segunda-feira, 9 de maio de 2011

GOOGLE, ROGER HARGREAVES E JOÃO NINGUEM


Foram as imagens  do google doosle  deste último dia 9 de maio que me invocaram a memória de Roger Hargreaves ( 1935-1988), autor e ilustrador de histórias infantis britânico muito popular  no mundo todo em tempos passados que me escapam a memória.
Mas as imagens coloridas e serenas  que via no Google me pareciam surpreendentemente familiares em sua infantilidade perfeita, em seu saboroso apelo de sonho, desafiavam-me como um enigma de seletiva e equivocada  memória...
Levei algum tempo para chegar a uma referência de pré- adolescência oculta naquele sentimento de empatia: um álbum de figurinhas publicado pela antiga editora Rio Gráfica no distante ano de 1983  sob o título pouco fiel  de “A turma do João Ninguém”.... Em seus 242 cromos  desfilavam os personagens e imagetico mágico  universo onírico, quase psicodélico, em sua perfeita  simplicidade infantil, que colecionei maravilhado por algum tempo e depois, simplesmente esqueci... Até o dia de hoje pelo menos, quando me reencontrei no espelho do “joão ninguém” e na lembrança de Hargreaves...      

Nenhum comentário: