quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DESCONTRUINDO A REALIDADE

A exteriorização é o que define melhor o fenômeno da consciência. Isso faz dela um algo que nos possui e não propriamente um atributo de nossa subjetividade ou algo que possuímos.

Mas considera-la, assim, como este algo projetado nas coisas, implica em um deslocamento do “eu” do centro de nossa experiência, pois ele mesmo acaba por ser reduzido também a condição de uma projeção da consciência que, por definição, é sempre consciência de algo externo a ela própria, algo que paradoxalmente torna-se “real” através dela, o que significa que somos em todos os sentidos “consciência”, sendo impossível inferir a existência de uma objetividade das coisas, uma realidade objetiva fora dela.

A diferença entre o aqui proposto e o solipsismo de Max Stiner é que a abstração de um eu pensante ou consciente de si mesmo no aqui e agora do tempo presente também é questionada. Há de se duvidar da ilusória e frágil unidade e organicidade deste eu, principalmente quando percebemos o quanto o comportamento humano está mais condicionado a reações instintivas e impulsivas do que a orientação racional de um eu consciente. Isso sem dizer que o que entendemos ou percebemos como eu é na verdade uma abstração de sermos um corpo cuja materialidade e dinâmica também controlamos bem menos do que gostaríamos.

Esta objetivação da consciência as custas de um esvaziamento da subjetividade não conduz a um ceticismo absoluto e imobilizador. Apenas nos inspira prudência diante de qualquer convicção “forte” de realidade e identidade.

Na pior das hipóteses ela pode apenas alimentar uma postura hedonista diante da existência que, particularmente, considero bastante saudável.

O fato é que podemos viver sem precisar pensar um mundo de “realidade/verdade” onde a substancialidade das coisas condiciona nossas codificações Do real através de débeis convicções ontológicas.

Constatado o paradoxo de que o sentido das coisas é que elas não fazem sentido nenhum , nada nos impede de continuar “imaginando” a realidade, inventando significados e sofrendo nossos eus como se de tão “irreais” eles realmente existissem...














Nenhum comentário: