terça-feira, 4 de agosto de 2009

Meat Free Monday




"Temos de nos preocupar com a mudança climática porque, caso contrário, vamos deixar nossos filhos e os filhos deles em uma situação muito complicada."
Paul McCartney ao jornal britânico The Independent.

No último dia 15/6 Sir Paul McCartney, Mary e Stella McCartney, iniciaram no Reino Unido, ao lado de outras celebridades e artistas como Yoko Ono, Kevin Spacey e Woody Harrelson e Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, uma curiosa campanha para combater os efeitos das mudanças climáticas sobre o planeta definida pelo seguinte slogan: Meat Free Monday “Segunda Feira sem carne”.Cabe esclarecer que a campanha é uma reação a um relatório da FAO/ Organização das Nações Unidas (ONU) que alerta para o fato de que a produção de carnes para o consumo humano é responsável pela imissão de 18% dos gases responsáveis pelo efeito estufa, superando assim o setor de transportes. No site oficial da campanha há informações mais detalhadas sobre o assunto: http://www.supportmfm.org/.
A iniciativa de Paul é realmente louvável, e traduz o quanto no mundo contemporaneo as linguagens sociais estão se transformando e reformatando o modo como as pessoas se mobilizam e expressam coletivamente pensamentos, causas ou idéias a partir da experiencia cotidiana.
As transformações da esfera pública passam agora por uma desconstrução da cultura politica da modernidade e pela experiência ludica de “temas alternativos” que de um modo profundo transformam o cotidiano a partir de uma reinvenção de nosso modo de viver e sentir o imediatamente dado de cada dia...
Seguem alguns links relacionados:

Nenhum comentário: