Há tantas formas de viver
Quanto pessoas
No mundo,
Tantos psicodélicos sentidos
Brincando o real de cada dia
Que é impossível pensar
Alem das melancolias.
Tudo no mundo
É uma questão
De saber o intimo infinito
Que nos leva
A ser em intensa singularidade.
Tudo é aposta em imaginações,
Acasos e ilusões de vida.
Este Blog é destinado ao exercicio ludico de construção da minima moralia da individualidade humana; é expressão da individuação como meta e finalidade ontológica que se faz no dialogo entre o complexo outro que é o mundo e a multiplicidade de eus que nos define no micro cosmos de cada individualidade. Em poucas palavras, ele é um esforço de consciência e alma em movimento...entre o virtual, o real, o simbolo e o sonho.
domingo, 18 de maio de 2008
LIMITES ABERTOS
Não sei que finito
Se faz
No acaso mágico
Dos meus infinitos
Caminhos.
Preocupa-me
Apenas
O dia seguinte,
Incerto e planejado.
Depois disso
Vejo apenas
O limite
Entre a rotina
E o sonho.
Se faz
No acaso mágico
Dos meus infinitos
Caminhos.
Preocupa-me
Apenas
O dia seguinte,
Incerto e planejado.
Depois disso
Vejo apenas
O limite
Entre a rotina
E o sonho.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
DESCONSTRUÇÃO
Certezas correm ébrias
Entre esquecimentos
E abismos
Buscando discursos híbridos
Entre babeis de fé.
Uma ilha em meu caminho
Traduz a vida
Em avessos de significados.
Pois todo dizer
Do mundo
É um apagado tentar
Desdizer algo
Em paisagens de caos.
Entre esquecimentos
E abismos
Buscando discursos híbridos
Entre babeis de fé.
Uma ilha em meu caminho
Traduz a vida
Em avessos de significados.
Pois todo dizer
Do mundo
É um apagado tentar
Desdizer algo
Em paisagens de caos.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
SINATRA: O MITO 10 ANOS DEPOIS...
Flank Albert Sinatra foi o cantor mais expressivo da América do pós guerra, a encarnação viva do american way of live, do self made man e, de algum modo, um ícone que nos permite ler as sensibilidades que definem em parte o séc. XX. Nos anos 50, era sua voz, the voice, que embalava os sonhos e emoçõesda ingênua rebeldia da chamada “juventude transviada” através de um misto de swing, sensualidade, romantismo, humor, melancolia e irreverência, em um momento em que a musica popular se consolidava, através da conversão em uma poderosa industria, em uma presença marcante e significativa no cotidiano dos indivíduos, seja como pano de fundo ou como trilha sonora de suas próprias vidas.
Embora avesso ao rock and roll, cabe registrar que foi justamente Sinatra que em 1960, no episódio final de seu programa de variedades para a TV americana, The Frank Sinatra Show, que recebeu o jovem Elvis Presley, então recém chegado aos Estados Unidos após a conclusão de seu serviço militar.
Também é digna de nota sua ótima versão de uma das mais belas cançãos dos Beatles, Something, by George Harrison e, por que não, as divertidas e heréticas versões de um de seus maiores sucessos, My Way, pelo Sex Pistols e, posteriormente Nina Hagen.
O que realmente importa é que dez anos após sua morte a memória e o gramour de Sinatra ainda seduz nossas imaginações e sensibilidades intensa e profundamente. The Voice ainda é um dos maiores símbolos da cultura ocidental.
Arnold Shaw na overture de sua biografia sobre o cantor, escrita em fins dos anos 60 e muito propriamente intitulada Sinatra: Romântico do séc. XX, assim define esse complexo e contraditório homem que se fez voz e mito:
Embora avesso ao rock and roll, cabe registrar que foi justamente Sinatra que em 1960, no episódio final de seu programa de variedades para a TV americana, The Frank Sinatra Show, que recebeu o jovem Elvis Presley, então recém chegado aos Estados Unidos após a conclusão de seu serviço militar.
Também é digna de nota sua ótima versão de uma das mais belas cançãos dos Beatles, Something, by George Harrison e, por que não, as divertidas e heréticas versões de um de seus maiores sucessos, My Way, pelo Sex Pistols e, posteriormente Nina Hagen.
O que realmente importa é que dez anos após sua morte a memória e o gramour de Sinatra ainda seduz nossas imaginações e sensibilidades intensa e profundamente. The Voice ainda é um dos maiores símbolos da cultura ocidental.
Arnold Shaw na overture de sua biografia sobre o cantor, escrita em fins dos anos 60 e muito propriamente intitulada Sinatra: Romântico do séc. XX, assim define esse complexo e contraditório homem que se fez voz e mito:
“ O atrativo de Sinatra como um romântico do século XX provem de um grupo de contradições. Na hierarquia de nossos símbolos do sexo e deuses do amor, ele tem sido o amante torturado, tão vulnerável quanto triunfante, magoando e sendo magoado. Se continha muito de Balzac, cuja bengala trazia a inscrição: “Seja o que for que me atrapalhe, eu esmago”, também havia nele qualquer coisa de Kafka, que gravou em sua bengala: “Tudo aquilo que me atrapalha, me esmaga!” É essa contradição constante de violência e ternura que compôs a personalidade magnética e enigmática de Sinatra. E foi a projeção dessas polaridades em seu modo de cantar que contribuiu para torná-lo o cantor máximo dos nossos tempos.”
(Arnold Shaw. Sinatra: Romântico do Século XX. Tradução de Luiz Fernandes. RJ: Mundo Musical, 1969,p. 4)
O INVENTADO
Saudades tenho
Do que nunca vivi,
De lugares e pessoas
Jamais conhecidas,
Como se fosse
O trágico exilado
De alguma outra vida.
Há mais verdades
Em minhas fantasias
Do que realidades
No mundo...
Pois sei que sou
Uma sombra
De sonho impossível
A apagar-se em medíocre existência.
Do que nunca vivi,
De lugares e pessoas
Jamais conhecidas,
Como se fosse
O trágico exilado
De alguma outra vida.
Há mais verdades
Em minhas fantasias
Do que realidades
No mundo...
Pois sei que sou
Uma sombra
De sonho impossível
A apagar-se em medíocre existência.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
UMA BREVE LEITURA DO LED ZEPPELIN
Originalmente formada em julho de 1968 pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja com o nome de "The New Yardbirds", teve inicio a fascinante tragetória de uma das maiores bandas de Rock and Roll dos anos 70: o Led Zeppelin.
O nome tem origem em um comentário de Keith Moon e John Entwistle do The Who durante uma entrevista sobre sobre um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck, que, na opinião dos entrevistados, viajava como uma balão de gas.
Lançado em outubro de 1968, com a formação definitiva da banda, ou seja, Jimmy Page, Jonh Paul Jones, Robert Plant e John "Bonzo" Bonhan, o primeiro disco do Led combinava o blues, rock e influências orientais com amplificações distorcidas, o que lhe fez por merecer, ao lado do Black Sabbath, a condição de uma das bandas precursoras do futuro heavy metal.
O nome tem origem em um comentário de Keith Moon e John Entwistle do The Who durante uma entrevista sobre sobre um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck, que, na opinião dos entrevistados, viajava como uma balão de gas.
Lançado em outubro de 1968, com a formação definitiva da banda, ou seja, Jimmy Page, Jonh Paul Jones, Robert Plant e John "Bonzo" Bonhan, o primeiro disco do Led combinava o blues, rock e influências orientais com amplificações distorcidas, o que lhe fez por merecer, ao lado do Black Sabbath, a condição de uma das bandas precursoras do futuro heavy metal.
O segundo álbum, chamado simplesmente Led Zeppelin II, continuou e aprofundou o mesmo estilo, e incluía o singular sucesso "Whole Lotta Love".
As performances ao vivo do Led Zeppelin, muito frequentemente, alcançavam 2 horas ou mais de duração podendo chegar a 4 horas seguidas. Constituiam verdadeiras viagens e delirios musicais que a levaram ao titulo de melhor banda ao vivo dos anos 70.
Vale a pena ressaltar que a gravação do seu terceiro álbum, Led Zeppelin III, conduziu-a, significativamente, a experiência de retirar-se em "Bron-Yr-Aur", uma cabana isolada em Snowdonia/pais de Gales, em busca do resgate do imaginário celtico, o que propiciou ao album uma sonolidade acústico e folk realmente singular. Tal atmosfera mágica e insolita transformou-se em uma das marcas registradas da banda, assim como a sintese perfeita entre as várias tendências musicais que incorporava.
Certamente ainda tenho muito o que dizer sobre o Led Zeppelin por aqui...
As performances ao vivo do Led Zeppelin, muito frequentemente, alcançavam 2 horas ou mais de duração podendo chegar a 4 horas seguidas. Constituiam verdadeiras viagens e delirios musicais que a levaram ao titulo de melhor banda ao vivo dos anos 70.
Vale a pena ressaltar que a gravação do seu terceiro álbum, Led Zeppelin III, conduziu-a, significativamente, a experiência de retirar-se em "Bron-Yr-Aur", uma cabana isolada em Snowdonia/pais de Gales, em busca do resgate do imaginário celtico, o que propiciou ao album uma sonolidade acústico e folk realmente singular. Tal atmosfera mágica e insolita transformou-se em uma das marcas registradas da banda, assim como a sintese perfeita entre as várias tendências musicais que incorporava.
Certamente ainda tenho muito o que dizer sobre o Led Zeppelin por aqui...
MORNING GLORY
Enxergo o colorido
De um dia distante,
Perdido,
Quando tudo parece
Preso em um instante
No qual o mundo se faz
Roda gigante.
É como o depois
E o antes
De uma surpresa em fogos
De abstratos fatos,
Algo que surge como sonho
Quando estamos acordados
E fechados em alma
Como meros estranhos
Que adivinham o
Surpreendente do próprio rosto
Em abertura de céu.
É manhã...
Morning Glory....
De um dia distante,
Perdido,
Quando tudo parece
Preso em um instante
No qual o mundo se faz
Roda gigante.
É como o depois
E o antes
De uma surpresa em fogos
De abstratos fatos,
Algo que surge como sonho
Quando estamos acordados
E fechados em alma
Como meros estranhos
Que adivinham o
Surpreendente do próprio rosto
Em abertura de céu.
É manhã...
Morning Glory....
INDIVIDUALIDADE E CONTEMPORANEIDADE
No múltiplo cenário de nossas contemporaneidades sentidas e vividas em indecisões de reflexões e pensamentos, uma das questões, ou tensões, mais intensas que se apresentam, é aquela existente entre os fundamentalismos identidarios, ou sectarismos étnicos, nacionais e religiosos, frente à novidade do múltiplo, do hibrido e do singular que emerge, com uma força cada vez maior, através das globalizações européias e norte americanas.
Estes primeiros instantes do novo milênio são definidos, entre muitas outras coisas, por uma desconstrução radical de tudo aquilo que ainda hoje representa, de alguma maneira, “a tradição” ou o funcional medíocre das imagens do socialmente estabelecido centrado em alguma arcaica representação de coletividade.
Quando vivemos profundamente a caoticidade do tempo presente, nos reaprendemos no aprendizado da aridez coletiva, nos refazemos como pequenos e mínimos fragmentos que em sua singularidade transformam cada ato de existência em uma afirmação única do que somos multiplicamente no movimento de pensamentos, sentimentos, intuições e sensações singulares em contraposição ao opaco dos lugares comuns do dia a dia, estes terríveis desertos íntimos que nos conduzem a realidade social.
Estes primeiros instantes do novo milênio são definidos, entre muitas outras coisas, por uma desconstrução radical de tudo aquilo que ainda hoje representa, de alguma maneira, “a tradição” ou o funcional medíocre das imagens do socialmente estabelecido centrado em alguma arcaica representação de coletividade.
Quando vivemos profundamente a caoticidade do tempo presente, nos reaprendemos no aprendizado da aridez coletiva, nos refazemos como pequenos e mínimos fragmentos que em sua singularidade transformam cada ato de existência em uma afirmação única do que somos multiplicamente no movimento de pensamentos, sentimentos, intuições e sensações singulares em contraposição ao opaco dos lugares comuns do dia a dia, estes terríveis desertos íntimos que nos conduzem a realidade social.
terça-feira, 13 de maio de 2008
CRÔNICA RELÂMPAGO XXVII
Normalmente, em nossas orgulhosas afirmações vazias de igualdade, republicanismos e nacionalismos cotidiana e massificamente sustentados, não nos damos conta das permanências do antigo regime em nosso dia a dia.
Foucault, em sua Micro-física do poder, já nos chamava atenção para o fato, deste absurdo lógico chamado poder, ser essencialmente realizado através de modalidades de relações estabelecidas, antes de tudo, no campo do micro-universo de nossos relacionamentos pessoais e impessoais. Em poucas palavras, o poder não é uma “coisa-em–si” mas algo que se faz real em nossas modalidades diversas e espontâneas de sociabilidades.
Independente de alertas como o aqui citado, raramente nos damos conta do quanto nosso existir em sociedade e interagir com os outros pressupõe performances e códigos de valor/não valor que não estão condicionados a racionalidade objetiva dos jogos sociais de linguagem e trans-linguagem tão somente.
Artificialismos, artifícios e silêncios ainda definem nossos relacionamentos de todos os dias no âmbito profissional e pessoal, Somos, antes de tudo, o exercício de personas maior ou em maior realidade bem ou mal sucedidas em nossas diversas sociabilidades. Somos, porem, também, diferentemente dos nobres do antigo regime, obrigados a lidar mais profunda e livremente com nossas multiplicidades interiores, com nossos medos, conflitos e desafios, ao ponto de nos sentimos radicalmente como indivíduos; e algo a menos do que isso...
Foucault, em sua Micro-física do poder, já nos chamava atenção para o fato, deste absurdo lógico chamado poder, ser essencialmente realizado através de modalidades de relações estabelecidas, antes de tudo, no campo do micro-universo de nossos relacionamentos pessoais e impessoais. Em poucas palavras, o poder não é uma “coisa-em–si” mas algo que se faz real em nossas modalidades diversas e espontâneas de sociabilidades.
Independente de alertas como o aqui citado, raramente nos damos conta do quanto nosso existir em sociedade e interagir com os outros pressupõe performances e códigos de valor/não valor que não estão condicionados a racionalidade objetiva dos jogos sociais de linguagem e trans-linguagem tão somente.
Artificialismos, artifícios e silêncios ainda definem nossos relacionamentos de todos os dias no âmbito profissional e pessoal, Somos, antes de tudo, o exercício de personas maior ou em maior realidade bem ou mal sucedidas em nossas diversas sociabilidades. Somos, porem, também, diferentemente dos nobres do antigo regime, obrigados a lidar mais profunda e livremente com nossas multiplicidades interiores, com nossos medos, conflitos e desafios, ao ponto de nos sentimos radicalmente como indivíduos; e algo a menos do que isso...
RAIN AND THE CITY
Acredito em tão pouco,
Mas em tão fundo de mim mesmo,
Que não tenho linguagem
Ou mensagem,
Para dizer
Porcamente ao mundo
O que acho que sou.
Sei menos
Que a certeza de uma gota de chuva
Ou do largo desafio de transpor
Uma poça d’agua
A meio ao caminho
Do todo que me impõe silenciosamente
Limites e vontades infinitas...
Sou pura chuva
A calar ruas e pessoas
No grande esforço
De ser
apenas uma gota
De mim mesmo
A sonhar reflexos
Em espelhos d’agua.
Mas em tão fundo de mim mesmo,
Que não tenho linguagem
Ou mensagem,
Para dizer
Porcamente ao mundo
O que acho que sou.
Sei menos
Que a certeza de uma gota de chuva
Ou do largo desafio de transpor
Uma poça d’agua
A meio ao caminho
Do todo que me impõe silenciosamente
Limites e vontades infinitas...
Sou pura chuva
A calar ruas e pessoas
No grande esforço
De ser
apenas uma gota
De mim mesmo
A sonhar reflexos
Em espelhos d’agua.
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