quarta-feira, 11 de março de 2020

CIVILIZAÇÃO EM TRANSIÇÃO



É tempo de precariedade,
de vida danificada,
de perguntas sem respostas,
Sedentarismos e rebanhos.

Tempo raso de desertos
e transições,
de desenraizamentos e negações.

É tempo de sem tempo,
de metamorfoses e enigmas
na agonia das imaginações
que implodem fatos e tradições.


A ARTE DO PENSAMENTO



Pensar foi para mim
Não compreender,
Desdizer humanidades.
Ser na exterioridade das coisas,
Saber vertigens e angústias
Na intuição  do não  ser.

Pensar, afinal, é sempre  devir,
Indeterminação e ausência,
Na composição dos silêncios 
Que definem uma existência
Na angústia de ser.

segunda-feira, 9 de março de 2020

A ESCOLA CONTRA A VIDA


A escola nos rouba a imaginação, 
Envenena a vida com disciplinas,
Metas e saberes abstratos
De fria e estéril razão. 

A escola  nos impõe 
Qualquer ideal
De inteligência pós  artificial
Arranca-nos a alma,
No adestramento para o progresso,
Para o futuro da sociedade pós  industrial. 

A escola devora tudo que é humano,
Toda nossa angústia,
Nos impondo o dizer verdadeiro
De nosso silêncio produtivo e mecânico 
Reduzindo toda forma de expressão 
A qualquer estratégia de conformismo.



domingo, 8 de março de 2020

REDEFININDO A INFÂNCIA


A infância não  é  um tempo do corpo,
Mas um estado de consciência, 
Onde a fantasia inventa a vida
Na intensidade do afeto
Que encanta o mundo.

A infância é uma redescoberta constante
Do eu e das coisas 
Através  da imaginação. 
É a vida como liberdade,
Devir e criação,
Um permanente processo de mudança
e fabulação. 






quinta-feira, 5 de março de 2020

DIVERSIDADE E DEVIR


"Nada é permanente, salvo a mudança."
Heráclito

A composição e decomposição dos corpos define a inconstância do existente, sua indeterminação. A mudança aqui, entretanto, não intenta um outro, o novo, mas o movimento cego como premissa da própria condição do existente além da ilusão da identidade e da duração.

Mudança aqui não serve a qualquer propósito teleológico, mas a paradoxal identidade daquilo que não é, que se afirma pela negação e pela imprecisão, levando ao limite qualquer relação ou dialogo entre as coisas que se apresentam a como fixas e estáveis em uma espacialidade orgânica (cosmos).

A mudança, como inconstância e indeterminação, é aquilo que nos diz que nada é no sentido de nossa percepção. Aquilo que é difere de si mesmo e se realiza como criação de si mesmo através da diferença, não como negação, mas afirmação do diverso.

MEMÓRIA


Tempo não é memória,
mas perda e esquecimento.
Memória é corpo,
reconhecimento,
afeto,
que desafia o tempo.

Através da memória
nos reconhecemos
uns nos outros
na experiência do quase nada
de qualquer identidade temporária.



quarta-feira, 4 de março de 2020

SIMPLICIDADE


Não serei apêndice de qualquer discurso,
de nenhum dizer verdadeiro
com fome de realidade.
Escutarei os silêncios
que me invadem o corpo
nos gestos pequenos
de simples e cotidiana sobrevivência.

terça-feira, 3 de março de 2020

CAMINHO


O caminho me atravessa,
me transforma,
muito além da meta
de qualquer destino.

Minha própria existência
é o caminho
na inconstância de todas as coisas
em movimento,
Pois eu caminho onde não existe caminho....








domingo, 1 de março de 2020

SOBRE O MUNDO QUE É ATRAVÉS DE NÓS

Nascer é  um existir para o mundo, é tornar-se, mesmo que provisoriamente, parte da sua realidade. Cada um de nós é  uma versão  particular do mundo comum que se faz materialidade, corporeidade, através do nós do um. Assim, o mundo nos contém,  ele é  através  de nós. Mas nós não  somos o mundo, pois não  podemos em nossa singularidade conceber sua totalidade. Ele nos escapa e, dessa maneira, o arranjo provisório de nossa impessoal individualidade torna-se possível como uma espécie de alienação. O mundo nos antecede e supera. Cada um de nós é nada no criar-se de tudo.

sábado, 29 de fevereiro de 2020

CONHECIMENTO E INFÂNCIA

Quando a memória da infância  substituir a filosofia da História a imaginação se revelará a mãe  de todo saber da vida, de todo dizer possível do mundo.

O assombro da existência,  o caos do múltiplo e do inconstante, há de por em primeiro plano a vertigem do pensamento.

É preciso saber sempre de novo o mundo com a inocência de uma criança, tornando toda experiência de si e do mundo uma  vivência de infância.