quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O PROBLEMA DA LINGUAGEM E DE SUA INDETERMINAÇÃO



Não quero recorrer à erudição filosófica para falar sobre a linguagem e sua experiência concreta. Afinal, seja em qualquer perspectiva possível, falar sobre linguagem através da linguagem, é no mínimo uma espécie de paradoxo cognitivo. Mas infelizmente não existe um plano exterior a seu exercício ou analise. O ser da linguagem nos escapa, pois não se identifica com o conteúdo de qualquer texto ou narrativa possível que lhe tome como objeto. Não é algo representável. Sua própria significação como experiência de letramento, como exercício normatizado do uso de signos e símbolos que se entrelaçam em significados, que se afastam dos ritos e recursos da fala, não pode ser satisfatoriamente definido conceitualmente.

O ser da linguagem antecede o texto, problemática exaustivamente explorada por Foucault ao longo dos anos 60 do século passado. Retomar o tema é constatar que a experiência da linguagem é a interiorização de exterioridades, é a desconstrução de qualquer noção de sujeito ou de interioridade. Desta forma, nos afastamos do segundo Wittigenstein e seus jogos de linguagem. Não é seu funcionamento que nos interessa, que nos esclarece qualquer coisa. Também recusamos a linguística e qualquer psicologia da linguagem. Ela escapa ao campo de qualquer saber e, ao mesmo tempo, perpassa todos.

Nada de conclusivo é possível dizer sobre o tema. Seu exercício é uma busca, um labirinto, que remete a questão da imaterialidade e indeterminação do sentido que encanta qualquer enunciado.

O que podemos afastar, é a ideia de que a linguagem destina-se a comunicação. Ela não é um meio utilitário ou um instrumento mecânico. 

terça-feira, 30 de outubro de 2018

INDETERMINAÇÃO E AMBIENTAÇÃO: UMA ESPECULAÇÃO FILOSÓFICA


A interseção entre inteligência e sensibilidade define a terceira parte da Ética de Espinosa e sua teoria dos afetos. É o que confere a sua filosofia o estatuto, já apontado por Deleuze, de uma filosofia prática fundada na experiência. Mas afeto não deve ser aqui entendido como um sinônimo de paixão, mas como uma relação de composição, como um agenciamento entre “corpos”. Tomando corpo como uma singularidade dinâmica e paradoxalmente incorpórea, expressão imanente de uma mesma substância infinita que podemos identificar como a própria natureza.

As afecções remetem ao aumento ou a diminuição da capacidade de agir. Os afetos são potências em variação que engendram modos de existência imanentes, formas de composição com o ambiente, de adicionar realidade a própria vida. Inteligência e sensibilidade não possuem qualquer caráter transcendente.

Derivo desta leitura de Espinosa, de forma muito livre, um conceito de ambientação onde não cabe qualquer dualismo corpo e mente, mas a ideia de uma geografia existencial onde o dentro e o fora compõem um modo de vida, uma forma de habitar a realidade, de reduzir-se a coordenadas como componente de um processo complexo e multifacetado. Vislumbro aqui uma cartografia de nós mesmos como interseção de multiplicidades onde mente, natureza, corpo, signos e símbolos, orgânico e inorgânico, compõem a experiência singularizada da impessoalidade diversa que articula o acontecer de um indivíduo. Individuo que não passa de um campo de afetações, de um afetar e ser afetado, e caracteriza-se como uma indeterminação.

Se somos através de diversas trocas definidos por uma ambientação a determinado meio, qualquer ideia de sujeito torna-se ilusória, tão virtual como o próprio ego que, em uma visão junguiana, não passaria de um complexo entre outros complexos, como a sombra, a persona, anima, animus, na estruturação de uma personalidade. Existe, assim, um paradoxo entre determinação e indeterminação. Ambos são diferentes perspectivas de uma mesma experiência do real que não pode ser reduzida a qualquer definição unívoca. Tudo  que há é uma espécie de ecossistema. Estamos sempre contidos em algo maior, contendo algo menor e esta lógica se reproduz ao infinito.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

DO DIZER A ESCUTA







O que é dito pode ser apenas silêncio onde os ouvidos são mudos. Eis o limite de toda expressão, de toda confissão de verdade. O que entre nos circula como signo e símbolo possui sempre múltiplos significados, pois transcende  o plano da representação. O maior  desafio é esclarecer como uma palavra nos afeta, como ela acontece como consciência... e não como um saber formal.


sexta-feira, 26 de outubro de 2018

FOUCAULT À SOMBRA DE JUNG: UM RABISCO




Na entrevista "Lacan , o 'libertador' da psicanálise" concedida em 1981 a J.Nobecourt e reunida no primeiro volume da edição brasileira de Ditos & Escritos, há uma frase de Foucault sobre Lacan que é singularmente luminosa:

" A influência que exercemos não pode nunca ser um poder que impomos.".
Poderíamos recontextualizar esta frase e afirma-la como 

uma premissa para pratica de si e de uma ética do 

cuidado. Assim, ultrapassamos os dispositivos de 

poderque nos assujeitam, que nos acomodam a uma 

subjetividade estreita, condicionada a uma racionalidade

torta, que visa sempre a instrumentalização do outro, o 

ego como medida de todas as coisas e os complexos 

culturais como matriz de um comportamento de manada. 

É isso que produz singularidade, individuação, e nos 

irmana no cultivo de uma vida significativa ou simbólica. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A ÉTICA DA PRODUÇÃO DE SI MESMO


Produzir vida,
Ser o corpo,
O ato e o objeto,
Em um só afeto,
Movimento,
Sentimento e pensamento.

Ser é um acontecimento complexo,
Um acoplamento de corpos/coisas
Para produzir desejo, sentido e subjetividade.

Ser é algo mais do que existir....

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ESCUTAR COM OS OLHOS, FALAR COM AS MÃOS


Algumas pessoas escutam com os olhos e falam com as mãos.  É uma questão de sensibilidade para as curvas e nuanças da comunicação, para o que há de  verbal e não verbal no ato de expressão. É sempre preciso estar atento para o que é dito em silencio e a margem das palavras. Raramente nos damos da múltipla dimensão do ato de comunicação que depende não apenas do tido, mas fundamentalmente da escuta. Ou mais precisamente, das diversas formas de escuta e apreensão de uma mensagem. De outra forma, comunicar-se não passa de um monologo.

Escutar com os olhos e falar com as mãos é aqui apenas um exemplo  do quanto podemos ser versáteis em nossa  forma de dizer e ouvir ampliando as estratégias de ser visto. Antes de tudo somos seres simbólicos, e a circulação de signos obedece a um fluxo de imagens que definem tudo aquilo que é visível em uma sociedade. Mas é surpreendente o quanto aquilo que contradiz as normativas de expressão nos excita. O que se convencionou no plano das artes como modernismo é juntamente a personificação deste exercício de experimentação.


quarta-feira, 17 de outubro de 2018

AS ESPIRAIS DO TEXTO



Dentro de um texto existem frases que constituem ilhas de sentido, que destoam da narrativa, e servem de porta para outros textos, para fugas da intencionalidade da totalidade do discurso. Assim se fazem interpretações, apropriações e reinvenções. O texto lido é sempre diverso daquele que foi escrito.

O excerto é sempre uma reduplicação mutante do original. Ele é o texto que estala, que se espalha e escapa ao autor e ao leitor como figuras comunicantes do ato de linguagem.  É fácil entender a incompreensão de um texto, o labirinto da hermenêutica que multiplica os interpretes, os leitores infiéis, os detratores e críticos literários que em longas resenhas vivem as custas das pseudo copias do original.  
  
Todo texto esta condenado a perder-se em interpretações e releituras infinitas, multiplicar-se, neutralizar-se.

SOBRE A IGNORÂNCIA METÓDICA



Só lida como o inesperado quem confia mais do que deveria nas próprias expectativas. Quando nos convencemos de alguma coisa é por que desconsideramos uma serie de outras possibilidades formuladas e não formuladas. Lidamos com uma estreita e pequena via em um grande labirinto de possibilidades. O melhor que pode nos acontecer é sermos surpreendidos pelo inesperado e ter que começar  tudo de novo. O conhecimento é um trabalho de Sísifo, um meio de administrar o caos através da linguagem. Não é seu objetivo a serenidade de qualquer resposta, mas a multiplicação das questões ao infinito.

A ignorância é a chave do conhecimento. Mesmo que isso pareça um clichê dos mais ordinários.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

AFORISMOS SOBRE PERSPECTIVISMO


As evidências são ditadas pelo adestramento do olhar. Apenas enxergamos aquilo que estamos condicionados a enxergar.

O mundo tem sempre o tamanho do nosso conhecimento e a forma de nossas certezas. Tudo se resume a uma questão de perspectiva.

No fundo estamos sempre buscando solução para falsos problemas, pois as respostas sempre são dadas pela própria pergunta.

O mais importante é perceber o mundo sem tomar a si mesmo como medida de todas as coisas.

ECO SISTEMA



O ego é como uma bela e movimentada cidade circundada por densa vegetação e uma praia. A topografia existencial sempre pressupõe  natureza e cultura como opostos complementares. È assim que afetos semeiam os jardins da imanência. Mas o que há de mais interessante nesta paisagem viva são as vias abertas em todas as direções formando um confuso  labirinto através do qual  todos os cantos são interligados. É ele quem mantem pulsante o eco sistema.