1968 foi o ano de formação de uma das maiores bandas de rock de todos tempos, o Black sabbath. Surgida em Birmingham, Inglaterra e composta originalmente por Ozzy Osbourne (vocalista), Tony Iommi (guitarrista), Geezer Butler (baixista) e Bill Ward (baterista), chegou a se chamar Polka Tulk e mais tarde Earth antes de adotar seu nome definitivo em 1969. O Black Sabbath surgiu no cenário do rock dos anos 70 como uma novidade esmagadora. Podemos atribuir-lhe a ruptura com a musicalidade dos anos 60, o fim do clima de paz, amor e psicodelismo e a criação de uma nova linguagem musical que daria origem ao heavy metal.
Seu LP de estréia Black Sabbath (1970) com seus temas sombrios e místicos rendeu-lhe uma legião de fãs e uma excelente colocação no top 10 das paradas britânicas. Mas foi, definitivamente seu segundo álbum Paranoid ( 1970) com clássicos como War Pigs,Iron Man e Fairies Wear Boots, que lhe assegurou definitivamente um lugar privilegiado no cenário musical de então.
A rebeldia dos anos 70, já não se identificava apenas com questões políticas e filosóficas, compreendia o desregramento dos sentidos, a desmedida, e incorporava o culto ao diabo como uma forma radical de contestação dos valores culturais impostos pela tradição. Pode-se dizer que imperava ainda um certo otimismo ingênuo na cultura da juventude herdado dos anos 60, mas muitas coisas começavam a mudar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário