quarta-feira, 22 de março de 2017

RELATIVISMO X FUNDAMENTALISMO COGNITIVO

Hoje em dia a pluralidade tornou-se praticamente uma artifício cognitivo fundamental contra os unilateralismos ideológicos. A aceitação da possibilidade de olhares múltiplos sobre qualquer tema, em um mundo onde afloram fundamentalismos, pode ser tomada como uma premissa importante para qualquer codificação sensata do real ou consideração de qualquer tema.

Não é novidade que qualquer filtro ideológico, e até mesmo metodológico, sempre induz a teleologias. A perspectiva relativista, por outro lado,  não nivela ao mesmo nível todas as leituras possíveis de um dado fenômeno, mas estabelece que um único ponto de vista não é suficiente para apreende-lo em sua totalidade.

Discursos com pretensão à legitimação a partir do paradigma da Verdade são aparentemente incompatíveis com tal tese. Mas apenas aparentemente se considerarmos que não se defende aqui nada diferente de uma abordagem multidisciplinar onde diversas ordens de discurso dialogam para enriquecer uma narrativa aberta.

Cada um de nós produz enunciados inspirados em algum discurso de realidade que condiciona nossas conclusões subjetivas. O fato de reconhecermos outras possibilidades de enunciados não nos torna menos convictos de nossas conclusão, mas apenas cientes de sua incontornável parcialidade.

Nenhum comentário: