Em toda historia da humanidade nenhuma outra cultura engendrou tão profundamente em seu dinamismo sua própria desconstrução como no caso da civilização ocidental. A barbárie representada pelas duas grandes guerras do século XX é a mais crua expressão de suas contradições, da fratura simbólica definida pela dissociação entre vida cultural e material, entre a existência como projeção coletiva e como experiência singular que dilacera o Ocidente.
Na cultura ocidental o virtual é a essência do próprio real enquanto potencia, enquanto aquilo que nunca foi, permanecendo como um abstrato e vazio ideal que, entretanto, persiste equivocadamente como realidade figurada. Vive-se, assim, do que não se é, contra todos os absurdos da realidade cotidiana.
Apesar da aparente ordem das coisas, nossas angustias, medos, frustrações, repressões e vontades estão longe do apaziguamento pretendido pela jaula cultural. Poder-se-ia dizer mesmo que nos lançamos cada vez mais ao domínio selvagem do extraterritorial de uma pós cultura.
Na cultura ocidental o virtual é a essência do próprio real enquanto potencia, enquanto aquilo que nunca foi, permanecendo como um abstrato e vazio ideal que, entretanto, persiste equivocadamente como realidade figurada. Vive-se, assim, do que não se é, contra todos os absurdos da realidade cotidiana.
Apesar da aparente ordem das coisas, nossas angustias, medos, frustrações, repressões e vontades estão longe do apaziguamento pretendido pela jaula cultural. Poder-se-ia dizer mesmo que nos lançamos cada vez mais ao domínio selvagem do extraterritorial de uma pós cultura.
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Na cultura ocidental ordem e barbárie coincidem de tal forma que o crime é apenas uma questão de formalidade. Pois as pequenas e grandes perversões são amplamente praticadas na esfera privada, aceitáveis, desde que realizadas fora do alcance dos olhos da multidão para qual, diga-se de passagem, o comportamento ideal estipulado pelas convenções éticas não passam de fachada e aquilo que é convencionalmente certo ou errado é mera questão de conveniência. Não há limites em tal cultura para o exercício do primitivismo.