sexta-feira, 9 de maio de 2008

8 DE MAIO DE 1945: O DIA DA VITÓRIA.


O oito de maio é uma data profundamente simbólica para o mundo ocidental, uma lembrança do trágico vislumbre da tênue fronteira entre as imagens contrapostas de civilização e barbárie. Afinal, trata-se do Dia da vitória, data símbolo do fim da Segunda Grande Guerra.
Não me parece aqui cabível fazer uma critica moralista ao nazismo e uma apologia da liberdade para celebrar a vitória do ocidente contra o próprio ocidente... Longe de reproduzir clichês, prefiro chamar atenção para a dinâmica ainda hoje atual que faz do fenômeno do nazismo uma verdade viva em cada estado nacional ainda existente.
Se as origens do nacional socialismo podem ser buscadas, entre outras fontes, no complicado arranjo estabelecido pelo tratado de Versalhes; corroborando certa leitura de Jung, acredito que o mais importante é buscar uma interpretação deste singular fenômeno na própria peculiaridade da dinâmica humana, nos mais profundos abismos do imaginário ocidental, na “patologia da normalidade” com a qual nos defrontamos todos os dias e diante da qual não basta não sermos “alemãs” para escapar.
Segundo Jung:

“ Já bem antes de 1933 havia um cheiro impreciso de incêndio e um interesse apaixonado por descobrir o foco do incêndio e encontrar o incendiário. Quando espessas nuvens de fumaça cobriram a Alemanha e o incêndio do Reichstag deu o sinal, descobriu-se onde estava o incendiário, o mal em pessoa. Por mais terrível que essa descoberta possa ter sido, ela, no entanto, propiciou uma espécie de alívio. Pois agora já se sabia precisamente o lugar da injustiça e ao mesmo tempo que estávamos do outro lado, ou seja, entre as pessoas decentes cuja indignação moral deveria aumentar nem sempre na razão direta do crescimento da culpa do outro lado. Até os gritos clamando a execução em massa não mais ofendiam os ouvidos dos justos e se considerava uma justiça divina o incêndio das cidades alemães. O ódio encontrou assim motivos respeitáveis, ultrapassando o estado de indiossincrasia pessoal e secreta, tudo isso sem que o respeitável público percebesse a presença vizinha do mal..”
( C.G. Jung. Obras Completas Vol. X/2, Aspectos do Drama Contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 1990, 2º ed., p.21.)


"Atentem para a crueldade inaudita de nosso mundo dito civilizado; tudo provem do ser humano e de seu estado mental! Observem os meios diabólicos de destruição, descobertos por inofensivos gentlemen, po cidadões sensatos e respeitados que, em princípio, representam tudo que almejamos. No entanto, quando tudo voa pelos ares, provocando o inferno da destruição, ninguem se apresentará como responsável. Embora tudo provenha do homem, parece que as coisas acontecem por si sós. Todavia, como todos estão cegamente convencidos de que nada mais são do que o retrato de sua humilde consciência, que cumpre fielmente seus deveres e luta pelo pão de cada dia, ninguém percebe que essa massa racionalmente organizada, a que se dá o nome de Estado ou nação, é movida por um poder aparentemente impessoal e invisível mas terrível, que nada nem ninguem controla. Esse poder aterrador é, em geral, atribuido ao medo da nação vizinha que todos supõem possuida por um demônio ou força do mal. Como ninguem é capaz de reconhecer o grau de possessão demoniaca e de inconsciência em que vive, projeta-se o próprio estado interior para os seus semelhantes, legitimando, desta forma, o gás mais venenoso e os maiores canhões. O pior de tudo é que as pessoas têm toda razão. Pois todos os que estão à volta, e nós mesmos, somos dominados por uma angustia incontrolada e incontrolavel. Como se sabe, nos hospícios os pacientes amedrontados e ansiosos são bem mais perigosos do que os dominados pela ira ou pelo ódio."

( idem, p. 54)

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