terça-feira, 9 de agosto de 2016

A INDETERMINAÇÃO DO DESTINO


Não sei se existe liberdade nas pré fabricadas escolhas que moldam meu cotidiano, meu destino e possibilidades. As circunstancias sempre definem a vida, Mas  não determinam  o que sinto. Como todo indivíduo eu porto a possibilidade do inesperado, do inédito que pode de repente mudar o rumo de todos, reescrever o cotidiano e sorrir ao futuro.

Não se trata aqui de livre arbítrio, mas da invenção de si mesmo como uma equação complexa de variáveis diversas. Mesmo quando a realidade fala mais alto do que o desejo, há sempre a opção do  degredo em sonhos e devaneios que nos conduzem além de nós mesmos.

Por isso categoricamente me oponho a todos os determinismos e absolutismos. Não sou um dado objetivo, mas uma auto invenção e reinvenção constante de mim mesmo. Minha mente é a medida de todas as coisas...

Nenhum comentário: