Em fins dos anos 50 do último século C. G. Jung produziu uma pesquisa pioneira sobre as sistemáticas aparições de OVNs que na época provocavam o imaginário coletivo mundial e povoavam não apenas a tela de cinema e romances, como também as páginas de periódicos e tablóides sérios de vários paises.
O interesse de Jung pelos boatos de discos voadores não pressupunha qualquer discussão sobre a veracidade de suas aparições ou a probabilidade da existência de vida extra terrestre, embora a existência da hipótese, por si só, já seja muito significativa e impactante sobre as nossas convenções e referências culturais. Sua pesquisa circunscreveu-se sobre o significado simbólico, ou psicológico, de sua ocorrência justamente em um mundo culturalmente dissociado e sob o fantasma de uma ecatombe nuclear, tal como apresentou-se no pós II grande guerra, ou, mais precisamente na perversa lógica dualista/ideológica representada pela cultura política inaugurada pela guerra fria.
Neste irracional e absurdo contexto planetário, os OVNs, não só pelo seu formado geralmente redondo ou fálico, parecem de fato associarem-se a uma projeção do self, ou da totalidade psíquica, e uma imagem compensatória para tensão estabelecida pela concreta ameaça de uma III guerra mundial, espectro sombrio que marcou decisivamente a segunda metade do séc. XX.
Mas não é exatamente isso que quero discutir aqui. O que me interessa é justamente o gigantesco “poder” deste boato na época a ponto de despertar algum nível de comoção ou perplexidade mesmo entre os mais céticos.
O que posso provisoriamente deduzir disso é que a ocorrência dos OVINs, enquanto objetos de projeções psíquicas, é um exemplo claro de mitologia moderna. Isso faz da linguagem e expressão mitológica, algo mais do que um fenômeno inerente a civilizações arcaicas, mas uma força viva no imaginário contemporâneo que, de outras maneiras, ainda constrói suas mitologias apesar de toda herança ilustrada. Nosso cérebro, afinal, não funciona de modo tão diferente daquele do homem arcaico, por mais que culturalmente tenhamos a pretensão de nos distanciarmos deles.
Mas, voltando a pesquisa de Jung, creio que o fragmento abaixo de um dos ensaios reunidos no volume X/4 ( Um mito Moderno: Sobre coisas vistas no céu) de suas obras completas, bem esclarece seu posicionamento sobre o assunto:
“As projeções têm um alcance que varia de acordo com a sua procedência: se apenas pessoais e íntimas, ou mais profundamente coletivas. Repressões e outros fatores inconscientes de caráter pessoal revelam-se no nosso meio mais próximo, no âmbito de nossa família e dos amigos. Os conteúdos coletivos, como por exemplo conflitos religiosos, filosóficos e políticos-sociais, selecionam os respectivos portadores de projeções, como os maçons, jesuítas, judeus, capitalistas, bolshevistas, imperialistas, etc. Na atual situação de ameaça no mundo, em que se começa a perceber que tudo pode estar em jogo,a fantasia produtora de projeções amplia seu espaço para além do âmbito das organizações e potências terrestres, para o céu, isto é, para o espaço cósmico dos astros, onde outrora os senhores do destino, os deuses, tinham sua sede nos planetas. Nosso mundo terrestre está dividido em duas partes e não pode ver de onde poderiam vir decisões e ajuda. Até mesmo pessoas que ainda há trinta anos jamais teriam pensado que um problema religioso poderia vir a se tornar um assunto sério, a atingi-los pessoalmente, começaram a levantar questões básicas. Nestas circunstâncias, não seria nenhum milagre que aquelas partes da população que nada questionam fossem assoladas por “aparições”, ou seja, por um mito propagado por toda a aparte, em que muitos seriamente acreditavam e que outros rejeitam como ridículo. Testemunhas oculares de notória honestidade e livres de qualquer suspeita anunciam os “sinais do céu” que viram “com seus próprios olhos”, e afirmam ter vivenciado fatos milagrosos que estão além da compreensão humana.”
O interesse de Jung pelos boatos de discos voadores não pressupunha qualquer discussão sobre a veracidade de suas aparições ou a probabilidade da existência de vida extra terrestre, embora a existência da hipótese, por si só, já seja muito significativa e impactante sobre as nossas convenções e referências culturais. Sua pesquisa circunscreveu-se sobre o significado simbólico, ou psicológico, de sua ocorrência justamente em um mundo culturalmente dissociado e sob o fantasma de uma ecatombe nuclear, tal como apresentou-se no pós II grande guerra, ou, mais precisamente na perversa lógica dualista/ideológica representada pela cultura política inaugurada pela guerra fria.
Neste irracional e absurdo contexto planetário, os OVNs, não só pelo seu formado geralmente redondo ou fálico, parecem de fato associarem-se a uma projeção do self, ou da totalidade psíquica, e uma imagem compensatória para tensão estabelecida pela concreta ameaça de uma III guerra mundial, espectro sombrio que marcou decisivamente a segunda metade do séc. XX.
Mas não é exatamente isso que quero discutir aqui. O que me interessa é justamente o gigantesco “poder” deste boato na época a ponto de despertar algum nível de comoção ou perplexidade mesmo entre os mais céticos.
O que posso provisoriamente deduzir disso é que a ocorrência dos OVINs, enquanto objetos de projeções psíquicas, é um exemplo claro de mitologia moderna. Isso faz da linguagem e expressão mitológica, algo mais do que um fenômeno inerente a civilizações arcaicas, mas uma força viva no imaginário contemporâneo que, de outras maneiras, ainda constrói suas mitologias apesar de toda herança ilustrada. Nosso cérebro, afinal, não funciona de modo tão diferente daquele do homem arcaico, por mais que culturalmente tenhamos a pretensão de nos distanciarmos deles.
Mas, voltando a pesquisa de Jung, creio que o fragmento abaixo de um dos ensaios reunidos no volume X/4 ( Um mito Moderno: Sobre coisas vistas no céu) de suas obras completas, bem esclarece seu posicionamento sobre o assunto:
“As projeções têm um alcance que varia de acordo com a sua procedência: se apenas pessoais e íntimas, ou mais profundamente coletivas. Repressões e outros fatores inconscientes de caráter pessoal revelam-se no nosso meio mais próximo, no âmbito de nossa família e dos amigos. Os conteúdos coletivos, como por exemplo conflitos religiosos, filosóficos e políticos-sociais, selecionam os respectivos portadores de projeções, como os maçons, jesuítas, judeus, capitalistas, bolshevistas, imperialistas, etc. Na atual situação de ameaça no mundo, em que se começa a perceber que tudo pode estar em jogo,a fantasia produtora de projeções amplia seu espaço para além do âmbito das organizações e potências terrestres, para o céu, isto é, para o espaço cósmico dos astros, onde outrora os senhores do destino, os deuses, tinham sua sede nos planetas. Nosso mundo terrestre está dividido em duas partes e não pode ver de onde poderiam vir decisões e ajuda. Até mesmo pessoas que ainda há trinta anos jamais teriam pensado que um problema religioso poderia vir a se tornar um assunto sério, a atingi-los pessoalmente, começaram a levantar questões básicas. Nestas circunstâncias, não seria nenhum milagre que aquelas partes da população que nada questionam fossem assoladas por “aparições”, ou seja, por um mito propagado por toda a aparte, em que muitos seriamente acreditavam e que outros rejeitam como ridículo. Testemunhas oculares de notória honestidade e livres de qualquer suspeita anunciam os “sinais do céu” que viram “com seus próprios olhos”, e afirmam ter vivenciado fatos milagrosos que estão além da compreensão humana.”
(C.G Jung. Um Mito Moderno: Sobre coisas Vistas no Céu. Obras Completas. vol. X/4. Petropolis: Vozes, 1998, p.7)
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