segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

LINGUAGEM E SINGULARIDADE

O indivíduo se define como tal através de sua interação com outros indivíduos, da co-habitação em uma realidade social onde as trocas humanas acontecem mediante a replicação de signos e símbolos que personificam experiências concretas.

É através das praticas discursivas que se estabelece nosso sentimento de realidade e a própria existência enquanto construção social e cotidiana. Como seres singulares somos quase apêndices desta experiência coletiva que nos envolve, que nos subordina a relacionamentos.

A inserção de um indivíduo no ambiente cultural formatado pelas praticas discursivas pode se dá de forma passiva, quando o indivíduo limita-se a reprodução mimética e normativa no uso dos signos e símbolos, ou ativa, quando o indivíduo é capaz de ressignificar estes mesmos signos e símbolos em suas práticas discursivas.

A literatura, e especialmente a poesia, formatam tais práticas não pragmáticas de forma privilegiada. Mas esta singularização do dizer é corrente em nosso cotidiano mais elementar. Cada um elabora espontaneamente um modo próprio de se expressar e selecionar temas e questões que passam a mediar sua relação com o mundo e com os outros.

Quando o individuo se dedica a desenvolver ou levar as ultimas consequências seu mais intimo discurso de mundo ele se torna psicologicamente mais ciente de sua singularidade, menos dado a reprodução acrítica do dizer de todo mundo. A linguagem se torna para ele uma força viva.




Nenhum comentário: