sábado, 12 de julho de 2008

MONTY PHYTON: THE MEANING OF LIVE



A linguagem que define o humor do sexteto britânico Monty Phyton é construída por um amalgama de humor negro, sátira social, besteirol, niilismo e colagens surrealistas ou psicodélicas que resultam em seu singular e corrosivo no sense.
Tendo a considerar seu trabalho uma das mais significativas e relevantes amostras da sem sensibilidade cultural de fins dos anos 60 e inicio dos anos 70 do ultimo século.
Mas falando especificamente sobre um de seus longas para o cinema, ou mais especificamente, sobre The Meaning of Live ( O sentido da Vida), cabe dizer, antes de mais nada, que o considero um dos mais cínicos e sarcásticos registros sobre as dinâmicas da existência humana.
Mediante uma surreal coletânea de enquetes sobre temas como nascimento, trabalho, casamento, envelhecimento morte e religião, somos levados pela fragmentária narrativa cinematográfica a conclusão obvia do quanto é ridículo buscar na vida algum sentido e que, no final das contas, a grande piada é a necessidade humana de atribuir significados a coisas que absolutamente não possuem em si mesmas significado algum.
The Meaning of Life nos oferece um riso muito especial, o riso da caveira contra todas as nossas pueris certezas e crenças sobre a vida.

GIVE ME THE MOON AT MYFEET


O que chamam felicidade
Não é mais que vertigem,
Embriaguez e grito,
Um doce delírio
Ou saber o mundo
Dentro de si
Como um sol.


O que chamam de felicidade
É o acontecer mágico
Da natureza
Sem regras ou limites.


É um jeito estranho
De enlouquecer
E explodir de prazer
Em todas as cores da imaginação
E odores do pensamento.


É algo que raramente não existe...

INDIVIDUO

No reflexo de um rosto
Vejo apenas
Caos e luz
Em perturbadora simetria.

Entre os homens
Afinal
Não há sociedade
Nem utopias,
Apenas um jogo
De palavras ocas
E dissimulados delírios.

Serei eu
O único da minha espécie?

quinta-feira, 10 de julho de 2008

A MERE OBSTACLE


Nubla-se o mundo
Em um gole de pensamento.
Embriago-me...
Brincando de sol
Nos abismos da noite,
Buscando quietudes
Em jardins de espinhos.
On he Góes...
A mere obstacle.
Carrego-me nas costas
Em busca
De mim mesmo.
Now it is autumm...

LIFE

Vivo das migalhas
Do meu poderia ser,
Dos fantasmas
Do meu querer.
Vivo da morte
De antigos sonhos
E desafios de um tempo presente
Que nunca busquei.
Vivo da minha sorte
E do absoluto
De mil desejos
Em ilusões de sortes,
Magias, mancias e vaidades.

LITERATURA INGLESA XXXII



A Bussola de Ouro (1995), primeiro livro da triologia Fronteiras do Universo, escrita pelo britânico Phillip Pullman ( 1946-...), embora voltada para um publico infanto juvenil, nos surpreende com um narrativa rica e complexa.
Em linhas gerais podemos tomar a obra como um questionamento ou desconstrução do cristianismo enquanto religião institucionalizada e totalitária e, ao mesmo tempo, um refinado exercício imaginativo.
Naturalmente, o livro é mais interessante que sua recente adaptação cinematográfica e, em uma leitura mais profunda, é possível intuir algo menos imediato do que a critica ao cristianismo. Talvez o grande tema do livro seja na verdade uma critica ao fundamentalismo religioso de um modo geral, questão que nos assombra nesse inicio de milênio.
A leitura da Bússola de Ouro é insuficiente para avaliar o trabalho deste singular escritor que é Pillip Pullman, que já publicou, além da citada triologia , diversos contos e peças teatrais, tendo recebido por sua obra infanto juvenil o prémio Whitbread de livro do ano, o mais prestigioso da Inglaterra, assim como o prêmio Astrid Lindren Memorial Award de Literatura Infantil. O fato é que a repercussão de sua obra me chamou atenção para as novas formas assumidas pela narrativa literária destinada ao público infanto juvenil, sua aproximação cada vez maior da formula clássica do romance e o conseqüente alargamento do leque de seus leitores. Poderíamos ainda acrescentar como exemplo desta tendência o ciclo Harry Potter ou o Aragon de Cristopher Paolini.

DAY...


Durante anos
Aguardei o momento
De um dia novo,
Único e singular
Que revelasse a essência
Do meu amanhã.
Como se a vida
Pudesse ser compreendida
Em função de metas
E destinos
E tudo não fosse
Um nada
Dentro do tempo
E do vento.

terça-feira, 8 de julho de 2008

THE BEATLES: THE BIOGRAPBY BY BOB SPITZ


The Beatles: The Biograpby de Bob Spitz, até onde sei, é atualmente a mais importante referência biografia para uma compreensão sóbria da vida e obra da maior banda de rock de todos os tempos. Não seria descabido afirmar tratar-se de sua biografia definitiva dado o raro e singular rigor empregado pelo autor em sua pesquisa. Afinal, os Beatles não são um universo fácil de reflexão quando consideramos o terreno mofetiço e ilusório representado pelo abundante conjunto de fontes disponíveis sobre sua carreira e biografias.
Escrever sobre os Beatles pode ser, não duvide, uma boa experiência para historiadores profissionais... Um exercício de desconstrução, desmistificações e incertezas sem paralelos...
Em suas NOTAS SOBRE AS FONTES, o autor nos ajuda a entender melhor o porque:

“Um dos empecilhos para a preparação de uma biografia definitiva dos Beatles é a impressionante falta de material de pesquisa confiável. A maior parte dos quinhentos volumes que formam o seu cânone carece de citações corretas, e, mesmo naqueles casos extraordinários em que as fontes são identificadas, a exatidão permanece duvidosa. Ou as lembranças eram vagas, as narrativas recicladas e os fatos não verificados ou as circunstâncias eram fabricadas ou obscuras- algumas vezes por testemunhas preconceituosas, outras vezes para proteger inocentes. Para o bem e para o mal, informações falsas sempre foram um elemento chave da lenda dos Beatles.
O âmbito dessas informações falsas deve bastante à frase de Napoleão que afirmava que “ a história é um conjunto de mentiras com as quais todos concordam.” Isso se tornou bem claro para mim logo no inicio das pesquisas para este livro. Durante uma entrevista com Paul McCartney, ele explicou como, à quase quarenta anos, os Beatles concordaram em ter uma “versão dos fatos” que lhes serviria de história, e eles se mantiveram fies a ela- além de enchê-la de detalhes- desde então. Paul me contou que “cerca de 65 por cento” da biografia oficial do grupo, intitulada The Beatles- escrita em 1967 pelo jornalista Hunter Davies-, é correta. ( referindo-se ao livro durante uma grande entrevista em 1970 com Jann Wenner, John Lennon disse: Era tudo conversa mole[...] minha tia [ Mimi] eliminou todos os detalhes verdadeiros da minha infância e sobre minha mãe. [...] Eu queria que o livro publicado fosse verdadeiro, mas todos nos tínhamos esposas e não queríamos magoar os sentimentos delas”.) Além do mais, todas essas histórias foram contadas e recontadas tantas vezes que nem mesmo Paul McCartney tem certeza de onde começa e onde termina a verdade- um dos motivos, sem dúvida, para que se refiram ao belo Antologia como “Mitologia”. Em todo caso, a “biografia oficial dos Beatles” não só esta lotada por testemunhos criados e adoráveis contos de fadas, mas também de incorreções: nomes escritos de forma errada, datas incertas, locais confusos- e grande vácuos.
Mesmo assim, confiei no livro de Davies como subsídio a minha própria pesquisa. As histórias verbalizadas nele pelos quatro Beatles-seus comentários informais, assim como suas versões imprevisíveis de eventos a tempos esquecidos- são, entretanto, intensas e fornecem os últimos relatos vividos ( e fascinantes) de certas travessuras. Apesar de eu ter incorporado algumas citações daquele livro nesta biografia, estejam certos de que elas foram analisadas detalhadamente para que houvesse certeza de estarem corretas, ou então escolhidas por conterem reflexões pessoais que são incontestáveis pela honestidade. Por último, seja dito que, quando tratamos de muitos dos participantes deste livro- os pais de George Harrison; a tia de John, Mimi, e seu pai Freddie; a mãe de Ringo; Millie Best; e outros personagens secundários-, o livro de Davies permanece como o único testemunho válido dessas pessoas nessa história marcante.”
( Bob Spitz. The Beatles: a biografia./ Vários tradutores. SP: Larousse do Brasil, 2007, p. 853-854.)

PREGUIÇA

Toco com os olhos
O mundo
No aprendizado
Do ilegível
Mastigando o imediato
Da vida.

Tento inutilmente
Saber o sabor
Da sombra da realidade.

Mas inerte sobre as horas
Aguardo o fim do dia
Na preguiça de existir
Com os sentidos entorpecidos
De tanto mundo...

RASCUNHO DE LEITURA: LED ZEPPELIN E OS ANOS 70


Paul Friedlander, em ROCH AND ROLL: UMA HISTÓRIA SOCIAL, obra já citada nesse blog, nos oferece inúmeros momentos de inspiradores insight sobre o significado simbólico/concreto da experiência deste tão singular e explosivo estilo musical que foi capaz de fomentar uma “cultura e identidade de juventude atemporal” e sustentar a maior e mais profunda “revolução” comportamental já ocorrida em toda a história da humanidade; processo que, diga-se de passagem, permanece ainda em curso e carente de uma reflexão sobre suas mais profundas implicações em nossos corações e mentes.
Neste momento parece-me interessante focar o pensar em sua leitura da transição do rock dos anos 60 para os anos 70 através de um de seus maiores emblemas: a banda Led Zeppelin:

“ O inicio da década de 1970 tornou-se uma época de contradições. Por um lado, houve a institucionalização da moda da contracultura, da aparência, da experiência com drogas e da linguagem. Por outro, havia esforços do governo e do showbusiness para reverter a recente abertura e expressividade política e cultural da época. Em meio a essa confusão, o bombástico hard rock explodiu na esteira da música popular. O Led Zeppelin estava na frente, seguido por uma legião de discípulos fieis. Juntos, eles formavam a terceira explosão do rock, que chamou a atenção dos adolescentes daquele tempo- solidificando uma vertente iniciada pelo por Who, Cream e Hendrix. “Sexo, drogas e rock’ n’ roll!”. Tornou-se o lema e a busca pelo prazer e dinheiro, o objetivo final. Neste momento o art- rock ( rock com pretensões artísticas) e vocalistas-letristas de pop-rock que se juntaram ao heavy metal ( como o rock mais pesado passou a ser chamado) e aos dinossauros do rock, em quanto os anos 70m seguiam em frente.”

(Paul Friedlander. Rock and Roll: Uma História Social. Tradução de A. Costa. 4º ed, RJ: Record, 2006, p.330)