segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

MUNDO E SUBJETIVIDADE

O mundo vivido é sempre o intimo mundo percebido por cada um. Esta premissa fenomenológica significa que a realidade do outro só pode ser por mim experimentada indiretamente a partir da minha própria experiência do real.  O outro só é pensável na medida em que existe um eu, pressupõe co-existência e intencionalidade. A realidade é, portanto experimentada como uma espécie de um multi eu que me confronta com múltiplas intencionalidades com as quais sou obrigado a interagir primeiro física e sensualmente e depois como representação e interpretação.


Não é fácil dizer o que é o mundo vivido, pois suas fronteiras são elásticas e provisórias já que o mundo em sua totalidade é uma abstração só possível   através da experiência daquilo que é o mundo para mim.  

Nenhum comentário: