quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SOBRE RADIO E ROCK AND ROLL


Em tempos de tecnologias digitais pode parecer um pouco retrô falar sobre a importância do radio. Mas não há como fugir a importância de certas configurações culturais que hoje nos parecem quase obsoletas para definição daquilo que se tornou possível  hoje.
Dos anos 50 até pelo menos os anos 80 os disc jockeys foram uma categoria social  decisiva para difusão e afirmação do rock enquanto estilo e cultura musical. Não podemos nos esquecer que foi justamente um disc jockey o responsável pelo seu batismo.
O fato é que no aqui mencionado período, o radio foi o grande termômetro e ator privilegiado da cultura popular e de massas. Sem ele o rock não teria alcançado o impacto social que teve ao longo daquelas décadas. Eis uma questão interessante de se pensar em paralelo aos nossos atuais cenários de nova tecnologia.
Afinal, de que maneira  substituição da cultura do radio pela da internet, passando pela MTV mudou nosso modo de viver musica?
É interessante o fato de existirem agora rádios digitais, por exemplo, provando que não se trata de uma relação simples entre arcaísmo e novidade...

Nenhum comentário: