terça-feira, 20 de outubro de 2009

NIETZSCHE E O SIGNIFICADO DA HISTORIOGRAFIA



A coletânea ESCRITOS SOBRE A HISTÓRIA reunindo fragmentos de Fredrich Nietzsche sobre o tema, é uma referência indispensável para os críticos da modernidade e, mais especificamente dos defensores da pretensão a objetividade do conhecimento histórico.
Pode-se dizer que a historicidade, esta grande invenção do século XVIII, é inerente a imagem de mundo cristalizada pelo espírito moderno e suas teleologias racionais assentadas sobre o vicio da verdade que inspira toda tradição ocidental.
O mais radical exemplo de tal filosofia encontra-se no sistema hegeliano e na sua concepção de História como processo contra a qual Nietzche se insurge ferrenhamente em sua critica ao historicismo. É essencialmente contra a idéia de totalidade, de universal e identidade articuladas pela racionalidade sistêmica dos conceitos que Nietzche elabora sua critica a historiografia de seu tempo.
Para ele, o mundo, o homem e a natureza existem em devir, em uma intricada pluralidade de processos ou fluxos inspirados por uma potência cega condicionada apenas ao acaso e a necessidade.
Nestes termos, perde qualquer sentido a hipótese de uma “História Universal” ou racional. O que é muito coerente com a leitura que o filosofo fazia de sua época como um momento de reviravolta de todos os valores e na qual anunciava a boa nova da “Morte de Deus” ou do fim definitivo de toda metafísica, de todas as finalidades e sentidos tradicionais.
Destaca-se na coletânea aqui comentada a “ II Consideração intempestiva sobre a utilidade e os inconvenientes da História para a vida”,onde o autor desenvolve a premissa de que o elemento histórico e o elemento a-histórico são igualmente necessários à saúde de um indivíduo, de um povo e de uma cultura:

“... A serenidade, a boa-consciência , a atividade alegre, a confiança no futuro,- tudo isto depende, num individuo, assim como num povo, da existência de uma linha de demarcação entre o que é claro e visível e o que é obscuro e impenetrável, da faculdade de sentir com um poderoso instinto quando é necessário ver as coisas sob o ângulo histórico, e quando não. Este é exatamente o princípio sobre o qual o leitor é convocado a refletir: o elemento histórico e o elemento a-histórico são igualmente necessários à saúde de um individuo, de um povo, de uma cultura.”

( II Consideração Intempestiva sobre a utilidade e os inconvenientes da História para vida. In Fredrich Nietzsche. Escritos sobre História./ Apresentação, tradução e notas de Noeli Correia de Mello Sobrinho. RJ: Ed. PUC-Rio; SP, Loyola, 2005, p.74 )

Tal relativização da consciência histórica elege a vontade livre como cifra para a singularidade humana. Sem ela o individuo dilui-se na impessoalidade do processo histórico, torna-se um apêndice dele, o mesmo ocorre com uma cultura ou “povo”. A individuação,.. A singularidade social e pessoal, reside no a-histórico de uma “consciência irônica de si mesmo” além de toda referencia de processo e sentido temporal...

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