segunda-feira, 26 de junho de 2017

A DECADÊNCIA DA OBJETIVIDADE

A objetividade tornou-se uma caricatura da possibilidade de significação do mundo vivido. Transcendemos o factual através da economia de imagens, impressões virtuais e fragmentação de nossas experiências cognitivas. Contra qualquer tendência totalizante e racional da simples impressão da realidade, afirmamos a descontrução do sujeito através da decomposição do objeto.

Lembrando Baudrillard,

“É isso que chamo de ironia objetiva:  existe uma forte probabilidade, quase uma certeza,  de que sistemas  serão desfeitos  por meio de sua própria sistematicidade. Isto é verdadeiro  não apenas para estruturas técnicas mas também para estruturas humanas. Quanto mais estes sistemas  políticos, sociais e econômicos avançam em direção a sua própria perfeição, mais eles se desconstroem.  Isto é muito claro no campo da mídia e da multimídia, onde, por causa de um excesso de informação, perdemos o acesso  a informação real e aos acontecimentos históricos reais.”
 Jean Baudrillard . A ilusão vital. RJ: Civilização Brasileira: 2001, p. 85

A História foi superada pela imaginação virtual, pela virtualização das épocas,  estilos de vida e pela afirmação constante da economia simbólica de nossas  simulações de existência. Isso vale para todas as dinâmicas da reprodução social da  vida.


Nenhum comentário: