quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

cream , o psicodelismo e as transformações dos anos 70 na musica popular



Formado em 1966 pelo guitarrista Eric Clapton, pelo baixista Jack Bruce e pelo baterista Ginger Baker, The Cream pode ser considerado o primeiro Power trio ou supergroup da historia do rock, combinando de modo realmente singular as influências do blues, hard rock e psicodelismo.
Ao lado de Jimi Hendrix, o trio britânico contribuiu para um significativo refinamento técnico da musica popular de seu tempo, apesar de sua curta existência. A banda terminou no final de 1968 após lançar quatro bem sucedidos álbuns de estudio.
O som do Cream costuma ser classificado como ACID ROCK, uma variação mais pesada do rock psicodélico, caracterizada pela improvisação e infinitos solos de guitarra que, nos anos 70 influenciaria bandas hoje classicas como o Black Sabbath e o Led Zeppelin.  
Neste sentido, creio ser possível dizer que o Crean é um marco, uma banda de transição entre as representações e clichês do imaginário musical e social do rock consolidado nos anos 60, marcado pela rebeldia e contestação, e sua redefinição nos anos 70, momento em que seria introduzida uma tendência niilista na cultura do rock que, de certa forma, os punks conduziram as últimas conseqüências na exata medida que buscavam superá-la.  

Nenhum comentário: