terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SALVADOR DALI E O CAPRICHO ELEVADO A CATEGORIA DE SISTEMA



Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol, ou, simplesmente,  Salvador Dali,  em suas "Confissões Inconfessáveis" nos ensina  “Como elevar o capricho a categoria de sistema” em uma bem humorada combinação entre alquimia e megalomania com toda a irreverência que lhe era própria:

“ O IRRACIONAL jorra constantemente do nosso espírito e do impacto do real,  porém não o percebemos, de tal modo estamos condicionados a não reconhecer senão o bom senso, a razão, a experiência adquirida. Contudo, o milagre está sempre presente e possuímos todas as chaves para viver no segredo da alma do mundo.Mas esquecemos os caminhos da verdade. Temos olhos  e não enxergamos, temos ouvidos  e não escutamos.
Eu, Dali, descobri os caminhos da revelação e da alegria, o deslumbramento da felicidade reservada aos olhos lúcidos. Participo com todo o meu ser da grande pulsação cósmica. Faço da minha razão um simples instrumento para decifrar a natureza das coisas e entender o meu delírio para melhor aprecia-lo.”

Nenhum comentário: