sábado, 17 de janeiro de 2009

LITERATURA INGLESA XL


Considero o irlandês George Bernard Shaw (1856-1950) uma das mais importantes e singulares vozes do século XX. Sua independência e integridade como indivíduo, seu humor e espírito crítico, fizeram dele um intelectual polêmico e nada convencional em um sentido que raramente se vê na história das idéias. Há quem o considere um Volteare do séc. XX, mas acho que ele foi muito mais do que isso...
Embora tenha se consagrado por suas peças teatrais e ensaios de critica de arte e musical, Shaw iniciou-se na literatura através de romances como O Problema Irracional e um Socialista Anti-Social que só tiveram a atenção do público depois de seu prestigio conquistado a duras penas como Dramaturgo.
Cabe lembrar que Também foi um ótimo orador, tendo participado das discussões políticas de fins do séc. XIX e inicio do século XX, a partir de uma peculiar adesão ao socialismo. Aliais, em conjunto com outros intelectuais ele foi um dos fundadores da Sociedade dos Fabianos, núcleo do futuro Partido Trabalhista Inglês.
Shaw foi antes de tudo um homem de idéias e polêmicas. Mesmo seu teatro é expressão dessa sua inegável vocação. Sua critica e superação ferrenha do teatro vitoriano, consagrado a pregação moral e ao divertimento gratuito. A tal formula ele respondeu corajosamente através da denuncia da hipocrisia das convenções e da sarcástica critica a tudo aquilo que sustenta a sociedade contra o individuo. Shaw foi em todos os sentidos a afirmação de um espírito livre e, justamente por isso, risonho, a colorir de alguma esperança o sombrio mundo da primeira metade do século XX de consolidação de uma sociedade massificada.
Vejo Bernard Shaw como um perfeito “aristocrata do espírito”, um tipo de pensador que em nossa contemporaneidade apenas pode ser mimeticamente resgatada como paródia ...

Seguem fragmentos de "O pequeno breviário de George Bernard Shaw":

Amizade


Trata o teu amigo como se um dia ele pudesse tornar-sde teu inimigo, e teu inimigo como se pudesse um dia ser teu amigo.

Amor


Ao queremos ler sobre atos praticados por amor, aonde nos viramos? À seção dos assassíneos.
***
Não há amor mais sincero que o da comida.

Civilização


A civilização é uma doença devida à pratica de construir sociedades com materiais podres.

Democracia


A nomeação de uma pequena minoria corrompida é substituída, na democracia, pela eleição por uma multidão incompetente.

Imoralidade


Tudo o que contraria as maneiras e os hábitos estabelecidos é imoral... Todo o avanço9 em matéria de pensamento e comportamento é imoral, por definição, até que não tenha convertido a maioria.

Patriotismo

Nunca tereis um mundo tranqüilo enquanto não expurgardes dele o patriotismo da raça humana.

Progresso


A idéia de que houve qualquer progresso desde a época de César ( menos de vinte séculos) é absurda demais para entrar em discussão. Toda a selvageria, a barbárie, o obscurantismo e todo o resto de que nós guardamos lembrança, no passado, existe no presente momento.”

(Pequeno Breviário Shawiano in Geoge Bernard Shaw. Socialismo para milionários/tradução de Paulo Ronai. RJ: Ediouro, s/d, p. 109 et seq.)

Nenhum comentário: