sábado, 17 de janeiro de 2009

LITERATURA INGLESA XL


Considero o irlandês George Bernard Shaw (1856-1950) uma das mais importantes e singulares vozes do século XX. Sua independência e integridade como indivíduo, seu humor e espírito crítico, fizeram dele um intelectual polêmico e nada convencional em um sentido que raramente se vê na história das idéias. Há quem o considere um Volteare do séc. XX, mas acho que ele foi muito mais do que isso...
Embora tenha se consagrado por suas peças teatrais e ensaios de critica de arte e musical, Shaw iniciou-se na literatura através de romances como O Problema Irracional e um Socialista Anti-Social que só tiveram a atenção do público depois de seu prestigio conquistado a duras penas como Dramaturgo.
Cabe lembrar que Também foi um ótimo orador, tendo participado das discussões políticas de fins do séc. XIX e inicio do século XX, a partir de uma peculiar adesão ao socialismo. Aliais, em conjunto com outros intelectuais ele foi um dos fundadores da Sociedade dos Fabianos, núcleo do futuro Partido Trabalhista Inglês.
Shaw foi antes de tudo um homem de idéias e polêmicas. Mesmo seu teatro é expressão dessa sua inegável vocação. Sua critica e superação ferrenha do teatro vitoriano, consagrado a pregação moral e ao divertimento gratuito. A tal formula ele respondeu corajosamente através da denuncia da hipocrisia das convenções e da sarcástica critica a tudo aquilo que sustenta a sociedade contra o individuo. Shaw foi em todos os sentidos a afirmação de um espírito livre e, justamente por isso, risonho, a colorir de alguma esperança o sombrio mundo da primeira metade do século XX de consolidação de uma sociedade massificada.
Vejo Bernard Shaw como um perfeito “aristocrata do espírito”, um tipo de pensador que em nossa contemporaneidade apenas pode ser mimeticamente resgatada como paródia ...

Seguem fragmentos de "O pequeno breviário de George Bernard Shaw":

Amizade


Trata o teu amigo como se um dia ele pudesse tornar-sde teu inimigo, e teu inimigo como se pudesse um dia ser teu amigo.

Amor


Ao queremos ler sobre atos praticados por amor, aonde nos viramos? À seção dos assassíneos.
***
Não há amor mais sincero que o da comida.

Civilização


A civilização é uma doença devida à pratica de construir sociedades com materiais podres.

Democracia


A nomeação de uma pequena minoria corrompida é substituída, na democracia, pela eleição por uma multidão incompetente.

Imoralidade


Tudo o que contraria as maneiras e os hábitos estabelecidos é imoral... Todo o avanço9 em matéria de pensamento e comportamento é imoral, por definição, até que não tenha convertido a maioria.

Patriotismo

Nunca tereis um mundo tranqüilo enquanto não expurgardes dele o patriotismo da raça humana.

Progresso


A idéia de que houve qualquer progresso desde a época de César ( menos de vinte séculos) é absurda demais para entrar em discussão. Toda a selvageria, a barbárie, o obscurantismo e todo o resto de que nós guardamos lembrança, no passado, existe no presente momento.”

(Pequeno Breviário Shawiano in Geoge Bernard Shaw. Socialismo para milionários/tradução de Paulo Ronai. RJ: Ediouro, s/d, p. 109 et seq.)

O BRITPOP E A CONTEMPORÂNEIDADE DO ROCK


Surgido na Inglaterra durante os anos 90 do último século, o chamado movimento BRITPOP, que revelou ao mundo bandas como o Oasis, Blur, Radiohead, Supergrass, dentre tantas outras, mesclava referências ao rock psicodélico dos anos 60, principalmente Beatles, com tendências posteriores como o punk e o new have produzindo uma sensibilidade e musicalidade nova.
Cabe lembrar que a partir dos fins dos anos 80, no Reino Unido e EUA, varias bandas já haviam resgatado e relido a herança psicodélica, como por exemplo, o My Bloody Valentine, Spacemen 3, The Charlatans ou The Hypnotics. Mas foi através do BRITPOP que definitivamente estabeleceu-se uma nova estética e linguagem musical construída com base nessas releituras. Ao lado do Grunge norte americano ele estabeleceu-se como uma das matrizes renovadoras da linguagem do rock ocorrida ao longo dos anos 90 e que asseguraria, mais do que nunca, sua contemporaneidade.
Diferente do rock clássico dos anos 60, o rock contemporâneo, desde então, passou a expressar uma cultura de juventude mais hedonista, caótica/plural em termos identidários e, em certas vertentes, até mesmo profundamente niilista em um sentido diferente daquela desconstrução absoluta expressa nos anos 70 através do movimento Punk.
Particularmente, considero o Oásis e o Radiohead as duas grandes expressões do BRITPOP. No caso do Oásis temos a atualização do lado dionisíaco do rock, a rebeldia agressiva enquanto o Radiohead leva as ultimas conseqüências seu lado niilista, a rebeldia silenciosa e estóica contra o caos e absurdo do mundo. Tratam-se de tendências opostas e complementares que traduzem o Rock hoje em dia como fenômeno cultural e social ainda muito significativo, mesmo que não mais se proponha a mudar o mundo e sim alimentar nossas meras individualidades diante dos limites das convencionais convenções coletivas e o caos que é o mundo em que vivemos.

IMAGINAÇÃO MATERIALISTA

Meus olhos habitam
O azul do céu
Percorrendo infinitos mares
De ordinária imaginação.

Sei o mundo acordado
Em cores, luzes
E odores,
Na embriagues das sensações.

Neste instante
Quase não estou aqui
E sinto o mundo
Em meu corpo
Como um sonho
Em carne viva
Espalhado em todas as direções.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SONG

Atravesso o dia
Deitado no colo
De uma musica,
em sentimentos...
Sem saber do mundo em volta.

Ouço apenas a vida,
A alma das coisas
Em intimo ritmo
De existência.

Tudo se faz melodia nervosa
A espalhar movimento e forma,
Espelhar sentimentos de tempos sem tempo
Em um mundo fechado e aberto
Nas vibrações e mistérios de sons e sentidos
Simplesmente, ritmos de uma estranha melodia...

CRONICA RELAMPAGO XLII


"A cada etapa da vida do homem corresponde uma certa Filosofia. A criança apresenta-se como um realista, já que está tão convicta da existência da peras e das maçãs como da sua. O adolescente, perturbado por paixões interiores, tem que dar maior atenção a si mesmo, tem que se experimentar antes de experimentar as coisas, e transforma-se protanto num idealista. O homem adulto, pelo contrário, tem todos os motivos para ser um céptico, já que é sempre útil pôr em dúvida os meios que se escolhem para atingir os objectivos. Dito de outro modo, o adulto tem toda a vantagem em manter a flexibilidade do entendimento, antes da acção e no decurso da acção, para não ter que se arrepender posteriormente dos erros de escolha. Quanto ao ancião, converter-se-á necessariamente ao misticismo, porque olha à sua volta e as mais das coisas lhe parecem depender apenas do acaso: o irracional triunfa, o racional fracassa, a felicidade e a infelicidade andam a par sem se perceber porquê. É assim e assim foi sempre, dirá ele, e esta última etapa da vida encontra a calmaria na contemplação do que existe, do que existiu e do que virá a existir.

Johann Wolfgang von Goethe, in "Máximas e Reflexões"

Hoje em dia percebo, nestes tempos de quase quarenta anos, o quanto mudei, ou tudo para mim mudou no sentimento de todas as coisas. Talvez já não me envolva tão profundamente com o mundo e com as pessoas como antigamente e tenha perdido o encanto subjetivo que nos conduz a irracionais pertencimentos a rotinas e pessoas.
O fato é que atualmente quase não sei do mundo nos labirintos de mim mesmo e minha única verdade é o pragmatismo de seguir em frente em busca de qualquer outra coisa alem do mero presente.
Mas não sei dizer se o passar dos anos me fez mais realista ou vazio, introspectivo, ou pleno na busca de sentidos e significados, quando simplesmente aprendi que todos eles são relativos e a vida objetiva nos oferece apenas modestas e provisórias possibilidades de realização e certeza... A finitude hoje é meu único desafio e aprendizado de existência em ant-metafísico sentimento do tempo que passa...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ALMOÇO


Não há nada de novo
Na mesa do almoço.
A comida tem o gosto de ontem
E o tempo parece gasto e usado
Como as palavras trocadas
Entre estranhos.

O relógio dita o momento
No silêncio da hora presente
E o tempo apenas passa
Nos cotidianos
Ritos de existência.

domingo, 11 de janeiro de 2009

SAGRAÇÃO DO DESEJO


Abri a porta de um sonho,
Vi apenas
Meu próprio rosto
Preenchendo o céu
E a terra,
Vislumbrando faminto
O infinito.

Soube, então,
O querer
Como o único e múltiplo
Impulso
Que me faz ilimitado
Dentro de imensidões.

O desejo, afinal,
É o único segredo,
O único mistério
Que ainda nos move....

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ACROOS THE UNIVERSE


Percorro o universo
Em cada palavra viva,
Em qualquer louco pensamento
Que me surpreenda aberto
Em algum sentimento de dia
E de mundo.

Tudo é absurdo e absoluto
Particular multiverso
De coisas em movimento
Que em mim se transformam
Em onírica, concreta e fixa
Quase realidade...
Nada vai mudar meu mundo...

http://www.youtube.com/watch?v=Rj-4t9drUlM

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

APOLOGIA A PALAVRA


Nada é definitivamente mais humano que a palavra. No além do signo, da concretude da letra, ela é viva expressão d’alma, de sentidos e significados que nos arrastam em tempestades, emoções e pensamentos.
A palavra, no mais que si mesmo da gente, é sentimento das coisas e pessoas que configuram o mundo e estruturam nosso universo particular, aquela mínima moralia ou dimensão de gentes, objetos e realidades aos quais nos irmanamos eletivamente em afinidade estranha e irracional de dia a dia da vida. Amar a palavra é amar o humano e o meta humano, fazer de cada coisa e ser um interlocutor em um ato de subjetividade no qual descobrimos, construímos, desconstruimos, o próprio humano em nós em paradoxos... O que podemos ser fora dos diálogos, das buscas, certezas, decepções e, acima de tudo, movimento que a vida ensina alem dos conceitos e na abstração delirante do brincar com as palavras enquanto jogos mágicos de linguagem e imagens? Nada há de mais mortal, mais criativo....
http://www.youtube.com/watch?v=kZjCGF57v4Q