quarta-feira, 11 de março de 2009

ATOS IMPUROS: A VIDA DE UMA FREIRA LESBICA NA ITALIA DA RENASCENÇA by JUDITH C BROWN

Atos impuros: A vida de uma freira lésbica na Itália da renascença, da historiadora norte americana Judith C. Brown, é uma pesquisa bem documentada e original sobre as representações sociais da sexualidade configuradas pelo imaginário renascentista.
Chama atenção nesta narrativa histórica, as dificuldades que as autoridades ( homens...) da época enfrentavam para compreender a sexualidade lésbica na ausência de vocabulários e conceitos que lhes permitissem "ler" essa experiência feminina de modo adequado ou, ousaria dizer, satisfatório.
Cabe observar que, mais que a “sodomia masculina”, a “sodomia” entre as mulheres era o “pecado que não pode ser nomeado”; consequentemente os documentos de época sobre o tema são escassos, tornando-o um dos mais complexos campos de estudo da historia da sexualidade ocidental.
Por tudo isso, o caso de Benedetta Carlini de Vellano, a visionária abadessa das freiras Teatinas de Pescia, que viveu no séc. XVI, é um precioso e raro estudo de caso que, considerando o método e narrativa adotados por Judidth, também nos leva as fronteiras entre história e literatura.

Nenhum comentário: