terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ESPERANÇA


Não me sinto certo ou errado sobre a vida,
Não me sinto.
Apenas penso e imagino
Tentando inventar
Em cada ato vivido
Qualquer coisa louca
Que possa ser liberdade
Contra o sentido comum
Do vazio  das coisas.

Espero muito da minha existência.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

OS DESAFIOS DO NEO ATEÍSMO

Nos últimos anos o neo ateísmo, em suas múltiplas facetas se afirmou como  um  desdobramento do ideal do livre pensamento do sec. XVII e abriu novos caminhos ao pensar da cultura contemporânea  em suas tendências mais generosas de multiculturalismo contra os monoteísmos culturais e pensamentos únicos ou meta linguagens da tradição da metafisica ocidental.

A grande  verdade é que o neo ateísmo ainda permanece preso as redes sociais e a internet e, por suas próprias limitações contra a um senso comum preconceituoso e religioso, ainda não foi capaz de ganhar o cotidiano de construção de uma contra hegemonia que pressupõe  a transfiguração de todos os valores.


O ATEISMO CONTEMPORÂNEO AINDA  É APENAS O   ESBOÇO DE UMA NOVA SUBCULTURA SOCIAL.....

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

INDIVIDUALIDADE


A  individualidade é uma meta,
Uma busca na qual me perco
No questionamento profundo
Da própria vida,
Da minha queda
No tempo e espaço de mim mesmo.
As vezes quase não existo

E só me percebo no espelho.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

MEMÓRIAS PESSOAIS

Somos  feitos de memórias.
Mas  lembramos como quem sonha.
Recordar não é viver,
É inventar o passado
Segundo as necessidades
Do nosso sentimento de agora.
Pois o agora é sempre tarde
E o futuro nos oprime.

Memórias são devaneios...

domingo, 18 de janeiro de 2015

A ATUALIDADE DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN

Dentre todos os filósofos contemporâneos, Wittgenstein está com certeza, entre os menos populares.

Em sua critica a tradição “metafísica” filosófica da cultura ocidental,  sua filosofia da linguagem tinha como premissa uma mudança radical na nossa maneira de ver as coisas.  Seu principal objeto foi o significado doque dizemos, nossos cotidianos de gramática e mundo.

A filosofia não deve se perder na busca de uma “interioridade”, na confusão de teorias. Ela é um questionamento do próprio discurso e das armadilhas do pensamento.


A busca de fundamentos pode nos conduzir a muitos contracensos, sua filosofia  pressupõe os limites de nosso exercício de dizer e pensar através de uma arqueologia da linguagem cotidiana.Somos  aquilo que dizemos, o enunciado nos fundamenta. Mas como invetamos nossos enunciados?

SOBRE POESIA E REBELDIA

A poesia é um ato de transgressão contra a gramática e nossos cotidianos jogos de linguagem.
A poesia é como uma embriagues das palavras a questionar consciências.
A poesia é sempre uma ameaça aos lugares comuns do mundo,
Um transbordar-se de si mesmo.

A poesia é qualquer forma branda de desespero.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O SENTIDO DA VIDA

O único sentido da vida
É absolutamente não fazer sentido algum.
Por isso somos livres...
A finitude nos define;
O tempo é curto
E a vida nos mata.
Logo, tenho todas
As urgências do mundo

Dentro de mim.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

TEMPORALIDADE ALTERNATIVA

O futuro não valeu a pena.
Como também não valeu a pena
O gosto de sonho
Que me definia o passado.
Meu tempo foi quase
Uma sucessão de equívocos,
Um raso instante de tempo
Quase perdido,
Algum limbo entre o aqui,

O agora e o quase.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

AS INERCIAS DE NOSSAS REPRESENTAÇÕES DE MUNDO

Para a maioria das pessoas a realidade é, em alguma medida, definida a partir de superstições e convicções irracionais. Pode-se mesmo dizer que o arcaísmo de alguma modalidade de “pensamento mágico” ainda se mostra presente no imaginário do indivíduo contemporâneo por simples inercia das tradições.
Em que pese o papel cada vez maior das ciências e da tecnologia no dia a dia das pessoas, há um verdadeiro déficit cognitivo quando se trata de representar e codificar a realidade que podemos atribuir a fatores econômicos e sociais, tanto quanto a herança cultural legada pela “tradição ocidental” em suas formatações mais convencionais.

Há um conservadorismo latente no que diz respeito a capacidade de representar o mundo, uma dificuldade de abstração racional que talvez seja superada pelas próximas gerações. Mas o  fato é que ainda somos demasiadamente limitados quando o assunto é o modo como vemos o mundo.


domingo, 11 de janeiro de 2015

NADA É SAGRADO

O ateísmo , enquanto sinônimo de livre pensar, é a personificação de um questionamento radical.
Ser ateu é inventar-se como indivíduo contra a hegemonia de qualquer sistema de crenças baseado no discurso de autoridade e pretensão a metanarrativa de mundo.
Nos fazemos e nos inventamos constantemente ateus na medida em que desafiamo os lugares comuns do mero cotidiano, em que nos destacamos do rebanho humano inspirados pelo nobre desafio de pensar e sentir por nós mesmos contra os adestramentos sociais.

NADA É SAGRADO...