terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOTA SOBRE ROCK E CONTRACULTURA


A relação entre rock and roll e contracultura nos anos 60 não é algo obvio. Afinal a chamada contracultura teve como principal matriz a geração Beat, movimento literário cuja aversão ao rock dos anos 50 era mais do que evidente assim como sua profunda ligação com o jazz.

Pode-se mesmo dizer que nos idos dos anos 60 o rock andava em baixa, sendo eclipsado pela folk music que então desfrutava de maior popularidade entre uma juventude americana cada vez mais politizada , critica e, portanto, indiferente a ingenuidade da primeira geração de rockers.

Tal cenário começou a se transformar com o advento das “Invasões Britânicas” lideradas pelos Beatles a partir de 1964. Ao lado dos Stones , Who, etc., os garotos de Liverpool reinventaram a linguagem do rock e prepararam sua reinserção no cenário cultural da época a ponto de hoje em dia o rock ser associado de maneira visceral a idéia de contracultura em um contexto muito mais amplo que aquele identificado com os anos 60 É o que desde os anos 70 conhecemos como cena undergraund.

Nenhum comentário: