve o caminho percorrido pela consciência coletiva  através da sucessão dialética de várias figuras da experiência que culminariam no Saber absoluto, na adequação do sujeito a verdade do objeto.
 Na Fenomenologia Hegel procura descrever, enquanto caminho e sistema o percurso da cultura ocidental de modo absurdamente otimista.
Atualmente, mais do que nunca, estamos distantes  da universalidade e do consenso racional sonhados por Hegel em sua apologia do sujeito histórico.  Schopenhauer, que o tinha por pessoal desafeto, não é por acaso hoje em dia mais popular e atual do que o velho e prestigiado professor de Iena.
Mas a questão aqui não é o Idealismo Hegeliano, mas a opacidade do mundo em que vivemos e que já não permite mais metanarrativas que lhes imponham  um sentido ou significado que abrande nossas incertezas de consciência. Anacronismos e reducionismos  a parte, depois da barbárie do século XX e da II Grande Guerra, Hegel só pode ser rotulado de comediante.
Todas as nossas melhores apostas no processo civilizatório e no futuro da humanidade só são sustentadas pelas mentes mais ingênuas que buscam ignorar a desconstrução de tudo aquilo que a uns duzentos anos nos parecia promissor, como o progresso material e otimistas codificações de uma  realidade inteligível e racional.
Hoje, tudo que sabemos, muito resumidamente, é que o mundo não faz sentido...


HABITAÇÃO

Caso necessário fosse
Partir agora,
Abandonar tudo
E  me perder no mundo
Por qualquer razão,
Levaria comigo
Apenas alguns livros
E o velho computador.
Do que mais eu preciso
Se dentro de mim habita
Toda a minha realidade?
Sei que nenhuma paisagem
Mudará quem eu sou
Nesta ignorância das coisas
Tolas que me surpreendem

A cada manhã.

domingo, 27 de dezembro de 2015

VONTADE DE INFÂNCIA

Gostaria de poder provar as ingênuas certezas de uma criança,
Me fechar em um mundo simples e seguro
Onde o encanto da vida seja mais forte
Do que o perene   desabrigo da existência.

Gostaria de provar a felicidade ingênua de um pequeno infante,
Mesmo se por um dia apenas.
Pois sei eu que o mundo é vasto
E que o tempo não me espera.

Preciso sonhar um pouco.
Me livrar de todas as filosofias e duvidas
Para  provisoriamente apagar os abismos
Que me sustentam os pés cansados.
Preciso de uma noite para sonhar intensamente
Abraçado a um céu estrelado.