terça-feira, 20 de outubro de 2009

PRIMAVERA E MATERIA




Rendo-me ao paraíso

De pequenas vontades
E mínimos prazeres
Que enfeitam os dias doces
De primavera.

Tudo se faz demasiadamente
Simples
No acontecer do querer
Que me sustenta.

Sinto-me vivo em cada coisa
Que conquisto e faço
Em lúdico exercício
De físico e concreto
Pensar das coisas
em simbólicos paradoxos.

ESPECULAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PÓS-CULTURA

Depois do fim do longo século XX, marcado por tensões ideológicas e violências sociais e políticas, é cada vez mais difícil associar cultura a identidades coletivas orgânicas e coerentemente articuladas em um ethos ou sensibilidade.

Já não cabe a cultura re-presentar socialmente o mundo, mas formatar a superficialidade e aparência do individuo em meio ás cotidianas frivolidades inerentes a existência.
A cultura agora não passa de uma mascara densa e inútil que vestimos para viver nossas fantasias de realidade...

domingo, 18 de outubro de 2009

NOTA PARA REDEFINIÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA



Nossas representações contemporâneas de mundo são um amalgama impreciso e incerto composto de inúmeras citações. Já não cabe falar mais em visões de mundo ou ideologias, pois já não somos capazes de acreditar ou viver de acordo com qualquer prerrogativa de fé ou crença em qualquer invenção do intelecto humano.

Sabemos que equações matemáticas ou tautologias não remetem a qualquer realidade objetiva. Categorias como “necessidade”, “leis naturais” ou “valor” não são aplicáveis de modo convincente as descrições do real que nos povoam e orientam cotidianamente.
Tal ceticismo em relação as possibilidades do conhecimento humano nos afasta da sedução da verdade, da vocação que temos para nos confundir com criações do intelecto a ponto de derivar delas identidades e visões de mundo. Toda modalidade de saber já não passa de uma relativa codificação do real sobre a qual nunca estamos inteiramente seguros.
Nem mesmo a maior ou menor eficácia alcançada por este ou aquele campo do conhecimento cientifico personificados por suas realizações pragmáticas, parece ser um critério valido para atribuir valor a qualquer pensamento. Pois não importa quais sejam suas premissas ele será irremediavelmente arbitrário e unilateral...
Em poucas palavras, deslocado da idéia de verdade e de significação ontológica os saberes humanos convertem-se cada vez mais em performance do espírito. O que significa que, se para modernidade o método das ciências naturais foi o grande modelo para construção de saberes, a arte tende a desempenhar papel análogo no indeterminado da pós modernidade.

BIG NIGHT

Agora mesmo

Há flores florescendo
Em algum telhado
De antiga casa de subúrbio,
Luzes decorando calçadas
No espelho de uma poça
De chuva
E tropeços embriagados
No caos do passeio público.

A noite me abraça
Enquanto visto
Minha própria sombra
Na magia da madrugada.
Nada mais existe
Alem deste instante
Simples...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

SOBRE O NÃO SENTIDO DA VIDA E A IMANÊCIA COMO PRINCÍPIO

Vivemos todos abandonados ao passar do tempo, entregues ao aleatório acontecer das coisas, administrando emoções e pensamentos diversificados e conflitantes.

Tudo faz pouco sentido... Mas a vida, pura e simplesmente, parece-me suficiente em meio ao acumulo do efêmero e das imanências cotidianas.
Tudo é aparência... Não há qualquer profundidade a explorar ou nos iludir como meta. Apesar de nossas intuições de transcendências, o tempo sempre nos ultrapassa na simplicidade tosca do dia a dia e nada há alem disso...

RED DAY

Preciso

de uma gota de silêncio
para olhar a vida
nos olhos
e explorar nervoso
todas as cores
da existência. ,
esquecer-me
Tão completamente
A ponto de perceber
A beleza de um dia aberto
Em riscos e possibilidades...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ALLEGORIES OF READING

Sob o apagamento

Constante do tempo,
Procuro-me em restos
De infância,
Em desfeitos momentos
E metafísicas ruínas
De familiares lugares perdidos...

Em parte alguma me encontro
Ou surpreendo em encanto
De estar simplesmente
No mundo...




Todas as coisas
Passam mudas
Em progressivo infinito
Para o absoluto vazio
Que constantemente
Nos transforma em realidades...



ESPECULAÇÕES PÓS MODERNAS SOBRE O CONCEITO DE REALIDADE E INDIVIDUALIDADE



O conceito moderno de subjetividade, fundado na premissa de que o homem é dotado de uma consciência autônoma e de uma racionalidade cognitiva pré-figuradora de um “eu” funcional, já não nos parece convincente no tempo presente. O velho conceito de “eu” é cada vez mais deslocado pelo revisionismo do conceito de simulacro, diante do qual o “eu” só pode ser um principio de incerteza, algo múltiplo e discontínuo condicionado a eficácia de nossas sempre provisórias codificações do mundo e da “realidade”. Em outras palavras, tudo é linguagem e, ao mesmo tempo, condicionado a uma variável incerta sem lugar no tempo e no espaço que nos corresponde aos instintos nos animais. C G Jung procurou dar conta dessa dinâmica que define a condição humana através do conceito de arquetipico e de individuação.

Mas ainda estamos longe de qualquer conclusão... ou de uma satisfatória fantasia ou codificação do abstrato de nós mesmos e do real...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

UM FRAGMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN II


Se considerarmos óbvio que um homem aufira prazer de suas próprias fantasias, lembreme-nos que a fantasia não corresponde a uma imagem pintada, a uma escultura ou a um filme, mas a uma formação complicada, de componentes heterogêneos- palavras, imagens, etc. Então, não contrastaremos o operar com signos escritos e falados com o operar com “imagens da imaginação” de eventos.


(A feiúra de um ser humano pode ser repelente num quadro, numa pintura, como na realidade, mas pode também ser repelente numa descrição, em palavras.)

A postura para com uma imagem ( para com um pensamento). A maneira como experimentamos uma imagem torna-a real para nós, isto é, liga-a com a realidade, estabelece uma continuidade com a realidade.


( O medo liga uma imagem aos terrores da realidade.)

( Ludwig Witgenstein. Gramática Filosófica/ organizada por Rush Rhees/tradução de Luis Carlos Borges. Edições Loyola, 2003, p. 137 )

NOTA SOBRE O DÂNDI E O ARTISTA NA OBRA DE BAUDELAIRE


Um dos mais significativos fenômenos sócio-culturais do século XIX, o dandismo, de certa maneira, formatou o estereotipo do artista oitocentista. Pode-se dizer que, ao apresentá-lo em uma versão bastante heterodoxa e pessoal, a obra de Baudelaire foi uma das principais fontes para tal simbiose que posteriormente seria cristalizada por Oscar Wilde e seus seguidores.
Em linhas gerais, o dandismo foi uma nova e derradeira categoria aristocrática definida pela estetização irrestrita da vida no jogo das aparências e das excentricidades; jogo regido pela ilimitada busca de distinção em uma sociedade em que, com o triunfo da revolução industrial e do liberalismo político, tornava-se cada vez mais impessoal e massificada.
Em Baudelaire, extrapolando essa imagem, o dandismo é a teorização estética e moral de uma revolta absoluta e “satânica”. Ele é essencialmente um transgressor e anti-social que leva as últimas conseqüências sua inglória luta contra a multidão e a sociedade...